Bem-vindo ao Site do XKart



 

 

Publicado em 02 de maio de 2006
__________________________________________________________________________

De olho na pista
Ricardo FG

   XKart - 2ª Etapa 2006 (Parte 1)

   Caros amigos-pilotos. Com apenas 15 dias, exatamente, estamos de volta as pistas para a realização da 2ª etapa do Campeonato de 2006, no alto da serra, em Petrópolis. No dia 08/04 o kartódromo Speed Racer abriu suas portas, mais uma vez, para nos receber. Infelizmente não pudemos contar com a presença do Sr. Luiz Felipe por motivos particulares. Sua ausência foi muito sentida, pois contávamos com seus préstimos para a direção das provas. Até o presente momento, posso afirmar, essa pista é a mais difícil e mais cansativa que já utilizamos. Os pilotos que entraram pela primeira vez tiveram muita dificuldade em se adaptar: uma pista curta com curvas em seqüência; um piso que não oferece muita aderência; motores de 9Hp (os mais possantes utilizados até o momento) possibilitam aos pilotos uma forte retomada de velocidade, proporcionando aos incautos uma perda de estabilidade; freios que super aquecem e perdem eficiência; chassis Mini que não absorvem as colisões como os da Metalmoro. São algumas características adversas que fazem desse evento realmente especial. Mas nem tudo são flores e a fadiga de alguns equipamentos já pode ser constatada. Esperamos realmente que isso possa ser resolvido e que a administração desse Kartódromo possa substituir esses equipamentos o mais breve possível. A seqüência de entrada na pista desta vez foi X2, X3, X4 e X1.

   Categoria X2

   Em uma etapa que não se pode ser comparada, o treino de classificação dessa categoria foi uma caixinha de surpresas. Ricardo Filé surpreende as expectativas pessimistas e mostra que seria um grande candidato a posição de honra, mas Eduardo Azeredo não deixou que isso se confirmasse, fazendo um excelente tempo na penúltima volta do treino de classificação. Os demais pilotos se revezaram nas posições intermediárias. No entanto, Rodrigo Lapagesse com um kart muito aquém de sua capacidade amargou a última posição do grid de largada. O grid ficou assim formado:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
8
Eduardo Azeredo
19,860
14
20,310
13
9
Ricardo Filé
20,000
15
20,170
11
3
Carlos Braga
20,020
14
20,210
15
7
Leonardo Moreira
20,160
11
20,610
10
10
Marcos Berberick
20,180
15
20,240
14
2
Sidnei Castilhos
20,200
12
20,430
13
5
Antônio Yparraguirre
20,550
11
20,730
12
1
Alex Mattos
20,700
11
21,020
12
11
Rodrigo Lapagesse
20,720
11
20,810
12

   Pilotos alinhados, partem para a volta de apresentação. Foram necessárias duas largadas para então iniciar a prova, uma vez que a largada só pode ser confirmada se todos os karts estiverem bem juntos e em fila indiana. Eduardo Azeredo resiste apenas a duas voltas e cede a liderança para Ricardo Filé, que por sua vez não consegue se afastar de Azeredo. Sidnei Castilhos inicia sua excelente corrida - ultrapassa Berberick sem dificuldades partindo para o ataque a Leonardo Moreira, que já não conseguia acompanhar os três primeiros colocados (Filé, Azeredo e Carlos Braga). Enquanto isso Rodrigo Lapagesse lutava de forma hercúlea contra seu kart, que não rendia e se recusava a se manter no traçado. Castilhos supera Leonardo e parte para tirar a diferença que o separava de Braga. Com isso, inicia uma batalha que perduraria por toda corrida. Leonardo Moreira e Antônio Yparraguirre protagonizam, portanto, umas das mas belas disputas, com várias ultrapassagens de ambas as partes, isso tudo dentro da maior lisura. Marcos Berberick, sem ter também um equipamento a altura, trava uma batalha com Alex, mas ao final não consegue resistir, é superado. Mais adiante na corrida perde novamente sua posição, agora para Rodrigo Lapagesse. Enquanto tudo isso ocorria, Ricardo Filé e Eduardo Azeredo faziam uma disputa acirrada, a ponto de em um cotovelo, após Azeredo conseguir colocar seu kart ao lado do Ricardo, esse fecha a passagem, fazendo Azeredo colidir nas proteções de pneus. Isso valeu a Ricardo Filé uma troca de posição. Ricardo, por determinação do diretor de prova, cede sua posição para Azeredo. No entanto, Ricardo não se fez de rogado e levou exatamente uma volta para retomar a liderança, sem que a perdesse mais, e ainda valeria a esse piloto a melhor volta da prova (19,260). Sidnei Castilho supera Carlos Braga e nas últimas voltas ultrapassa Eduardo Azeredo, terminando sua brilhante recuperação na segunda posição. Final, Ricardo Filé em 1º, Sidnei Castilhos em 2º e Eduardo Azeredo em 3º comemoram muito no podium.

   Com esse resultado o campeonato tem Ricardo Filé com 26 pontos em primeiro, Eduardo Azeredo com 20 pontos em segundo e Sidnei Castilhos em terceiro com 13 pontos.

   Categoria X3

   O treino de classificação da X3 foi dominado por Ricardo FG, sendo somente superado por Roberto na penúltima volta do treino. As demais posições se alternaram e o grid final ficou assim.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
2
Roberto Lapagesse
19,830
13
20,180
12
3
Ricardo FG
19,930
10
19,940
14
11
Lucas Pádua
19,990
11
20,000
9
9
Marcio Viana
19,990
12
20,080
14
10
Gustavo Caetano
20,070
12
20,480
8
1
Rafael Torres
20,130
10
20,240
14
8
Alan Mattos
20,300
7
20,830
6
7
Luis Rocha
20,380
9
20,450
12

   Observe que a diferença de tempos do pole-position Roberto para o último colocado foi de apenas 0,550s, o que demonstra um grande equilíbrio na categoria.

   Não tenho dúvidas em afirmar que essa corrida foi a mais movimentada das quatro categorias. Evidentemente não estou falando de acidentes ou colisões, mas sim pelas inúmeras ultrapassagens e disputas acirradas que ocorreram ao longo de toda prova.

   Assim como na X2, foram necessárias duas largadas para então iniciar de fato a prova. Sinal verde, com muita determinação Ricardo parte para cima de Roberto, e este se defende como pode. Por sua vez, Lucas Pádua não dá tréguas a Ricardo. Mas isso dura pouco tempo porque Gustavo Caetano assume a 3ª posição superando Lucas Pádua. Luis Rocha, que largara em último, supera em seqüência Alan Mattos e Rafael Torres, que lutava muito para se entender com o seu equipamento. Alan não tem dificuldades para assumir a posição de Torres. Luis, com uma performance muito boa, não perde tempo para superar Marcio Viana e assumir a 4ª posição. Lucas Pádua contorna mal uma curva e perde várias posições, alega que teria sofrido um "mega totó".

    Enquanto isso, Ricardo procurava de todas as maneiras encontrar um espaço para dar seu bote em Roberto. Isso não demorou muito, pois Ricardo inicia a reta oposta com mais tração. Chega na primeira curva da "casinha" lado a lado com Roberto, consumando sua ultrapassagem imediatamente a seguir. Roberto, sem conseguir manter a performance, que o levou a posição de honra no grid de largada, é superado também por Gustavo Caetano e Luis Rocha. Nesse momento Caetano e Rocha iriam proporcionar aos espectadores uma das mais interessantes brigas da corrida. Foram três ultrapassagens sucessivas, uma em cada volta e exatamente no mesmo ponto (ao final da reta principal). Primeiro foi Rocha que ultrapassou Gustavo, depois Gustavo em Rocha e finalmente Rocha supera Gustavo. Dessa forma Rocha assume o 2º posto e parte para uma implacável perseguição a Ricardo FG. Roberto sem um bom rendimento, permite a aproximação de Viana e Pádua. Quem se dá muito bem é Pádua que não gasta mais que duas voltas para superar os dois adversários, assumindo o 4º posto. Luiz chega forte em Ricardo e o ultrapassa no final da reta principal. Gustavo tenta se aproveitar do momento, mas Ricardo fecha a porteira, sem permitir que Gustavo o surpreenda. Ricardo com uma performance muito regular não tem dificuldades de acompanhar Luis, e experientemente aguarda a melhor oportunidade para lhe dar o troco. Isso logo ocorreu e Ricardo FG contorna a segunda perna do "S", mas forte e chega ao final da reta principal a frente de Luis, retomando a liderança, agora para não mais perdê-la. Lucas Pádua, depois de passar da 2ª para 6ª posição vinha fazendo uma excelente corrida de recuperação, beneficiado em parte pelas brigas da liderança. Nesse momento na corrida formou-se um pelotão com Ricardo, Luis, Gustavo, Lucas e Marcio. Todos muito próximos uns dos outros. Empolgado, Lucas divide a curva no final da reta oposta com Gustavo, não consegue controlar seu kart, colide em Gustavo e esse fica nas proteções de pneus. Para completar, ao retornar para o traçado Lucas encontra Viana ao seu lado (oposto), jogando-o também de encontro aos pneus. Lucas Pádua deu muita sorte, pois isso lhe valeria no mínimo um stop-and-go. No entanto, passou ileso aos olhos da fiscalização. Quem pagou o "pato" mesmo foi Gustavo Caetano que perdeu uma volta até retornar para a pista. Viana, a essa altura era detentor da melhor volta da prova (19,290s), apesar de ter tomado um encontrão continuou sua corrida sem maiores problemas. Lucas Pádua e Luis Rocha ainda iriam protagonizar as últimas emoções da corrida com trocas de posições e disputas mais calorosas, que iriam valer ao Rocha uma punição (troca de posição) pós encerramento da prova. Alan Mattos e Rafael Torres sem uma performance a suas alturas terminam a corrida nas últimas posições. Final, Ricardo em 1ª , Lucas Pádua em 2º e Luis Rocha em 3º. Dessa forma o campeonato tem Lucas Pádua com 21 pontos em 1º, Ricardo FG com 16 em 2º e Rafael Torres em 3º com 14 pontos.

Continua...

 

 

 


Mande um e-mail para Ricardo FG

 
Escolha o assunto do E-mail:
Forneça seu nome: 
Forneça seu e-mail:

Escreva sua mensagem:

* Todos os campos são obrigatórios

 

 

 

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.