Bem-vindo ao Site do XKart



 

 

Publicado em 29 de março de 2007
__________________________________________________________________________

De olho na pista
Ricardo FG

XKart - VII Campeonato - 1ª Etapa
Kartódromo Premium

  Caros amigos pilotos. Estou de volta para dar aquela palhinha a respeito da nossa 1ª etapa. Desta feita, com direito a pista surpresa. Os mais pesados se decepcionaram com o traçado, que era muito favorável aos pilotos mais leves.

  Fiz algumas considerações importantes a respeito dessa nossa etapa na matéria de capa em nosso site, o qual convido todos à leitura, para não ser repetitivo.

. Categoria X4
  Mas vamos ao que interessa. X4 na pista, e é de Flavio Caetano o domínio do treino de qualificação (obtém a pole-position com o bom tempo de 31,030s). O estreante Fernando Arruda se destaca, ficando com o terceiro posto. Veja o mapa de qualificação:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
05
Flavio Caetano
31,030
9
31,110
5
15
Sylvio Couto
31,290
7
31,400
5
07
Fernando Arruda
31,390
9
31,560
8
16
Michel Alexandre
31,460
8
31,480
7
23
Gustavo Caetano
31,470
8
31,530
4
04
Rafael Bezerra
31,570
9
31,640
5
14 
Sergio Garcia
31,730
9
31,760
8
11 
Victor Hugo
31,890
7
31,940
8
21 
Luis Britto
32,540
6
32,660
8
10º
22 
Rafael Marques
32,570
3
32,590
2

  Bandeira verde, a disputa começa. Flavio Caetano não tem dificuldades de se manter à frente de Sylvio Couto, que fica a mercê de seus oponentes. Fernando Arruda sente o peso da estréia, tem dificuldades em manter seu posto, perde sua posição para Michel Alexandre, e logo em seguida para Gustavo Caetano. Rafael Bezerra também supera Arruda, mas este se refaz do susto, e na saída do "S", em uma bela manobra, retoma o posto perdido.

  Sylvio Couto contorna a curva de acesso a reta de chegada mais lento. Michel tenta ultrapassá-lo pelo lado direito, mas é Gustavo Caetano que, com uma excelente manobra, não tem dificuldades de fazer uma dupla ultrapassagem pelo lado esquerdo, assumindo o 2º posto na corrida. Michel não se dá por vencido e aperta o cerco sobre Couto, superando-o nessa mesma reta na volta seguinte. Agora é a vez de Sergio Garcia superar Rafael Bezerra, no mesmo ponto, mas por pouco tempo, pois Bezerra retomaria seu posto na curva conhecida como Faixa de Gaza.

  Flavio Caetano, em primeiro, mantinha uma confortável distancia para Gustavo, que era seguido por: Michel Alexandre, Sylvio Couto, Fernando Arruda, Rafael Bezerra, Sergio Garcia, Victor Hugo, Luis Britto e Rafael Marques. Sendo esses dois últimos também estreantes.

  Agora é a vez de Sylvio recuperar a terceira posição de Michel Alexandre, a frente de todos, no final da reta de chegada. Apesar de ultrapassar Alexandre, Couto não consegue se afastar, o que possibilitou a formação de um pelotão composto por Michel, Fernando e Bezerra.

  A corrida se desenvolve sem alterações, com Michel atacando Sylvio, que se defendia com maestria. Aos poucos Couto vai ganhando terreno de Michel, que fica na alça de mira de Arruda. Rafael Bezerra perde contado com Fernando e passa administrar o sexto posto.

  Victor Hugo supera Sergio Garcia, assume a sétima posição e é precedido por Luis Britto e Rafael Marques.
Flavio Caetano, na frente, não tem a menor dificuldade, sobra na pista, faz a melhor volta da corrida (31,800s), vencendo de ponta a ponta.

  Final, Flavio Caetano, em primeiro; Gustavo Caetano, em segundo; Sylvio Couto, em terceiro; Michel Alexandre, em quarto; e Fernando Arruda, em quinto, formam o pódio da X4.

. Categoria X3
  Luiz Paulo inicia este ano, agora na categoria X3, na mesma posição que terminou no ano passado. Domina facilmente o treino de qualificação e, com uma volta em 30,780s, obtém sua primeira pole-position do ano. Reparem que essa é uma das categorias em que os pilotos tem que fazer mais correções de peso (peso mínimo 85kg). No entanto o que podemos observar é um pleno domínio dos pilotos mais leves. A exceção fica por conta do piloto Roberto Lapagesse que, atrasado, quase perde o treino e a corrida. Veja o grid de largada:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
23
Luiz Paulo
30,780
9
30,940
5
15
Marcio André
30,970
8
31,250
5
16
Marcio Viana
31,040
7
31,220
9
11
Daniel Duarte
31,050
8
31,270
9
22
Alan Mattos
31,060
6
31,150
7
14
Luis Rocha
31,260
8
31,290
6
05
André Argento
31,280
5
31,330
3
03
Ricardo FG
31,540
7
31,690
9
20
Antonio Yparraguirre
31,610
8
31,670
6
10º
04
Roberto Lapagesse
31,880
3
32,290
4

  Agora é a vez dos motores, da categoria X3, falarem mais alto. Luiz Paulo larga bem sem dar chances a Marcio André, que sente o peso de sua reestréia. Marcio André fica para o ataque de Marcio Viana, que o ultrapassa e assume o segundo posto. Antônio Yparraguirre chega forte e supera Ricardo FG na conhecida parte do circuito, chamada de Faixa de Gaza.

  Luiz Paulo e Marcio Viana se afastam dos demais pilotos. Não há espaço entre Marcio André, Daniel Duarte, Alan Mattos, Luis Rocha e André Argento. Sobem a reta oposta praticamente lado a lado, entram na Faixa de Gaza, e quem acaba perdendo várias posições é Daniel Duarte, sendo superado por Alan e Rocha. Daniel, ainda sob o efeito das sucessivas perdas, inicia mal a reta de chegada e André Argento não perdoa ultrapassando-o no final dessa reta.

  Marcio André, Alan e Rocha sobem juntos a reta oposta, e com uma boa manobra, Luis Rocha supera Mattos na Faixa de Gaza.

  André Argento passa a ter muito trabalho para se manter a frente de Daniel que, recuperado do susto, volta ao seu ritmo normal. Antonio Yparraguirre mostra que tem muita dificuldade de controlar seu kart nas curvas de baixa velocidade, e com isso defender os sucessivos ataques de Ricardo FG. Roberto Lapagesse, muito próximo de Ricardo, segue na última posição.

  Marcio André, Luis Rocha e Alan Mattos seguem juntos a reta de chegada. Alan, por dentro faz boa manobra, ultrapassa em seqüência Rocha e Marcio André, assumindo o terceiro posto na corrida. Marcio André, sem uma boa performance, fica para o ataque de Rocha. Chegam lado a lado na Faixa de Gaza. Marcio André perde o controle de seu kart, roda, e retorna a corrida na última posição.

  Nesse momento tínhamos as posições sendo ocupadas pelos seguintes pilotos: Luiz Paulo em primeiro, seguido por Marcio Viana, Alan Mattos, Luis Rocha, André Argento, Daniel Duarte, Antonio Yparraguirre, Ricardo FG, Roberto Lapagesse e Marcio André.

  Rocha não dá sossego a Mattos, mostrando-se muito bem preparado para essa prova.

  Algumas voltas são passadas e as posições continuam inalteradas. Luiz Paulo, com uma corrida impecável, segue na frente, fazendo a melhor volta da prova (30,640s), tendo Marcio Viana a média distância.

  Alan, Rocha e Daniel formam um pelotão, sem que houvesse espaços entre eles. André Argento não consegue acompanhar, perde espaço e passa a fazer uma corrida solitária, já que mantinha um confortável espaço de pista para o pelotão seguinte, formado, também sem espaço, por Antonio, Ricardo e Roberto. Mas para trás Marcio André tentava uma recuperação.

  Durante algumas voltas, os pilotos acirram suas brigas nos pelotões. Rocha coloca seu kart ao lado do de Alan, sobem a reta de chegada, fazem praticamente lado a lado a curva em seguida, para somente consumar sua ultrapassagem no final da reta oposta.

  Ricardo consegue ultrapassar Antonio na curva de entrada da reta de chegada, mas Antonio, com mais velocidade, chega ao final dessa reta a frente de Ricardo. Essa mesma manobra se repetiria na volta seguinte, e mais uma vez Antonio recuperaria sua posição. Roberto, muito próximo desse dois pilotos aguardava uma oportunidade para tentar alguma coisa.

  Sem que se observasse uma explicação, Marcio Viana perde rendimento, se afasta de Luiz Paulo e fica para o ataque de Luis Rocha, Alan e Duarte. Em seqüência, Rocha supera Viana, e Duarte supera Alan. Acredito que após esse susto Viana tenha "acordado". Parte para cima de Rocha e recupera sua posição (2º lugar).

  No pelotão final, Antonio Yparraguirre, sem uma boa performance, segura como pode Ricardo, Roberto e agora também a Marcio André. Ricardo sai da Faixa de Gaza lado a lado com Antonio, fazendo juntos o "S", e quando estavam dividindo a curva de acesso a reta de chegada, a colisão se torna inevitável. Sorte para Roberto Lapagesse, que teve a paciência de esperar, ultrapassando-os sem dificuldades. Marcio André também se dá bem e sai na frente de Antonio e Ricardo.

  Duarte, nas últimas voltas, ainda tentaria um ataque a Rocha, mas sem sucesso.

  Luiz Paulo vence a corrida de ponta a ponta, com Marcio Viana em segundo, seguido por: Luis Rocha, Daniel Duarte e Alan Mattos.

. Categoria X2
  Eduardo Azeredo, Leonardo Moreira e Carlos Braga são os nomes da qualificação. Alternavam entre si a honra de ser o piloto mais rápido do treino. Mérito para Carlos Braga que fechou a seção no primeiro posto. Robson foi quem mais os incomodou, permanecendo a partir do segundo minuto do treino, e até o seu término, na segunda colocação. Veja o "grid" com os melhores tempos:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
23
Carlos Braga
30,720
8
30,940
7
05
Robson Loureiro
30,780
8
30,800
9
20
Eduardo Azeredo
30,880
7
30,890
8
19
Leonardo Moreira
30,960
5
31,040
7
21
Sidnei Castilhos
30,990
9
31,080
7
07
Rodrigo Lapagesse
31,000
9
31,100
8
11
Rafael Torres
31,140
4
31,170
5
15
Alex Mattos
31,230
9
31,280
7
14
Leonardo Schneider
31,350
6
31,370
7
10º
22
Lucas Padua
31,390
8
31,560
7
11º
17
Sergio Weydt
32,420
6
32,740
3

  Está aberta a temporada 2007 para a X2. Os pilotos se estudam, e logo se formam três pelotões, compostos por 4, depois 3, e por último 4 pilotos, sem que as posições de largada fossem alteradas.
Isso não dura mais que 4 voltas, tempo que Rodrigo Lapagesse necessitou para superar Sidnei Castilhos. Rafael Torres, que vinha logo atrás de Lapagesse, também aproveita e toma o lugar de Castilhos. Essas ultrapassagens ocorreram no final de reta de chegada.

  Alex Mattos consegue se afastar do pelotão final, na tentativa de alcançar Sidnei.

  Carlos, a frente, consegue uma pequena vantagem, fruto do ataque de Eduardo Azeredo para cima de Robson Loureiro, a culminar com uma excelente ultrapassagem na Faixa de Gaza. No pelotão final é Leonardo Schneider quem supera Lucas Pádua.

  Rodrigo Lapagesse perde espaço para o grupo a frente, permitindo o ataque de Rafael Torres. Sidnei Castilhos, muito próximo, acompanha esses dois.

  Alex Mattos perde contato com Castilhos mas se afasta razoavelmente de Lucas Pádua, que superara a Leonardo Schneider.
Leonardo Moreira sente que tem mais kart que Robson e parte para o ataque. É na Faixa de Gaza que Moreira passa a ocupar o terceiro posto de Loureiro.

  A briga é excelente no pelotão final, agora é a vez de Sergio Weydt (conhecido como Serjão) botar as garras de fora e ultrapassar Leonardo Schneider, ocupando assim o 10º posto.

  Moreira, agora muito próximo de Azeredo, tenta a mesma manobra realizada sobre Loureiro, mas não consegue controlar seu kart, espalha, e Eduardo consegue retomar a posição, consumando um belo "x".

  Nesse momento na corrida as posições eram as seguintes: Carlos Braga na frente, seguido por: Eduardo Azeredo, Leonardo Moreira, Robson Loureiro, Rodrigo Lapagesse, Rafael Torres, Sidnei Castilhos, Alex Mattos, Lucas Pádua, Sergio Weydt e Leonardo Schneider.

  Eduardo, Leonardo e Robson estavam, a essa altura, muito próximos. Azeredo abre um pouco mais na saída da curva da Faixa de Gaza. Leonardo vem junto mais por dentro que Azeredo, com Robson na sua cola. A próxima curva é para direita, a primeira perna no "S". Nesse ponto Azeredo, por dentro e fora do traçado, perde a traseira de seu kart, Leonardo freia forte, não bate, ou pelo menos não é o causador da perda de controle de Azeredo, que lhe passa a frente, mas é inevitavelmente acertado por Robson Loureiro, que tentava se esquivar da forte redução de velocidade de Moreira. Conclusão: Eduardo volta a pista em sexto lugar a frente de Sidnei Castilhos; e Robson, em quarto na cola de Rodrigo Lapagesse. Essa é a minha leitura desse episódio, um lance absolutamente normal. No entanto tive oportunidade de conversar sobre esse assunto com Eduardo, que se mostrou muito aborrecido, julgando-se posto para fora da prova por seu iminente adversário. A situação de Eduardo ainda ficaria pior, pois que ainda sob o choque do ocorrido, sofre novo acidente no mesmo lugar, quando estava sob ataque de Castilhos. Transtornado, abandona a corrida.

  A corrida segue seu curso, com Carlos Braga na liderança. Leonardo Moreira, um pouco mais afastado, mas livre de oponentes, inicia uma corrida para recuperar a distância perdida para Braga. Rodrigo Lapagesse, em terceiro lugar, é muito pressionado por Loureiro (4º) que por sua vez tem Torres (5º) no seu calcanhar. As demais posições são ocupadas por: Sidnei Castilhos, Alex Mattos, Lucas Pádua, Sergio Weydt e Leonardo Schneider.

  Leonardo Moreira se aproxima cada vez mais de Carlos Braga, enquanto Lapagesse se afasta de Robson Loureiro. Esse, por sua vez, passa a liderar um pelotão com Torres e Sidnei muito próximos. No pelotão final Sergio vai para cima de Lucas mas suas investidas não são bem sucedidas. É Leonardo Schneider que faz excelente manobra, superando em seqüência a Sergio e Lucas, mas esse fica sem tomada para curva ao final da reta de chegada, sendo obrigado a reduzir muito e se vê vencido por Lucas e Sergio.

  A corrida vai chegando ao final, não há alterações de posições. Leonardo Moreira vem fazendo voltas cada vez mais rápidas, ficando com a melhor volta da corrida (30,360s), e a distância para Carlos Braga diminui acentuadamente.

  Quem nos leva a atenção nesse momento é Robson, Rafael e Sidnei, que partem para uma grande disputa. Em uma passagem desses pilotos na reta de chegada, a frente de todos os espectadores, Sidnei Castilho tenta um recurso duvidoso em seu kart. É flagrado acionando uma grande manivela, em busca de mais giros em seu motor, na tentativa de ultrapassagem de Rafael Torres, mas para felicidade de nosso esporte, sem sucesso. No entanto, na volta seguinte, Sidnei aparece a frente de Torres e Loureiro. Será que a tal manivela tardou mas não falhou? Somente Sidnei deve ter essa resposta para nos dar!

  A corrida vai chegando ao final. Não deveria faltar mais que seis voltas nesse ponto, quando finalmente Leonardo Moreira chega definitivamente em Carlos Braga. Leonardo sente que é esse o seu momento na corrida, coloca Braga em cheque por várias vezes. Até que força um pouco mais o acesso a curva da Faixa de Gaza, perde o controle de seu kart, quase bate nos pneus de proteção. Leonardo não chega a perder seu segundo posto para Rodrigo, mas no entanto perde contato com Braga.

  Final de corrida, Carlos Braga é o grande vencedor, com Leonardo Moreira em segundo seguido por: Rodrigo Lapagesse, Sidnei Castilhos e Robson Loureiro.

. Categoria X1
  Igor Mauro teve que esperar que seu kart fosse reparado, para então entrar na pista para qualificação. Já eram passados dois minutos de treino quando finalmente ele entrou na pista. A meu ver um lamentável equivoco do funcionário do kartódromo, que não observou essa manutenção. Mas felizmente isso não foi problema para o menino, haja vista que já ocupava a primeira posição, logo na primeira volta valendo tempo, e assim ficou até o final do treino. Veja o "grid" de largada:

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
07
Igor Mauro
30,350
6
30,370
3
21
Rafael Henning
30,380
10
30,490
6
03
André Addson
30,460
10
30,510
9
04
Guilherme Sabra
30,480
10
30,540
9
19
Fabio Cícero
30,510
6
30,520
4
16
Quelder Avance
30,560
9
30,590
6
20
Edson Braga
30,760
8
30,790
7
22
Ricardo Filé
30,760
7
30,800
3
11
Pedro Ricardo
31,000
6
31,070
7


  Finalmente chega a vez da categoria máxima do Xkart iniciar sua temporada de 2007. Igor Mauro larga bem e já dá mostras que está muito bem preparado para essa prova.

  Passam-se algumas voltas, as posições não são alteradas, mas não foi por falta de tentativa, uma vez que Quelder Avance chegou a ficar ao lado de Fábio Cícero, mas não consegui concretizar a ultrapassagem.

  Do primeiro colocado ao último não há distancias entre os pilotos, e o primeiro piloto a ter sucesso em suas investidas é Guilherme Sabra. Ultrapassa André Addson no final da reta de chegada. Uma bela manobra.

  Quelder Avance, muito atento, aproveita a distração e o descuido de Fábio Cícero e o ultrapassa exatamente na mesma posição da ultrapassagem de Sabra. Fábio Cícero ainda sob efeito desse episódio tem muita dificuldade para evitar a ultrapassagem de Edson Braga. Dessa forma sobem a reta oposta com Quelder a frente, tendo Cícero e Edson praticamente lado a lado. O mesmo ocorria com Ricardo Filé e Pedro Ricardo, imediatamente atrás de Edson. Ao final dessa reta, no acesso a curva da Faixa de Gaza, Braga se vê bloqueado por Cícero o que facilitou a vida de Filé e Pedro que lhe ultrapassaram.

  Mais a frente, na entrada da reta de chegada, Fábio Cícero e Ricardo Filé "se estranham". Mais uma vez os quatro pilotos ficam lado a lado (Cícero com File e Pedro com Edson). Ricardo Filé não tem sucesso em sua investida, enquanto Edson Braga consegue recuperar uma posição ultrapassando Pedro Ricardo. Em seguida, Edson ultrapassa Filé na curva da Faixa de Gaza.

  Na frente, Igor Mauro ganha terreno, se afasta de Rafael Henning que começa a ter muito trabalho com Sabra no seu encalce.
As posições são as seguintes: Igor Mauro em primeiro, dispondo de uma boa folga sobre Rafael Henning, em segundo, que trás muito próximo Guilherme Sabra, André Addson, Quelder Avance, Fábio Cícero, Edson Braga, Ricardo File e Pedro Ricardo.

  Pedro Ricardo consegue boa saída de curva, entra na reta de chegada mais forte que Filé e não tem trabalho para tomar-lhe o oitavo posto.

  André Addson tem um momento difícil na corrida, é superado em seguida por Quelder Avance e Fábio Cícero. Resta a Addson recuperar o fôlego e partir para uma recuperação.

  Para facilitar o entendimento da corrida pelos senhores leitores, temos nesse momento a liderança tranqüila de Igor Mauro, que vem fazendo uma corrida impecável. Rafael Henning e Guilherme Sabra disputam o segundo posto porquanto Quelder Avance, Fábio Cícero e André Addson disputam arduamente essas posições. Um pouco mais afastado Edson Braga trás Pedro Ricardo e Ricardo Filé muito próximos.

  Passam algumas voltas e as posições não são alteradas, mas tanto Sabra quanto Cícero dão muito trabalho aos seus oponentes, Henning e Avance, respectivamente. Rafael Henning é obrigado a comprometer sua performance, na tentativa de se defender dos inúmeros ataques de Sabra Isso permite com que Quelder, Cícero e Addson cheguem para aumentar essa disputa.

  Guilherme Sabra é surpreendido por uma investida suicida de Quelder, no final da reta de chegada. Avance chega a estar a sua frente, mas no entanto não foi difícil para Guilherme aplicar-lhe um 'X", e retomar sua posição. Fábio Cícero aproveita-se da situação e ultrapassa Quelder também, e inicia a reta oposta com mais potência que Sabra, ultrapassando-o antes mesmo de chegar a curva da Faixa de Gaza.

  Igor Mauro não tem problemas para liderar a prova, muito pelo contrário, com pista livre a sua frente, faz voltas muito boas inclusive a melhor da corrida (29,790s).

  Rafael Henning mais uma vez dá um show de pilotagem ao permanecer em segundo lugar, a frente de seus adversários: Cícero, Sabra, Quelder e Addson, que não lhe davam tréguas. Edson Braga, Pedro Ricardo e Filé fechavam as últimas posições.

  Guilherme Sabra ultrapassa Cícero na entrada de reta de chegada. Quelder aproveita e vem junto superando a Fábio também. Mas, no entanto, Cícero não se dá por rogado - parte para cima de Quelder, dividem a curva da Faixa de Gaza, saem dela lado a lado, Fabio, à sua direita, tem a preferência para entrar nos "SS", mas a colisão acontece. Avance força mais que o devido, colide com Fábio, uma vez que os pneus crescerem em sua direção. Fábio Cícero retorna a corrida na última posição enquanto esse episódio levaria Quelder a cumprir um "stop-and-go", sendo-lhe permitido voltar a corrida somente atrás de Cícero.

  Igor segue fazendo uma corrida tranqüila, à espera da bandeira quadriculada. Enquanto isso Rafael Henning é obrigado a fazer, por diversas vezes, um traçado defensivo para manter a posição. Isso não lhe confere uma boa performance e possibilita a aproximação de André Addson em Guilherme Sabra e até de Edson Braga em Addson.
O final da corrida se aproxima - Rafael, Sabra, Addson e Edson passam a serem oa centros das atenções. Pedro Ricardo , apesar de sofrer o forte ataque de Ricardo Filé também se aproxima do pelotão a frente. Fábio Cícero e Quelder Avance, protagonistas do incidente, ocupam as últimas posições.

  Guilherme Sabra, muito inspirado nesse dia, faz excelente manobra na curva da Faixa de Gaza, fica lado a lado com Rafael e na entrada dos "SS" consuma sua ultrapassagem passando a ocupar o segundo lugar na corrida. Henning quase teve o terceiro posto perdido para Addson, mas essa investida não teve sucesso.

  Ricardo Filé, na última curva da corrida supera Pedro Ricardo, e termina em sexto lugar.

  Final: Igor Mauro em primeiro, Guilherme Sabra em segundo, seguido por Rafael Henning, André Addson e Edson Braga.

. Agradecimentos
  Mais uma vez, nosso amigo Marco Affonso, é a quém devo meus reiterados agradecimentos, pois cabe-lhe a enfadonha tarefa de manter a Língua Portuguesa.

  Lembro que não são menos importantes, aqueles que se dispuseram a realizar as filmagens. São, também, merecedores de créditos


Ricardo FG

 
 

Mande um e-mail para Ricardo FG

 
Escolha o assunto do E-mail:
Forneça seu nome: 
Forneça seu e-mail:

Escreva sua mensagem:

* Todos os campos são obrigatórios

 

 

 

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.