Bem-vindo ao Site do XKart



 

 

Publicado em 08 de novembro de 2006
__________________________________________________________________________

De olho na pista
Ricardo FG

XKart - VI Campeonato - 8ª Etapa
Top Kart Norte Shopping

  Caros amigos-pilotos. É com muita satisfação que estamos de volta para mais uma etapa de nosso campeonato. Desta feita essa etapa aconteceu no Top Kart Norte Shopping no dia 22 de Outubro. Digo satisfação porque esteve trabalhando conosco o Sr. Eduardo Maia, na função de Diretor de Prova, obtendo unanimemente a aprovação da Organização e de todos os pilotos. Com isso, tivemos tranqüilidade em todas as nossas provas. Concluímos os trabalhos do dia na mais perfeita paz. Não estou dizendo que não houve punições, elas aconteceram na medida da necessidade. Por sua vez os pilotos também se conscientizaram da atenção às regras básicas de uma competição dessa natureza, o que facilitou a condução das provas.

  Como nem tudo são flores o ponto negativo ficou por conta do kartódromo que fez a opção de ter um traçado extremamente sinuoso, chegando a ser apelidado por alguns de caminho de rato. Isso tornou a tarefa de ultrapassar inda mais difícil que normalmente o é nesse kartódromo.

  Outro ponto importante de ser comentado é quanto à assiduidade do grupo. Está de parabéns.

  Não posso me esquecer de mencionar os colaboradores do kartódromo que, com muito empenho, viabilizaram a realização desse nosso evento. Deixo aqui os nossos agradecimentos.

  Manteve-se inalterada a seqüência de entrada na pista. Portanto, foram X4, X3, X2 e X1.

. Categoria X4
 
  Pilotos em seus lugares, tem inicio o treino de qualificação. Mais uma vez Luiz Paulo e Daniel Duarte dominam o treino. Vejam:

 Qualify X4

 PILOTOS 
02 – Augusto Garcia
13 – Michel Alexandre
16 – Luiz Paulo
08 – Julio Baliosian
11 – Flavio Caetano
09 – Victor Hugo
05 – Michel Lima
14 – Daniel Duarte
10 – Rafael Bezerra
03 – Rafael Jóia

 

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 1’
14
11
05
03
02
 
 2’
16
14
10
11
09
 
 3’
16
14
13
11
09
 
 Final
14
16
09
13
03
 
 
 
 

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

  Terminada essa sessão, o novato Daniel Duarte, pela segunda vez consecutiva, faz a pole-position, com uma outra volta muito boa (31,800s), seguido de Luiz Paulo. E Victor Hugo, em 3º, aparece como uma grata surpresa. Vejam a formação final

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
14
Daneil Duarte
31,800
7
32,050
5
16
Luiz Paulo
31,910
7
32,030
3
09
Victor Hugo
32,150
7
32,210
8
13
Michel Alexandre
32,190
5
32,390
7
03
Rafael Joia
32,200
7
32,720
8
10
Rafael Bezerra
32,220
7
32,330
3
08
Julio Baliosian
32,240
7
32,680
8
11
Flavio Caetano
32,280
6
32,400
7
02
Augusto Garcia
32,420
8
32,510
6
10º
05
Michel Lima
32,690
7
32,950
5

  Largada autorizada, inicia-se a 8ª etapa de 2006. Daniel Duarte parte na frente, com Luiz Paulo no seu encalce. Julio Baliosian já não consegue acompanhar o ritmo e Michel Alexandre tem problemas como o cabo do acelerador de seu kart. Fica parado muito tempo, perde algumas voltas, a espera de um kart para continuar a corrida. Rafael Jóia vinha na quarta posição, quanto perde o controle de seu kart, na segunda perna do "S" rápido, voltando apenas a frente de Michel Alexandre. Duarte luta para se manter a frente de Luiz, mas no contorno da primeira curva, após a cronometragem, Daniel espalha, e Luiz Paulo não perdoa, assumindo o primeiro posto. Nesse momento tínhamos Luiz em primeiro, seguido sucessivamente por Duarte, Victor Hugo, Rafael Bezerra, Julio Baliosian, Flavio Caetano, Michel Lima, Augusto Garcia, Rafael Jóia e Michel Alexandre.

  Victor Hugo sustenta com destreza sua 3ª posição, mas Rafael Bezerra vinha tirando distância no seu encalce. Um segundo pelotão era formado, um pouco mais para trás, por Julio, Flavio, Lima e Augusto.

  Bezerra chega forte em Victor dando inicio a uma grande disputa, exigindo de Hugo muita perícia em um traçado defensivo.
 
  Augusto Garcia perde o controle e roda na primeira perna do "S" rápido, mas não chega a ser superado por Rafael Jóia, e agora não há mais espaço separando-os.

  Julio Baliosian não consegue resistir, e Flavio Caetano com uma boa manobra toma-lhe o 5º posto. Sem Baliosian a sua frente, Caetano parte para tirar a distância que o separa de Rafael Bezerra. Por sua vez Baliosian tem que lutar para defender sua posição, agora dos ataques de Lima.

  Luiz Paulo em primeiro, tinha Daniel Duarte muito próximo e andando muito forte, obtendo a melhor volta da corrida (30,930). Eram seguidos por Victor e Bezerra, que disputavam o 3º posto; Flavio Caetano, Julio e Lima, brigando pela 6ª colocação; Augusto e Jóia, pela 8ª colocação; e fechando o grupo vinha Michel Alexandre, prejudicado pela troca de kart no inicio da corrida.

  Rafael Jóia supera Augusto, e enquanto isso, a chegada dos líderes em Rafael Bezerra, facilitou a vida de Flavio Caetano, que pôde tirar toda diferença, e passou a atacar Bezerra, superando-o logo em seguida. Lima, que vinha próximo de Flavio, também consegue ultrapassar Bezerra, mas esse na volta final consegue de volta seu posto de Michel Lima.

  Final, Luiz Paulo vence, com Daniel Duarte em segundo e, com uma brilhante corrida, Victor Hugo fica em terceiro.

. Categoria X3

  Infelizmente não temos imagens que nos permitam compor o quadro demonstrativo de posições. Mas fica aqui minha observação de alguns pilotos que, em minha opinião, fizeram um bom treino: Rafael Torres, Alan Mattos e Sergio Garcia. A surpresa oposta ficou por conta de Lucas Pádua, líder do campeonato, que ficou apenas com a 6ª posição. Ricardo FG, na última volta, faz uma excelente marca (31,000s), confirmando a sua posição de honra do grid de largada.

 Qualify X3

 PILOTOS 
08 – Roberto Lapagesse
16 – Sergio Garcia
14 – Gustavo Caetano
05 – Luis Rocha
09 – Lucas Pádua
11 – Ricardo FG
03 – Rafael Torres
10 – Sylvio Couto
06 – Marcio Viana
13 – Alan Mattos

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
                   
 
                   
 
                   
 
                   
 
                   
 
 Final
11
03
13
05
16
09
08
14
06
10

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

Ao final tínhamos a seguinte formação:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
11
Ricardo FG
31,000
8
31,110
7
03
Rafael Torres
31,190
8
31,350
6
13
Alan Mattos
31,250
8
31,370
4
05
Luis Rocha
31,370
8
31,450
5
16
Sergio Garcia
31,580
5
31,770
3
09
Lucas Pádua
31,650
7
31,860
6
08
Roberto Lapagesse
32,130
4
32,300
7
14
Gustavo Caetano
32,380
7
32,540
4
06
Marcio Viana
32,380
5
32,640
8
10º
10
Sylvio Couto
32,860
6
33,140
3

  Ricardo FG, seguido pelos demais pilotos, dá inicio a mais uma etapa da X3. Todos muito próximos estudam os adversários à frente, e os seus equipamentos. Rafael Torres dá mostras que não estava disposto a aceitar a 2ª colocação, e parte para cima de Ricardo.

  Sergio Garcia, em quinto lugar, fica um pouco mais para trás, e Lucas Pádua não tem dificuldades para superar Garcia, ao final da primeira mini reta.

  Nesse momento temos o primeiro pelotão, formado por Ricardo, Rafael, Alan e Luis Rocha. Um pouco mais para trás, o segundo pelotão era formado por: Lucas Pádua, Sergio Garcia e Roberto Lapagesse. No último bloco, Gustavo Caetano sustentava sua posição dos ataques de Marcio Viana, que era seguido de muito perto por Sylvio Couto.

  Pádua, depois de passar Sergio, não tem dificuldades de chegar no pelotão da frente.

  Rafael Torres contorna forte a curva que separa as duas retas pequenas, parte para cima de Ricardo, fazem juntos a primeira curva após a 2ª mini reta e supera Ricardo na primeira perna do "S" lento, uma bela ultrapassagem sem dúvida. Na liderança, Torres passa a tomar muito cuidado, já que Ricardo FG não lhe dava sossego. Alan vinha muito próximo de Ricardo, trazendo consigo Luis Rocha e Lucas Pádua. Mais para trás Sergio Garcia vê Roberto Lapagesse se aproximar, volta a volta.

  Momentos de emoção foram protagonizados por Gustavo Caetano e Marcio Viana. Este supera Gustavo no final da 1ª mini reta, mas isso dura pouco, porque Caetano dá o troco logo em seguida, na entrada da 1ª perna do "S" lento.

  A corrida segue seu curso. Rafael e Ricardo conseguem impor um ritmo mais forte, deixam um pouco mais para trás Alan e Luis, que protagonizavam uma excelente disputa. No entanto, Lucas Pádua não consegue acompanhar, e perde contato com Rocha.

  Sergio Garcia e Roberto Lapagesse, em suas posições com pistas livres, tentam impor um ritmo mais forte. Gustavo, Marcio e Sylvio, nas posições finais, travavam excelente disputa, que resultou em um pequeno enrosco. Marcio é quem melhor se saiu, superando Caetano e Sylvio fica para trás perdendo totalmente o contato com Gustavo.

  Alan Mattos e Luis Rocha acirram a disputa. Ao final do "S" rápido, mas precisamente na entrada da primeira curva em 180º. Ocorre o choque e os dois rodam, Lucas Pádua, que vinha logo em seguida, não tem tempo e nem espaço para desviar. A colisão é forte. Sylvio também bate. A equipe de resgate trabalha rápido liberando os karts de: Alan, Luis e quando Lucas estava por retornar, chega Sergio Garcia tomando-lhe o 5º posto. Realmente não era um bom dia para Lucas Pádua, que volta imediatamente atrás de Sergio proporcionando a partir daqui uma boa briga no quarto final da corrida.

  Leiam o interessante relato de Alan sobre esse episodio:

"O kart 5 estava difícil de segurar e saía muito de traseira, isso complica muito, principalmente em curvas de alta. Aquele "S" era pra ser pé em baixo, só que pra mim não dava e o Luis vinha com tudo.... Teve uma hora que eu fui otimista demais na segunda perna (com o Luis empurrando, não sei bem o que aconteceu) a traseira saiu além do controlável, batendo nos pneus. O Luis sentiu que era a hora e abriu pro meu lado, mas por sorte (RSRS) o kart bateu e "quicou" na parede de pneus, voltando a traseira pra cima do Luis e como ele tava embutido, ficamos presos. Assim ele não conseguiu passar e, depois da ajuda de um fiscal, voltamos pra corrida. Aí sim vc (Ricardo) e o Torres abriram muito...."


  Rafael e Ricardo, muito juntos, já detinham meia pista de distância de Alan e Luis, que também mantinham uma bela disputa. Em quinto vinha Sergio Garcia com Lucas Pádua em sua cola. Marcio Viana chega em Roberto Lapagesse, e não tem dificuldades em ultrapassá-lo. Gustavo Caetano e Sylvio Couto fecham as posições finais.

  Destaque para Rafael Torres, detentor da melhor volta da corrida (30,640s). Praticamente passou a corrida toda com Ricardo FG a sua cola. E também para Alan Mattos, que lutou com bravura contra os ataques de Luis Rocha.

  Final, Rafael Torres em primeiro, seguido de Ricardo FG e com Alan Mattos em terceiro, comemoraram juntos no podium.


. Categoria X2

  Tivemos para essa categoria uma qualificação muito conturbada. Tenho aqui comigo, para essa categoria, o mapa de posições oficiais do kartódromo, que indica ter havido 12 minutos e 11 segundos de treino corrido. Tenho registrado pela nossa equipe de filmagens o tempo de 8 minutos, o que não seria problema, já que poderia ter havido interrupção nessa filmagem. No entanto, o piloto colaborador que registrou essa etapa me garante que filmou todo treino, sem que a câmera da filmagem fosse parada. O pior nisso tudo foi que os tempos de Leonardo Moreira não foram computados pelo sistema, e ele teve que largar na última posição, comprometendo totalmente suas pretensões nessa etapa. Se me permite um aparte, nos tempos do TKI (Tijuca Kart Indoor) isso não aconteceria, e todo treino seria refeito. Sem dúvida um fato para ser esquecido. Veja a evolução das 5 primeiras posições (já que esse kartódromo só mostra os 5 primeiros treinos em seu painel de pista) durante esses 8 minutos registrados.

 Qualify X3

 PILOTOS 
13 – Carlos Braga
08 – Leonardo Moreira
03 – Sidnei Castilho
09 – Antonio Yparrag.
02 – Alex Mattos
06 – Rodrigo Lapagesse
14 – Marcos Berberick
10 – Eduardo Azeredo
11 – Ricardo File
16 – André Argento

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
 0'30"
11
03
14
06
09
         
 
14
11
13
16
02
         
11
13
16
02
14
         
1’30"
11
02
13
16
03
         
02
14
11
16
13
         
3’15"
02
14
13
11
16
         
02
14
13
11
03
         
5’00"
02
03
14
13
11
         
 
11
02
03
14
13
         
 Final
11
02
14
03
13
         

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

  Pode-se observar que o treino foi totalmente dominado por Ricardo File, Alex Mattos e Marcos Berberick. Mais uma vez Filé confirma seu favoritismo e ocupa a pole-position, com uma voadora, alcançando a marca de 30,030s.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
11
Ricardo Filé
30,030
18
30,280
15
02
Alex Mattos
30,350
9
30,380
7
14
Marcos Berberick
30,350
16
30,440
18
03
Sidnei Castilhos
30,400
13
30,450
16
13
Carlos Braga
30,450
16
30,600
9
06
Rodrigo Lapagesse
30,780
18
31,250
16
16
André Argento
30,810
9
30,860
8
09
Antônio Yparraguirre
31,150
12
31,260
16
10
Eduardo Azeredo
31,590
12
31,620
15
10º
08
Leonardo Moreira
31,810
4
-
-

  Eduardo Maia, nosso novo diretor de provas, autoriza o inicio da corrida, para mais uma etapa da X2. Categoria com o menor índice de indisciplina ao longo do campeonato.

  Filé segue na frente, com Alex muito próximo. Os pilotos ainda se estudam e andam uns colados nos outros. Antônio Yparraguirre é o primeiro a por suas unhas de fora, tenta uma manobra ao final da primeira mini reta, mas André Argento fecha a porta, permanecendo a sua frente.


  Poucas voltas depois, temos Ricardo Filé, com Alex Mattos bem próximo. Um pouco mas para trás Marcos, Sidnei e Carlos, no segundo pelotão. E ainda mais afastado, Rodrigo Lapagesse, André Argento, Antônio Yparraguirre, Eduardo Azeredo e Leonardo Moreira, formavam o bloco final.

  Ricardo Filé dá mostras de que tem muita dificuldade para conduzir seu kart de corrida. Começa a se preocupar muito mais em se manter na frente do que tentar impor um ritmo mais forte. Com isso, formam-se dois blocos bem definidos de pilotos, já que Marcos, Castilho e Carlos se juntaram a Alex na busca do primeiro posto de Filé. Por sua vez, Rodrigo Lapagesse, atual campeão dessa categoria, não tem equipamento a sua altura e luta para tentar ser competitivo com seu kart de corrida. Forma uma fila no seu encalço.


  Ricardo Filé consegue uma pequena, mas confortável, distância de Alex. Marcos, em 3º, é quem tem o maior trabalho nesse pelotão, uma vez que Sidnei Castilho, muito próximo, aguarda o momento certo para seu bote fatal. Carlos Braga observa a luta de perto, aguardando um erro qualquer dos pilotos a sua frente.

  O que nos chama a atenção no segundo pelotão é a briga pela 8ª posição. Eduardo força, coloca seu kart ao lado de Antônio, ultrapassando-o. Leonardo Moreira quase supera Yparraguirre também, mas esse consegue se manter em 9º lugar. Por pouco tempo, uma vez que Moreira teria sucesso em ultrapassar Antônio algumas voltas depois.

  A corrida se torna realmente emocionante, imprevisível eu diria, pois os pilotos desse dois pelotões, buscam incessantemente um espaço para uma ultrapassagem. Apesar desse ímpeto, nada muda, já são passadas 15 voltas, e meia pista separa esses dois grupos de pilotos.

  Leonardo Moreira erra uma tomada de curva, e Antônio não perdoa, retomando-lhe o 9º posto, o que dura pouco tempo. Leonardo volta a superar Antônio - essa interesante disputa faz com que eles se afastem de Eduardo Azeredo.

  Ricardo Filé, na liderança, tem uma pequena margem de vantagem sobre Alex, o suficiente para administrar sua posição. Por sua vez, Alex Matos também não tinha o que se preocupar com Marcos, que vinha fazendo uma corrida, defendendo-se curva a curva, dos ataques de Sidnei Castilho.

  Leonardo Moreira, agora a frente de Antônio, consegue imprimir um ritmo forte - faz a melhor volta da corrida (30,220s), não tendo dificuldades de tirar a diferença que o separava de Eduardo. No final do "S" rápido, Moreira colide em Azeredo mas sem que houvesse mudanças de posições. Nessa mesma volta, ao final da 2ª mini reta, mais precisamente na entrada da primeira perna do "S" lento, Moreira põe seu kart por dentro, consegue fazer essa primeira pena com meio kart a frente de Eduardo. Já na segunda perna a preferência era de Eduardo. A situação se inverte, e é Eduardo que tem agora meio kart a frente de Moreira. Eduardo, valendo-se dessa pequena margem deixa seu kart escorregar na saída dessa 2ª perna, jogando Leonardo Moreira de encontro aos pneus. Isso tudo as vistas de Eduardo Maia (diretor de prova), que não titubeou em punir Eduardo Azeredo com um "stop-and-go". Prejuízo para Leonardo, que volta a ficar atrás de Antônio Yparraguirre.

  Rodrigo Lapagesse, depois de resistir mais de ¾ da corrida, é finalmente superado por André Argento, que não tem dificuldades em abrir uma boa margem para Rodrigo, no entanto, não havia mais tempo para buscar Carlos Braga.

  Leonardo Moreira mais uma vez consegue ultrapassar Antônio. Penso até que dessa feita Antônio facilitou sua passagem.

  Ricardo Filé, com uma boa corrida, se mantém a frente de Alex Mattos, que é seguido por Marcos, Sidnei e Carlos. Esses três muito próximos, chamavam as atenções do momento. As demais posições eram sucessivamente preenchidas por: André, Rodrigo, Leonardo, Antônio e Eduardo Azeredo.

  Marcos Berberick comete seu único deslize na corrida, erra a tomada da curva ao final da 1ª mini reta, e Sidnei Castilho não perdoa, toma-lhe o 3º posto, em uma bonita ultrapassagem. Motivado na corrida parte para cima de Alex, que já não mostrava a mesma performance inicial, chega forte no final da 2ª mine reta, ultrapassa Alex e assume a vice-liderança da corrida.

  Final, Ricardo Filé em primeiro, Sidnei Castilho em segundo e Alex Mattos em terceiro.

. Categoria X1

  Essa é uma categoria realmente muito equilibrada. Existe uma diferença muito pequena de performance entre os pilotos, no entanto, faz com que os equipamentos sejam exigidos ao máximo, e com isso a disparidade entre esses bólidos seja mais observada. Nessa etapa Igor Mauro mostrou-se um degrau acima dos demais pilotos, não tendo dificuldades para fazer a pole position, obtendo a melhor volta de qualificação do dia, única abaixo dos 30s (29,700s). As demais posições se alternaram durante todo treino de qualificação. Observem as tabelas a seguir.

 Qualify X3

 PILOTOS 
05 – Guilherme Sabra
06 – Pedro Ricardo
14 – G. Fernandes
03 – Rafael Henning
12 – André Addson
08 – Fábio Cícero
02 – Edson Braga
11 – Quelder Avance
13 – Igor Mauro

Tempo
 1º
2º 
3º 
4º 
5º 
6º 
7º 
8º 
9º 
10º 
1’
02
14
05
08
03
       
 
2’
05
14
08
02
06
       
 
3’
13
05
08
02
14
       
 
4’
13
03
02
05
06
       
 
 Final
13
03
14
02
05
       
 
                   
 

Do lado esquerdo temos a lista de pilotos com o número de seus karts para qualificação. Na parte superior podemos ver a evolução das posições durante a qualificação. Os momentos (tempo) de leitura dessas posições são aproximados.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
13
Igor Mauro
29,700
9
29,950
6
03
Rafael Henning
30,070
8
30,200
7
14
Guilherme Fernandes
30,070
9
30,380
7
02
Edson Braga
30,180
8
30,190
9
05
Guilherme Sabra
30,330
8
30,510
5
06
Pedro Ricardo
30,340
6
31,050
7
11
Quelder Avance
30,450
9
30,950
5
08
Fabio Cícero
30,580
5
30,600
9
12
André Addson
30,660
6
31,270
2

  Sinal verde para a categoria de melhor performance do XKart (X1). Foram necessárias duas largadas para então iniciar efetivamente essa corrida.

  Logo nas voltas iniciais, Guilherme Sabra tenta no final da 1ª mini reta, uma manobra para cima de Edson Braga. Esse, muito atento, não permite o sucesso de Sabra.

  Igor Mauro, dispondo de um dos melhores karts (11), segue na frente, e com apenas três voltas já mantinha uma confortável diferença para Rafael Henning, que por sua vez, já alcançava uma modesta, mas confortável distancia para Guilherme Fernandez, que trás consigo, na sua cola, Edson Braga e Guilherme Sabra.

  Outro bloco se forma iniciado por Pedro Ricardo, Quelder Avance, Fábio Cícero e André Addson.

  Quelder força passagem para cima de Pedro, bate forte, é advertido mas as posições não são alteradas.

  Edson Braga assume o 3º posto com uma boa ultrapassagem sobre Guilherme Fernandez na curva ao final da 1ª mini reta. Vale ressaltar que Edson buscou o lado interno desde o inicio da reta, pegando de surpresa Fernandez.


  Nesse ponto da corrida, Igor Mauro fazendo voltas cada vez mais rápidas, obtém não só a melhor volta da corrida, quanto de todos pilotos do Xkart nessa etapa (29,230s).

  Rafael Henning -atual tricampeão e detentor do título da primeira copa desse ano- faz uma corrida solitária, sem ter como acompanhar Mauro, e com uma administrável vantagem, agora, sobre Edson Braga. Esse por sua vez, tinha Fernandez e Sabra muito próximo. Absolutamente sem distância entre eles.

  No outro pelotão, comandado por Pedro Ricardo, a briga rolava solto (no bom sentido, alguns inevitáveis "totós" eram observados entre eles). Mantinham-se juntos até o presente momento sem trocas de posições. Foi Fábio Cícero que movimentou esse grupo superando Quelder Avance e parte para cima de Pedro. Quelder comete mais um equívoco, fica para trás, e Addson assume seu 8º posto.


  Pedro Ricardo, sem dispor de um equipamento a altura de seu iminente opositor (Fábio Cícero), defende com maestria sua posição. Posso afirmar que nessa altura da corrida era a briga em voga. Cícero exagera seu ímpeto, ao final da 2ª mini reta, colide fortemente com Pedro, que tem que usar de muita habilidade para se manter na pista e a frente de Fábio. Isso valeu ao Cícero uma advertência.

  Henning força, entra no ritmo de Igor, faz voltas bem próxima do tempo de Mauro, mas desanima, possibilitando a aproximação de Edson e cia..

  Igor Mauro já havia ultrapassado Quelder, André e Fábio Cícero. Era a vez de Pedro Ricardo abrir passagem para o líder. Cícero aproveita-se desse momento e quando Pedro Ricardo abriu caminho para Mauro, Fábio Cícero aproveita a brecha e o ultrapassa, assumindo a 6ª posição. Pedro ainda perderia mais uma posição, agora para André Addson ao final da 1ª mine reta.

  A partir desse ponto essa corrida transcorreu sem alguma mudança de posição. Foi marcada sim, pelas disputas entre Guilherme Fernandes (4º) e Guilherme Sabra (5º) e por André Addson (7º) e Pedro Ricardo (8º), que não tiveram sucesso nos seus intentos.

  Final, Igor Mauro em primeiro, seguido por Rafael Henning (2º) e Edson Braga, em terceiro.
 

. Agradecimentos
 
 
Devo sempre salientar e fazer menção com relação a grande ajuda de Marco Affonso, que tem, acima de tudo muita paciência em corrigir os meus repetidos erros de português.

  Como todos sabem, essas matérias só são possíveis de serem feitas devido ao fato de que alguns pilotos se dispuseram a filmá-las. Reitero meus agradecimentos a todos esses anônimos colaboradores.


. Considerações finais

  Muita expectativa envolve a nossa próxima etapa. Será a primeira vez que o Xkart sai do estado do Rio de Janeiro para fazer uma etapa. Isso acontecerá no Kartódromo de Guaratinguetá, em Guaratinguetá - SP. Estaremos lá no dia 19 de novembro e teremos a nossa disposição karts de 9HP e uma pista de asfalto de nível internacional. Sem dúvidas, encontraremos condições ainda não experimentadas por nosso grupo. Até lá, amigos.

Ricardo FG

 
 

 


Mande um e-mail para Ricardo FG

 
Escolha o assunto do E-mail:
Forneça seu nome: 
Forneça seu e-mail:

Escreva sua mensagem:

* Todos os campos são obrigatórios

 

 

 

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.