Bem-vindo ao Site do XKart



 

 

Publicado em 22 de setembro de 2006
__________________________________________________________________________

De olho na pista
Ricardo FG

   Xkart 7ª Etapa 2006

   Caros amigos-pilotos. Estamos de volta as pistas, no dia 16 de setembro, para a realização da 7ª etapa do Campeonato de 2006, agora de volta ao Rio Shopping Kart Indoor. Muita apreensão envolve esse evento. Isso porque, após a 6ª Etapa, a Organização decidiu não mais envolver-se em fiscalizações. Nessa etapa esse serviço esteve entregue totalmente nas mãos do Kartódromo. Não posso dizer que tudo correu as mil maravilhas, muitos episódios duvidosos aconteceram (como sempre) e por certo aborreceram a muitos pilotos. No entanto, confesso que as minhas expectativas eram ainda piores. Portanto, deixo o meu agradecimento ao pessoal que trabalha nesse kartódromo, pois estou certo de que fizeram o melhor que podiam. Desta feita a seqüência de entrada na pista desta vez foi X4, X3, X2 e X1.

   Aproveito para dar as boas vindas aos novos pilotos Xkart: Daniel Duarte - X4 e Sylvio Couto - X3.

. Categoria X4

   Pilotos em seus lugares tem inicio o treino de qualificação. Desta feita, trago para vocês uma novidade, vejam no quadro abaixo a evolução das posições durante essa qualificação. Não deixe de observar a bela disputa pela posição de honra, entre Daniel Duarte e Luiz Paulo, bem como a do terceiro posto, protagonizada por Julio Baliosian e Flavio Caetano.

 Qualify X4

 PILOTOS 
 01– Augusto Garcia
 02 – Michel Alexandre
 03 – Luiz Paulo
 04 – Julio Baliosian
 05 – Flavio Caetano
 10 – Victor Hugo
 11– Michel Lima
 12 – Daniel Duarte
 13 – Rafael Jóia

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 1’
12
03
03
13
09
01
02
12
05
 
 1’30’’
12
03
05
13
11
02
01
04
10
 
 2’
03
12
04
05
13
11
02
01
10
 
 3’
03
09
04
02
05
13
11
01
10
 
 4’
12
03
04
02
13
05
11
01
10
 
 Final
12
03
05
04
02
13
11
10
01
 

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

   Terminada essa sessão, o novato Daniel Duarte, em sua segunda participação no grupo, obtém a pole-position com uma volta muito boa (29,690s), seguido de Luiz Paulo e Flavio Caetano. Vejam a formação final:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
12
Daneil Duarte
29,690
6
29,990
9
03
Luiz Paulo
30,040
3
30,060
7
05
Flavio Caetano
30,340
9
30,620
8
04
Julio Baliosian
30,370
8
30,590
9
02
Michel Alexandre
30,970
8
31,130
9
13
Rafael Joia
31,330
7
31,540
8
11
Michel Lima
31,360
9
31,580
6
10
Victor Hugo
31,860
7
32,350
8
01
Augusto Garcia
32,010
8
32,070
7

    Sinal verde, os pilotos se estudam, mas a calmaria logo acaba. Luiz Paulo, Flavio Caetano e Julio Baliosian tentam, juntos, fazer a curva oposta a torre de controle. Conclusão não há espaço para todos. Chegam a parar seus karts, e quem se dá bem é Michel Alexandre que ultrapassa a todos, e assume o 2º posto na corrida. Quem tem sua corrida comprometida é Julio Baliosian, pois foi o último a ser socorrido, e perdeu todas as posições. Daniel Duarte segue na frente. Alexandre sem um bom rendimento segura como pode o ataque de Luiz e Flavio. Luiz tem melhor sorte, passa Alexandre. No entanto, na vez de Flavio, se enroscam. Alexandre fica nos pneus enquanto Flavio perde posições e segue na corrida. Daniel Duarte com problemas no seu kart, tenta levá-lo ao box. Duarte é superado por todos, e na vez de Augusto Garcia, esse quase fica nos pneus. Nesse momento da corrida tínhamos Luiz Paulo em 1º, Michel Lima em 2º e Julio Baliosian em 3º. Não se pode negar que Julio foi beneficiado por diversos enroscos, mas não podemos deixar de mencionar que ele esteve na última posição e em tão pouco tempo já ocupa o 3º posto. Os demais são: Augusto Garcia, Victor Hugo, Rafael Jóia, Flavio Caetano, Michel Alexandre e Daniel Duarte.

   Baliosian não dá trégua a Lima, e enquanto isso Rafael Jóia supera Victor Hugo, passando a ocupar o 5º posto. Agora Vitor tem um pelotão no seu encalço, formado por Flavio, Alexandre e Duarte.

   Liderando a corrida, Luiz Paulo se defende como pode de Lima, que por sua vez tem Baliosiam muito próximo. A briga é intensa e em um determinado momento, Julio tenta uma ultrapassagem. Rafael, em dois episódios, fecha a porta para Julio que colide nos pneus, mas para sua sorte consegue controlar seu kart em ambas situações e continuar na briga. Augusto Garcia sustenta sua 4ª colocação, agora sob ataque de Jóia. Daniel Duarte faz uma corrida de recuperação, após a troca de kart. Recupera o tempo perdido alcança Alexandre, superando-o ao final da grande reta.

   As atenções agora estão voltadas para os líderes da corrida. Não há espaço entre Luiz Paulo, Michel Lima e Julio Baliosian. Lima sobe a reta de chegada e tomando a grande reta com mais potência que Paulo, consuma a ultrapassagem assumindo o primeiro posto da corrida. Daniel Duarte passa Alexandre, chegando com facilidade em Victor Hugo, que já havia perdido a posição para Flavio Caetano.

   Julio Baliosian dá curso a sua boa corrida ultrapassando Luiz Paulo. Agora temos Michel Lima em primeiro, seguido de Julio Baliosian, Luiz Paulo, Augusto Garcia, Rafael Jóia, Flavio Caetano, Daniel Duarte, Victor Hugo e Michel Alexandre.

   Lima vinha fazendo uma bela corrida, mas na curva que antecede a reta de chegada, ele espalha, pega a parte suja da pista, não tem uma boa tração. Com isso Julio Baliosian aproveita, ultrapassa, e assume a liderança da prova. Baliosian ainda faria a melhor volta da corrida, atingindo a marca de 29,160s.

   Duarte ainda iria tomar a posição de Flavio, antes do término da corrida. Flavio já não mostrava bom desempenho. Duarte ainda foi mais além e travou uma disputa pelo posto de Rafael. Na última curva da última volta se chocam. Jóia se dá melhor e Duarte fica para trás. No entanto a direção de prova pune Rafael Jóia com uma troca de posição. Sendo assim Daniel Duarte fica com em 5º lugar e Rafael Jóia em 6º.

   Final Julio Baliosian em !º, Michel Lima em 2º e Luiz Paulo em 3º fizeram a festa no Podium.

. Categoria X3

   Agora é a vez da X3 entrar na pista. Observem que Luis Rocha dominou dois terços da qualificação, sendo superado nas voltas finais por Gustavo, Lucas e Rafael Torres, que com o tempo de 29,570s, obteve a posição de honra do gride de largada.

 Qualify X3

 PILOTOS 
 01/07 – Roberto
 02 – Sergio Garcia
 03 – Gustavo Caetano
 04 – Luis Rocha
 05 – Lucas Pádua
 06/10 – Ricardo FG
 09 – Rafael Torres
 12 – Sylvio Couto
 13 – Alan Mattos

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 1’
04
06
03
13
09
01
02
12
05
 
 1’30’’
04
06
13
09
03
05
01
12
02
 
 2’
04
05
06
13
09
02
03
01
12
 
 3’
04
09
05
06
13
03
02
01
12
 
 4’
05
04
03
09
10
13
02
01
12
 
 Final
09
05
03
04
13
02
10
12
07
 

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

   Outro ponto importante para ser observado é que Ricardo FG obteve a sua melhor volta logo no início do treino, ou seja, ainda no primeiro minuto de qualificação. Essa volta foi feita com o kart 6, antes desse quebrar e ser obrigado a trocar de kart. Foi uma lástima, uma vez que o kart substituto não era nem de longe igual ao anterior. Roberto Lapagesse usou o kart 1 para qualificação, e demorou muito para dispensá-lo. Quando o fez, o treino já havia sido encerrado. Foi a terceira vítima do kart 1 ( a primeira foi Augusto Garcia - último colocado na qualificação da X4 e a segunda foi Michel Alexandre - último colocado nessa mesma corrida).

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
09
Rafael Torres
29,570
11
30,230
12
05
Lucas Pádua
29,720
9
29,860
10
03
Gustavo Caetano
30,140
11
30,210
9
04
Luis Rocha
30,140
8
30,350
3
13
Alan Mattos
30,300
11
30,400
12
02
Sergio Garcia
30,400
11
30,570
12
10
Ricardo FG
30,470
2
30,550
5
12
Sylvio Couto
30,620
12
30,990
11
07
Roberto Lapagesse
30,770
3
31,310
2

   Karts e pilotos formados para a volta de apresentação, inicia-se a corrida. A primeira curva já protagoniza a primeira confusão. Alex Mattos encontra espaço e coloca seu kart ao lado do de Luis Rocha. Antes de consumar a ultrapassagem, em meio a curva, Alan é atingido pelo kart de Sergio Garcia que o faz atravessar e parar no meio da curva. Rocha segue ileso, o mesmo acontece com Garcia. A mesma sorte não tiveram Sylvio Couto, Ricardo FG e Roberto Lapagesse, que colidiram de frente, e tiveram que esperar o resgate de Alan Mattos para retomarem a corrida, agora em antepenúltimo, penúltimo e último lugar, respectivamente.

   Na frente, Rafael Torres e Lucas Pádua dão inicio a uma eletrizante disputa. Lucas exagera no ímpeto, colide forte no kart de Torres, que tem dificuldades de controlar seu kart. No entanto, Pádua sabedor de sua imprudência, levanta o pé e espera Torres aprumar o kart, para retomar a sua perseguição.

   Nesse momento as posições eram as seguintes: Rafael em 1º, Lucas em 2º, seguido por: Gustavo, Rocha, Sergio, Sylvio, Alan, Ricardo e Roberto.

   Alan alcança Sylvio e em seguida tenta uma arriscada manobra para ultrapassá-lo, não tem sucesso e fica preso nos pneus. Isso aconteceu lá na curva diametralmente oposta a torre de controle. Alan retorna a corrida no último posto.

   Lucas em 2º não dá tréguas a Torres que tem que mostrar toda a sua habilidade para se manter em primeiro.

   Ricardo FG (7º colocado) com Roberto Lapagesse na sua cola, chega em Sylvio Couto. Esse, por sua vez, não impõe dificuldades à disputa de posição, praticamente cede sua posição para Ricardo e Roberto sucessivamente.

   Nesse momento, Gustavo Caetano (3º), Luis Rocha e Sergio Garcia formavam um pelotão intermediário. Quando Ricardo e Roberto já chegavam perto desse grupo, Sergio Garcia perde o ponto de freada e roda no final da grande reta. Ricardo se esquiva pelo lado de fora da cura e Roberto pelo lado de dentro. Por muito pouco Roberto não aproveita para superar Ricardo.

   Agora as posições eram as seguintes: Rafael em1º, Lucas em 2º seguido por: Gustavo, Rocha, Ricardo FG, Roberto Sylvio Couto, Alan Mattos e Sergio Garcia.

   Alan Mattos, sozinho, na ânsia de recuperar o espaço perdido, exagera a velocidade na entrada da primeira perna do "S" (curva de 180º diametralmente oposta a linha de chegada ou cronometragem), roda e perde sua posição para Sergio Garcia.

   Rafael Torres segue na frente, trazendo consigo Lucas que tenta de todas formas achar um espaço para ultrapassá-lo.

   Ricardo FG, com Roberto a sua cola, não têm dificuldades em chegar em Luis Rocha (4º). Com uma manobra precisa e não menos arriscada, Ricardo consegue achar um espaço ao lado de Rocha na tomada da curva do final da reta oposta. Dividem a curva, mas Ricardo por dentro sai mais forte e efetiva a ultrapassagem. Roberto ainda tenta se aproveitar da situação mas Rocha não dá espaço. Em seqüência, duas curvas a frente, Luis Rocha atinge de forma desnecessária o kart de Ricardo, que por sorte consegue controlar seu kart e seguir na corrida.

   Roberto Lapagesse, também mais rápido que Luis, não tem dificuldades em ultrapassá-lo no mesmo ponto que Ricardo na volta anterior, deixando Rocha com a 6º posição.

   Alan Mattos, na última posição, recupera terreno e chega forte em Sergio Garcia no final da reta oposta. Tenta uma manobra por fora, dividem a curva, e na saída, Sergio tem Alan a sua esquerda, não lhe dá espaço e Mattos, mais uma vez, fica nos pneus.

   Rafael Torres perde um pouco de tração na curva que antecede a reta de chegada, Lucas sente que pode ser esse a sua grande chance, conseguindo colocar seu kart lado a lado com do Torres. Percorrem juntos toda a grande reta, Lucas por dentro e Torres por fora. A disputa agora é por quem freia mais tarde. Chegam juntos a nesse limite, travam as rodas traseiras, só resta para a Torres a possibilidade de sair mais forte e aplicar em Lucas o "x", já que se encontrava por fora para tomada da curva. Muito provavelmente, isso iria ocorrer, pois que Lucas, na parte interna da tomada da curva, teria uma saída mais lenta. Mas por um pequeno erro de Rafael, esse não consegue dar-lhe o "x", em sua manobra toca no kart de Lucas e põe por terra suas chances de sucesso. Lucas Pádua assume a liderança da corrida. Rafael ainda iria dar algum trabalho a Lucas, mas depois preferiu administrar seu 2º posto, já que mantinha uma confortável vantagem para Gustavo Caetano, e mais tarde na corrida para Ricardo FG.

   Gustavo Caetano, nessa altura da corrida, já não tinha um bom rendimento com seu kart, tentava segurar Ricardo da maneira que podia. Isso facilitou ainda mais o ataque de Roberto a Ricardo, chegando inclusive a ter a oportunidade de colocar seu kart ao lado de Ricardo. Mas foi na segunda perna do "S" que Ricardo e Roberto conseguem juntos superar Caetano.

   Agora as posições na corrida eram ocupadas por: Lucas Pádua, Rafael Torres, Ricardo FG, Roberto Lapagesse, Gustavo Caetano, Lius Rocha, Sylvio Couto Sergio Garcia e Alan Mattos.

   Sylvio Couto alcança Luis Rocha e no final da grande reta toma a posição de Rocha (6º).

   Gustavo com seu kart muito lento. Cede posições sucessivas, pára, e abandona em definitivo a corrida.

   Alan Mattos andando muito forte (melhor volta da prova - 29,250s) chega mais uma vez em Sergio Garcia, e novamente se estranham na pista. Alan se aproveita de uma bandeira azul atribuída a Sergio e o ultrapassa, mas desiste e cede de volta a posição. Outro momento desse dois pilotos aconteceu logo em seguida, quando Alan ultrapassa Sergio no final da grande reta, e esse retoma a posição dando-lhe um "x".

   Final, Lucas Pádua vence a corrida, com Rafael Torres em segundo, e Ricardo FG em terceiro.

. Categoria X2

   Podemos confirmar a superioridade de Ricardo Filé, que não teve dificuldade na obtenção da pole position.

 Qualify X3

 PILOTOS 
 02– Carlos Braga
 03– Leonardo Moreira
 04– Sidnei Castilho
 05–Antonio Yparrag.
 06– Alex Mattos
 07–Rodrigo Lapagesse
 09 – Marcos Berberick
 10/08– Eduardo Azer.
 12– Ricardo File
 13/01– André Argento

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 1’
09
05
02
12
13
06
04
03
10
07
 2'
03
04
07
05
06
09
08
02
12
13
 3’
12
04
03
09
07
05
08
06
02
13
 3’30"
03
12
04
09
07
05
08
06
01
02
 4’
12
03
04
07
09
06
05
02
08
01
 4’30"
12
03
04
07
06
09
08
05
02
01
 Final
12
03
04
07
06
08
09
01
05
02

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

   Excelente treino também de Leonardo Moreira que obteve a marca de 29,160 perdendo para o Rafael por apenas 1 centésimo.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
12
Ricardo Filé
29,150
9
29,500
6
03
Leonardo Moreira
29,160
10
29,600
7
04
Sidnei Castilhos
29,790
6
29,990
8
07
Rodrigo Lapagesse
29,860
7
30,130
5
06
Alex Mattos
29,890
9
30,100
7
08
Eduardo Azeredo
29,890
10
30,140
8
09
Marcos Berberick
30,050
9
30,060
5
01
André Argento
30,110
8
30,330
7
05
Antônio Yparraguirre
30,210
9
30,260
6
10º
02
Carlos Braga
30,270
8
30,460
6

   Prova valendo, os pilotos se estudam, nenhuma posição é alterada. Passam-se três voltas, até que Eduardo Azeredo, no final da grande reta, coloca seu kart ao lado do kart de Alex Mattos. Esse procedimento compromete a curva dos dois. Então Marcos Berberick de aproveita, faz a curva com mais tração, saindo junto, lado a lado com Azeredo. A curva seguinte é a do final da reta oposta, Marcos por fora e Azeredo por dentro dividem a curva. Marcos fecha um pouco mais, suficiente para que Azeredo colidisse nos pneus. Apesar do forte choque, não foi suficiente para bloquear Azeredo que consegue seguir na prova, ainda ao lado de Marcos, mas esse agora favorecido pela sua posição, supera em definitivo Azeredo, na curva seguinte.

   Alex Mattos, nessa confusão, ainda perderia posição para André Argento. Desconcentrado, Mattos perde o controle de seu kart, e roda na entrada do "S", amargando agora a última posição.

   Na frente, sem adversário a incomodar, Ricardo Filé segue tranquilamente, seguido a meia distância por Leonardo Moreira, Sidnei Castilho, Rodrigo Lapagesse, Marcos Berberick, Eduardo Azeredo, André Argento, Antonio Yparraguirre, Carlos Braga e Alex Mattos. Os seis primeiros se afastam uns dos outros, no entanto, Eduardo Azeredo lidera um pelotão com quatro pilotos, sendo que Alex vinha um pouco mais afastado desse grupo.

   Carlos Braga comete o mesmo equivoco que Alex, e roda exatamente da mesma forma e no mesmo lugar. Perde o contato com os demais, mas não o suficiente para Alex ultrapassá-lo.

   Antonio Yparraguirre, com mais disposição, força no final da grande reta e assume o posto de André Argento (7º).

   Na frente dispondo uma total tranqüilidade, Ricardo Filé dá curso aos prognósticos de franco favorito para a essa prova. Obtém a insuperável marca de 28,980s em sua melhor volta.

   Leonardo Moreira em segundo administra bem a vantagem obtida sobre Sidnei Castilho em 3º. Quem começa a ter sérios problemas é Rodrigo Lapagesse que não vê mas espaço entre seu kart e o de Marcos Berberick.

   Azeredo, Yparraguirre e Argento continuam muito próximos e protagonizam as disputas no momento.

   Rodrigo (4º) e Azeredo (6º) se defendem como podem, mas é Berberick que aproveita sua chance primeiro ao contornar mais forte a curva que antecede a reta de chegada. Dividem lado a lado toda a grande reta, consumando a ultrapassagem na curva iminente. Antonio também ultrapassa Azeredo, deixando-o a mercê do ataque de Argento. Esse tem sua vida facilitada, pois agora é a vez de Azeredo rodar no mesmo ponto que já haviam rodado Carlos Braga e Alex Mattos.

   A corrida agora tem um clima de espera, os pilotos buscam tirar a diferença que os separa. Com sucesso nesse intuito temos Yparraguirre e Marcos, que não levam muitas voltas para chegarem em Rodrigo e Sidnei respectivamente.

   Para entendimento do leitor, as posições eram ocupadas da seguinte forma: Ricardo Filé em primeiro seguido por: Leonardo, Sidnei, Marcos, Rodrigo, Antonio, André, Eduardo, Carlos e Alex.

   As disputas novamente se formam e quem protagoniza agora era: Sidnei com Marco, Rodrigo com Antonio e André com Eduardo. Tanto Sidnei quanto André conseguem dominar o ímpeto de seus opositores, no entanto a mesma sorte não teve Rodrigo sendo superado com facilidade por Yparraguirre assumindo o 5º posto.

   Leonardo aumenta sua vantagem para Sidnei Castilho, visto que esse tinha muito trabalho de defender seu posto dos ataques de Marcos.

   André Argento é quem deve ter suado mais seu macacão. Azeredo não dava trégua, mas André também respondia de igual para igual, defendendo com maestria sua posição.

   Carlos Braga recupera o terreno perdido e chega na briga de Argento e Azeredo.

   A poucas voltas do final da corrida, Leonardo Moreira perde o controle do seu kart, e roda, é a quarta vítima da curva da entrada do "S". Lamentavelmente tem sua posição perdida para Sidnei e Marcos sucessivamente.

   Final Ricardo File em primeiro, Sidnei Castilho em segundo e Marcos Berberick em terceiro.

. Categoria X1

   Infelizmente não dispomos de informações referente a qualificação dessa categoria. A filmagem não mostra o quadro de posições, de forma que não me foi possível fazer o mesmo trabalho realizado nas categorias anteriores. Para complicar ainda mais, não disponho, nem a Organização, da folha de qualificação emitida pelo kartódromo. Caso algum piloto ou leitor dispuser dessa folha, favor entrar em contato comigo.

 Qualify X3

 PILOTOS 
 01– Guilherme Sabra
 02 – Pedro Ricardo
 03 – G. Fernandes
 04 – Rafael Henning
 06 – André Addson
 07 – Fábio J J Perozo
 08 – Fábio Cícero
 11 – Edson Braga
 12 – Igor Mauro

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 
 
 
 
 ??
04
03
12
08
02
06
11
01
07
 
 
 
 Final
04
03
12
08
06
02
11
01
07
 

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
04
Rafael Henning
-
-
-
-
03
Guilherme Fernandes
-
-
-
-
12
Igor Mauro
-
-
-
-
08
Cícero Montoya
-
-
-
-
06
André Addson
29,2??
-
-
-
02
Pedro Ricardo
29,2??
-
-
-
11
Edson Braga
-
-
-
-
01
Guilherme Sabra
-
-
-
-
07
Fabio J.J. Perozo
-
-
-
-

   Começam as emoções da X1. Edson Braga exagera na primeira curva da corrida e acerta a ponta traseira de Pedro Ricardo, que já estava fazendo a curva. Foi o suficiente para jogá-lo na parte suja da pista, facilitando a ultrapassagem de Edson.

   Rafael Henning sente que não tem o mesmo equipamento que o levou a posição de honra do grid. No entanto, sua experiência e brilhantismo falam mais alto. Segue na frente defendendo-se de Fernandes. Esse, em uma manobra no final da grande reta, não tem o devido sucesso, abre espaço então Igor Mauro não perdoa tomando de Fernandes o segundo posto.

   Pedro Ricardo erra a freada de acesso a primeira curva do "S" e roda, retornando na última posição.

   Fabio JJ Perozo sem um bom rendimento em seu kart, não consegue acompanhar o grupo formado a sua frente.

   Henning continua sua árdua tarefa de defender sua posição, seu algoz agora é Igor Mauro. Rafael, por essa necessidade, impõe um ritmo mas lento, permitindo que não houvesse diferença entres os karts até a 7ª posição.

   As posições nesse momento eram: Henning, Igor, Fernandes, Cícero, Addson, Edson, Sabra, Fabio e Pedro Ricardo

   André Addson faz boa ultrapassagem em Cícero, na curva que antecede a reta de chegada, fruto de uma pequena escorregada de Cícero.

   Com vários pilotos muito próximos, qualquer tentativa mal sucedida de ultrapassagem, seguramente resulta em uma perda de posição.
Sabra sobe a reta de chegada com mais potência que Edson, e não tem dificuldades em dividir a curva seguinte, tomando-lhe a 6ª posição.

   Outro lance polêmico aconteceu na tomada da primeira curva do "S". Addson chega com mais velocidade que Fernandes, tem espaço e coloca seu kart por dentro. O procedimento de ultrapassagem está correto, no entanto, o que André não contava é que Igor a frente reduzisse um pouco mais a velocidade para controlar seu kart. Addson pega a ponta da traseira de Igor, fazendo rodar e ficar na contra mão. Com karts muito próximos as colisões em seqüências foram inevitáveis. Quem se deram muito bem com esse acidente foram: Fábio Cícero, o próprio André Addson e Edson Braga. Guilherme Fernandes preso nos pneus e Igor Mauro, no sentido oposto, têm que esperar o resgate para retomarem a corrida. Guilherme ainda sai a frente de Pedro Ricardo, mas Igor volta na última posição.

   Agora as posições eram essas: Henning, Cícero, Addson, Braga, Sabra, Perozo, Fernandes, Pedro e Igor.

   Sem dúvida a performance de Henning, não era das melhores, e Cícero não tem dificuldade de alcançá-lo. Henning obrigado a defender seu posto, tem sua performance ainda mais prejudicada, facilitando ainda mais a chegada dos demais pilotos, reformando o pelotão da frente.

   Fernandes com o kart muito mais na mão que o de Perozo, não tem dificuldade de chegar e ultrapassá-lo na grande reta.

   Não há espaços entre os quatros primeiros. Cícero toma a decisão de atacar Henning e no final da grande reta, tenta uma manobra sem sucesso, entra na reta oposta com menos potência e Addson, muito oportunamente, coloca seu kart pelo lado de dentro ao final da reta oposta, realizando uma excelente ultrapassagem. Edson assiste tudo isso de muito perto, em posição privilegiada.

   Não posso me furtar de comentar que Rafael Henning estava tirando "água de pedra" com seu kart. Permanecia, com maestria, na liderança na corrida, já tinha tido a sua cola diversos pilotos (Fernandes, Igor e Cícero), mas agora era André Addson que lhe ameaçava. Henning passa a ser ainda mais cuidadoso em seus procedimentos de defesa, proporcionado que chegassem ao grupo Sabra e Fernandes, totalizando seis pilotos mais uma vez sem diferença entre eles.

   Episódio lamentável foi protagonizado por Igor Mauro, que depois de ficar na última posição, vinha fazendo uma corrida tentando uma recuperação. Fazia sucessivas voltas muito boas a culminar com a melhor da corrida 28,630s. No entanto, ao chegar em Pedro Ricardo (outra vítima do kart 1), atinge-o pelo meio, de forma grotesca, jogando-o de encontro lateral nos pneus. Uma lástima, pois é exatamente esse tipo de procedimento que não se deseja no XKart.

   Aproveito para citar um ditado oriental que diz que: "Para ser um vencedor, deve-se antes de mais nada, aprender a perder".

   Mas vamos voltar para a corrida e deixar esse episódio o tempo apagar.

   Ultimas voltas, não há diferença entre, Henning, Addson, Cícero, Edson, Sabra e Fernandes. Foi então que Addson, depois de algumas voltas estudando seu adversário, em uma manobra muito boa, sai mais forte na reta oposta, acha um espaço do lado de dentro da curva, pegando Henning de surpresa. Addson assume a liderança da prova. Cícero no embalo tenta superar Henning também na seqüência, mas esse já escaldado, não permite que Cícero tenha sucesso. Cícero não se dá por satisfeito e em seguida, na curva ao final da grande reta, consegue por fim ultrapassar Henning. Mas faltou-lhe um pouco de malicia, distraindo-se de se defender, foi então que Henning repetiu a manobra de Addson anteriormente, e retoma o segundo posto de volta.

   Ultima volta, literalmente na última curva da corrida, inesplicavelmente, Henning diminui muito sua velocidade, os demais muito próximos se chocam, e quem perde posição é Edson. Esse foi superado por Sabra na linha de chegada, por apenas 3 centésimos de segundo (0,03s).

   Final de corrida, André Addson é o vencedor, seguido por Rafael Henning e Fábio Cícero.

 

. Agradecimentos

    Mais uma vez, eu faço questão de chamar a atenção de todos, pela preciosa colaboração do meu amigo Marco Affonso, que se dispõe a realizar a revisão ortográfica deste trabalho, bem como, a todos pilotos que me ajudaram de alguma forma na elaboração deste resumo e principalmente com a filmagem desse evento.

   Estaremos novamente juntos, agora, na oitava etapa do VI Campeonato, a ser realizada no Top Kart do Norte Shopping no dia 22/10. Até lá amigos.

Ricardo FG

 
 

 


Mande um e-mail para Ricardo FG

 
Escolha o assunto do E-mail:
Forneça seu nome: 
Forneça seu e-mail:

Escreva sua mensagem:

* Todos os campos são obrigatórios

 

 

 

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.