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Publicado em 5 de abril 2006
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De olho na pista
Ricardo FG

   XKart - 1ª Etapa 2006 (Parte 1)

   Caros amigos-pilotos. É com muita satisfação que estamos de volta para mais um campeonato do XKart, agora com nova roupagem - um campeonato anual, abrangendo 10 etapas cheio de novidades. No decorrer desse campeonato as cinco primeiras etapas valerão para uma copa e as outras cinco últimas valerão para uma outra copa. Alem disso, teremos mais uma vez nosso famoso campeonato de equipes que tem por objetivo principal promover a integração entre os pilotos de todas categorias. Por fim, ainda este ano, estaremos implementando também um campeonato de velocidades (voltas mais rápidas) entre pilotos classificados em cinco categorias de peso. Mas as novidades não ficam somente por aqui: tivemos nos meses de janeiro e fevereiro (pré-temporada) uma procura surpreendente de pilotos interessados em fazer parte de nosso grupo. Inicialmente abrimos oito vagas (fruto da desistência de alguns amigos pilotos, por diversos motivos) e nos deparamos com uma lista de 22 pilotos interessados. Dessa forma abrimos mais uma categoria (X4), que permitiu absorver 18 novos participantes ao grupo. Esse fato vem atestar que hoje o XKart é um grupo que prima pela organização (divulgação, logística e operação), proporcionando aos seus integrantes, acima de tudo, um grande divertimento.

   Posso dizer que o XKart recebe de braços abertos esses novos amigos-pilotos, esperando fortalecer o sentimento de amizade existente entre todos, sem deixar de haver boas disputas na pista, nosso objetivo maior, tendo sempre o cuidado de não deixar subir às nossas cabeças sentimentos contrários a ética e o fair-play entre todos os pilotos.

   Registro aqui em minha coluna meus votos de que sejam bem vindos, e que tenhamos todos, muitos pegas na pista.

   Por falar em pegas, vamos realmente ao que interessa. Após três meses sem uma prova oficial, deu-se dia 26 de março a abertura de nosso campeonato de 2006. A ansiedade para esse início era geral, desde as pré-temporadas, definição dos pilotos por categorias (X1, X2, X3 e X4), e então, iniciou-se uma corrida contra o relógio - alguns novos pilotos não fizeram economias e investiram pesado em diversos treinos. Fazendo uma análise sobre esses diversos treinos (que não foram somente de novos pilotos) aliado a uma espera de 3 semanas a partir das definições das categorias. Dessa forma, acredito ter aumentado de forma exagerada o desejo de vencer, e o que se viu nesse final de semana, foi uma primeira etapa com cara de decisão de campeonato. Estou certo que isso motivou em grande parte os incidentes ocorridos nessa etapa. As categorias X3 e X1 foram palco desses inesperados acontecimentos. Uma largada abortada, fruto de uma colisão múltipla na primeira curva da X3, e diversas colisões ao longo da corrida, levaram a direção de prova a distribuir punições, na tentativa de coibir atitudes incorretas da grande maioria dos pilotos. Com tantos incidentes, erros também foram cometidos pela direção, complicando ainda mais essa corrida. Na X1, em menor escala, os problemas também ocorreram. Enfim, a Organização do Xkart já está tomando medidas para que isso não se repíta em hipótese alguma.

Categoria X4

   Mas vamos ao que interessa de fato. X4 na pista, com a ausência notificada de Augusto Garcia, essa categoria contou apenas com Rafael Joia remanescente do campeonato anterior. Portanto, uma categoria formada por 80% de novos pilotos. Lívia Sabra se despediu do grupo ano passado, mas felizmente Themis Alexandra entrou em seu lugar, ocupando o carinhoso posto de representante feminina do grupo. Quem dominou o treino foi o Julio Baliosian, que a meu ver não teve dificuldades para largar no primeiro posto. Flavio Caetano e Rafael Jóia iniciaram, já na qualificação, uma briga que teria continuidade por toda corrida. Michel Alexandre chegou a incomodar, e esteve por algumas voltas na liderança, mas acabou o treino na 4ª posição. Os demais pilotos se revezaram nas posições intermediárias, e ao final do treino tínhamos: Julio Baliosian na pole-position, Rafael Jóia em 2º, Flávio Caetano em 3º, Michel Alexandre na 4º posição, e os demais pilotos respectivamente: Luiz Paulo, Rafael Bezerra, Victor Hugo, Michel Lima e Themis Alexandra.

   Sinal verde, e o campeonato de 2006 de fato se inicia, Baliosian não tem dificuldades em se manter na primeira posição, deixando para Jóia e Caetano uma acirrada disputa pela 2ª posição. Quem decepcionou foi Michel Alexandre, que depois de uma boa qualificação, não conseguiu manter a concentração, cometendo alguns erros que comprometeram totalmente a sua corrida. Já Rafael Bezerra e Michel Lima fizeram excelentes corridas - Bezerra com uma corrida de chegada, galgou duas posições. Já Lima, com uma performance muito boa, saiu da 9ª posição, fez a melhor volta (33,170s) da prova e terminou em 5º, contabilizando ainda a perda de 10s fruto de um stop-and-go, decorrente de uma batida em Flavio Caetano. Victor Hugo, Luiz Paulo e Themis Alexandra tiveram participações discretas, adicionando experiências as suas carreiras. A acirrada briga ente Jóia (2º) e Flavio (3º) só terminou com uma punição (stop-and-go) atribuída a esse último, mas não foi suficiente para que ele perdesse sua 3ª colocação. Final, Julio Baliosian vence de ponta a ponta, com Rafael Jóia em 2º e Flavio Caetano em 3º. Os demais pilotos chegaram na seguinte ordem: Rafael Bezerra, Michel Lima, Luiz Paulo, Victor Hugo, Michel Alexandre e Themis Alexandra.

Categoria X3

   Caros amigos, cada categoria tem suas estrelas, seus favoritos, pilotos experientes e os novatos, mas no entanto, esse ano essa categoria conta com um piloto que tem sido motivo de muitas atenções. Isso porque, ele bateu todos os recordes de número de treinos já realizados por um piloto para uma única etapa. Chegou a mim a notícia que ele ultrapassou a marca de 30 treinos, chegando a ir para pista 5 vezes no mesmo dia. Isso impressiona a qualquer um, afinal de contas um investimento de tal monta, imagina-se um retorno de mesmo nível. O nome desse piloto, recém ingressado no grupo é Luis Rocha, ou como muitos estão lhe chamando, Luis Treinos. Mas eu seria injusto em afirmar que é só ele que vem investindo alto no seu aprimoramento. Outro novato, Marcio Vianna, pode ser considerado companheiro de Rocha nessa empreitada. Dessa forma, não exagero em dizer que o Xkart inteiro estava de olho nesses dois pilotos, já que um pequeno deslize seria motivo de muitas gozações.

   Karts na pista inicia o treino: as posições são muito alternadas e não há definição, o treino transcorre com tranqüilidade, com os pilotos fazendo voltas cada vez mais rápidas. O estreante Lucas Pádua consegue a melhor volta, garantindo a posição do honra o grid de largada, sendo seguido por Rafael Torres e Alan Mattos. Uma curiosidade foi a igualdade de tempo obtidos pelos pilotos da Renault (Gustavo Caetano e Ricardo FG). O desempate ficou por conta de quem obteve primeiro a volta, e nisso Caetano levou a melhor. Sergio Garcia, atual vice campeão da categoria, não teve uma performance a sua altura, e decepcionou a sua torcida, com a modesta 9ª posição. Mas na verdade, a torcida queria mesmo era saber em que posições Luiz Rocha e Marcio Vianna iriam largar. Caros leitores, Luiz Rocha amarga a última posição (acreditem) e Vianna, um pouco melhor, deteve a melancólica 7ª posição. Acredito que isso tenha contribuído de forma decisiva para aumentar os ímpetos no intuído de uma recuperação na corrida. Mas esse ímpeto não era somente desses dois pilotos. Parece que uma onda magnética imbuiu a todos, e na primeira curva após a largada, com exceção dos dois primeiros, todos bateram. Colisões múltiplas, um verdadeiro "engarrafamento", e muitas reclamações que levaram a direção de prova a cancelar a largada. A "bronca" da direção não foi pequena, e ainda me lembro das palavras finais do Diretor Guerra, dizendo que a corrida tinha outras voltas e diversas curvas para se tentar fazer ultrapassagens!

   Nova largada, agora com mais prudência, e a corrida parece que vai transcorrer com tranqüilidade. Mas foram somente as duas primeiras voltas. Daí para frente o exagero tomou lugar comum entre a maioria dos pilotos. Ricardo FG foi logo a primeira vítima. Após uma ultrapassagem perfeita sobre Alan, Ricardo é atropelado pelo kart desgovernado de Roberto Lapagesse, que saiu da 6ª posição para atingir Ricardo em 4º. Final de pretensões ao pódio para Ricardo, e Roberto punido com um stop-and-go, também viu sua corrida ir por água a baixo. Em verdade, as confusões não ficaram somente nesse episódio (outros envolvendo os pilotos Luis Rocha, Marcio Viana, Alan Mattos e Gustavo Caetano). Mas o fato é que Lucas Pádua, com uma corrida perfeita, não teve dificuldades de levar o seu kart até a bandeirada final, seguido a meia distância por Rafael Torres. Gustavo Caetano, em uma disputa muito boa com Alan, não resiste, e perde a 3ª posição para Alan. Warlei Faria, em 5º lugar, vinha fazendo uma boa corrida, obtendo inclusive a melhor volta (32,180s). Fazia parte do pelotão liderado por Gustavo (em 3º), seguido a essa altura por Alan, e seguido por Luis (em 6º) e Ricardo. Faria perde o controle de seu kart e roda na pista. Luis tem mais sorte e fica fora do enrosco. Já Ricardo não tem a mesma sorte e fica preso nos pneus, retornando na última posição. Sergio Garcia, em um dia pouco inspirado, não conseguia uma performance digna de suas qualidades técnicas. Tentando defender sua posição, foi abalroado diversas vezes pelo seus oponentes, levando-o ao desespero. A indignação foi acentuada por uma advertência (que no entender do diretor de prova, estaria Sergio diminuindo muito sua velocidade para defender sua posição). Transtornado, Sergio tira seu capacete em plena corrida, recebe uma bandeira preta e sai da corrida totalmente inconformado. Sergio Garcia, na qualidade de atual vice-campeão da categoria, me mandou um manifesto por escrito. Com a devida autorização do autor, fiz algumas intervenções no texto e disponibilizo a todos em minha coluna, sob o título de "Uma Etapa Para Ser Esquecida". Outro episódio conturbado aconteceu nas últimas voltas, Ricardo FG disputava posição com Marcio Vianna, quando o fiscal da prova acenou com uma bandeira azul, fruto da aproximação de Lucas Pádua, líder da prova. Marcio não entende, e cede sua posição para Ricardo FG, que teve que dispor de muita habilidade para não colidir no kart de Vianna, fruto da inesperada diminuição de velocidade. Lucas Pádua com uma corrida perfeita, vence a etapa, seguido de Rafael Torres, Alan Mattos, Gustavo Caetano, Warlei Faria, Luis Rocha, Roberto Lapagesse, Ricardo FG, Marcio Viana e Sergio Garcia.

    Para não passar em branco, "Luis Treinos" teve muito que ouvir de seus companheiros pela modesta 6ª posição obtida. Recordo-me de alguns pilotos sugerindo a troca de Julio Baliosian (X4) pelo Luis (X3)!

Continua...

Ricardo FG

 


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