Bem-vindo ao Site do XKart



 

 

Publicado em 04 de maio de 2007
__________________________________________________________________________

De olho na pista
Ricardo FG

XKart VII Campeonato 2007
2ª Etapa 2007
Rio Shopping Kart Indoor

Caros amigos pilotos. Chegou a hora de aplicar, o que seria, a principal mudança para o campeonato de 2007. Estou falando do grid invertido. É a primeira vez que vamos empregá-lo, as expectativas aumentam diretamente com grau de dificuldade de ultrapassagem, oferecida pela pista do Rio Shopping Kart Indoor. Outra coisa curiosa é que não foram abolidos os 5 min de qualificação, agora utilizado como treino livre. Como não poderia deixar de ser, todas as voltas foram cronometradas. Aproveito para exibir os melhores tempos obtidos por cada piloto, mas lembrando que não se trata de uma qualificação, e isso dá o direito ao piloto de fazer o que melhor lhe convier nesse treino. Portanto, exibirei para cada categoria o grid de largada (invertido em relação ao resultado da prova anterior), com os respectivos tempos obtidos no treino livre que antecede a prova:

Outros detalhes sobre a etapa o amigo leitor pode obter em nossa matéria de capa: Matéria

Vejam os grids de largadas (invertido em relação ao resultado da prova anterior), com os respectivos tempos obtidos nos treino livres que antecede a prova:

 

. Categoria X4

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
04
Rafael Marques
27,070
10
28,210
7
06
Luis Britto
28,240
7
28,350
8
03
Sergio Garcia
27,200
4
27,310
8
05
Victor Hugo
27,180
11
27,580
10
12
Rafael Bezerra
27,470
3
27,520
4
10
Fernando Arruda
27,060
8
27,380
7
14
Michel Fonseca
27,470
4
27,680
9
07
Sylvio Couto
27,570
8
27,700
10
02
Gustavo Caetano
26,810
8
27,370
10
10º
01
Flavio Caetano
27,390
5
27,490
6

Sinal verde, Rafael Marques não consegue boa largada, é ultrapassado, na parabólica por Luis Brito e Sergio Garcia. No entanto, Brito chega muito forte na curva "Pearl Harbor", espalha, os pilotos freiam forte - a confusão se forma. Luis Brito perde duas posições: uma para Rafael Marques, que reassume a liderança e outra para Sergio Garcia. As posições ainda nem estavam bem definidas quando na entrada do miolo, Luis tenta outra manobra arriscada. Erra o cálculo e colide fortemente em Sergio. O kart de Garcia roda e para atravessado na pista, nova confusão, os pilotos tentam sair do enrosco. Vitor Hugo tenta passar por fora, mas é pego involuntariamente por Michel Fonseca e fica preso nos pneus.

Ao completarem a primeira volta, Rafael Marques passa em primeiro lugar, seguido por: Luis Brito, Fernando Arruda, Sylvio Couto, Michel Fonseca, Rafael Bezerra, Augusto Caetano, Flavio Caetano e Vitor Hugo.

Michel Fonseca freia mais tarde na curva "Pearl Harbor" para ultrapassar Sylvio Couto, que por sua vez tem que se esforçar muito para não perder também posição para Rafael Bezerra.

Luis Brito não consegue acompanhar Marques que abre uma pequena vantagem, mas Brito seria obrigado a entrar nos boxes para cumprir um "Stop-and-Go", fruto de seu erro de cálculo.

Michel Fonseca repete a manobra no mesmo lugar, agora sobre Fernando Arruda, e assume o segundo posto na corrida. Flavio Caetano aparece a frente de Gustavo, e parte para cima de Rafael Bezerra.

Passam algumas voltas e as posições não se alteram. Rafael Marques, em primeiro, mantém uma discreta vantagem sobre Michel Fonseca, Fernando Arruda e Sylvio Couto que vinham disputando palmos da pista. Mais afastado, outro pelotão, formado agora por Rafael Bezerra, Flavio Caetano e Gustavo Caetano. Um espaço maior separava Sergio Garcia desse grupo. Completavam as posições finais Luis Brito e Vitor Hugo.

Michel Fonseca passa a se defender dos ataques de Arruda. Com isso Rafael Bezerra chega em Sylvio, trazendo consigo Flavio e Gustavo. Sergio Garcia, mais afastado tenta se aproximar, enquanto Victor Hugo parte para o ataque a Luis. Hugo exagera o ímpeto e fica nos pneus.

Fonseca consegue impor algumas boas voltas, se afastando um pouco de Arruda, que fica para o ataque de Couto. As distâncias entre os karts do primeiro colocado ao sétimo eram basicamente as mesmas, praticamente juntos.

Fernando volta a atacar Michel, e juntos chegam em Rafael Marques, que administrava com competência sua primeira posição. O que Rafael Marques não contava era encontrar Victor Hugo praticamente parado na entrada da segunda perna do "S". Marques freia forte, perde o traçado e Michel Fonseca não perdoa, assumindo o primeiro lugar na corrida. Marques ainda tentou recuperar sua posição de Fonseca, com Fernando Arruda muito próximo a espera de alguma oportunidade, porém sem sucesso.

Rafael Bezerra parte para o ataque a Sylvio, e um pouco mais para trás era Gustavo que dava muito trabalho a Flavio Caetano. Mais afastados ainda e sem uma disputa direta vinham Sergio Garcia, Luis Brito e Vitor Hugo. Realmente não era o dia para o piloto Hugo. Além de todos os problemas descritos ainda é obrigado a trocar de kart, fruto de uma falha técnica.

Fernando Arruda faz mais forte a curva de acesso a reta principal, chega a colocar seu kart ao lado do de Rafael, mas não consegue consumar a ultrapassagem, mantendo-se no 3º posto.

Rafael Bezerra tem mais sucesso e ultrapassa Sylvio Couto, enquanto Gustavo tentava de todas maneiras encontrar uma maneira de superar Flavio Caetano. Imbuído cada vez mais desse intuito, Gustavo erra a freada na entrada do "S", roda, tenta voltar e fica preso nos pneus. Perde posições para Sergio Garcia e Luis Brito, retornando a pista exatamente atrás de Michel Fonseca.

Nesse momento Michel é o primeiro seguido por Marques, Arruda, Bezerra, Sylvio, Flavio, Sergio, Brito, Gustavo e Victor Hugo.

Gustavo Caetano, apesar de estar em penúltimo lugar, não tem dificuldades de acompanhar bem de perto o líder Michel Fonseca - faz a melhor volta da prova (26,690s) e mostra que tinha todas possibilidades de estar disputando as primeiras posições. Caetano muito espertamente faz a opção de escoltar Fonseca. Chegam juntos em Luis Brito e numa bandeira azul para permitir passagem do líder, Caetano aproveita e toma de Brito o oitavo lugar.

Rafael Bezerra erra a saída do "S", e Sylvio Couto volta a ocupar o quarto lugar. Com esse erro Bezerra perde contato com Sylvio, que passa a atacar fortemente Fernando Arruda.

Michel Fonseca chega em Sergio Garcia, que recebe bandeira azul, abre para dar passagem a Fonseca e mais uma vez, muito atento, Gustavo Caetano aproveita e supera Sergio, voltando ao sétimo posto.

Sylvio Couto tenta uma manobra sobre Fernando Arruda, chegam a colocar seus karts lado a lado na reta principal, mas Arruda consegue se manter na frente de Sylvio na curva seguinte (parabólica). A briga desses dois pilotos torna-se mais intensa, o que permite a Rafael Marques uma folga no segundo posto. Os toques entre esses dois pilotos ficam ainda mais fortes, até que Sylvio Couto bate e tira Arruda do traçado Isso na curva conhecida por "Pearl Harbor". Tanto Fernando quanto Sylvio chegam a parar seus karts e quem se dá bem é Rafael Bezerra, que assume o terceiro lugar na corrida.

Arruda consegue voltar a frente de Sylvio mas antes de chegarem a linha final, Couto tenta mais uma vez superar Arruda, agora com sucesso. Cruza a linha de chega em 4º lugar, no entanto, o Diretor de Prova considerou inadequada a ultrapassagem punindo-o com uma troca de posição. Final, Michel Fonseca vence a corrida seguido por Rafael Marques, Rafael Bezerra, Fernando Arruda e Sylvio Couto.

. Categoria X3

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
06
Ricardo FG
27,090
7
27,540
11
07
Antonio Yparraguirre
26,480
10
26,660
11
14
Marcio André
27,390
7
27,530
10
12
Roberto Lapagesse
27,700
10
27,180
9
05
André Argento
26,540
11
26,700
10
10
Alan Mattos
27,060
6
27,070
8
04
Daniel Duarte
26,450
6
26,630
5
01
Luis Rocha
26,630
10
26,970
8
03
Marcio Viana
27,040
10
27,330
6
10º
13
Marcos Berberick
26,350
6
26,670
9

 

Largada autorizada. Ricardo FG se mantém a frente, chegam juntos na curva "Pearl Harbor". Daniel Duarte surpreende Alan Mattos, coloca seu kart pelo lado interno dessa curva, força o toque lateral, e assume a sexta posição.

Roberto Lapagesse tem problemas na curva parabólica, perde quatro posições, e passa a ocupar o oitavo posto na corrida.

Marcos Berberick supera Marcio Viana e passa a ocupar a penúltima posição dando inicio a sua corrida de recuperação.

Ricardo FG segue em primeiro mais com muita dificuldade de manter a posição. Antônio Yparraguirre vem literalmente colado na traseira do kart de Ricardo FG. Após completarem duas voltas no final do retão, Yparraguirre supera Ricardo ao contornar a parabólica. Por sua vez, Marcio André aproveita que Ricardo está na parte suja da pista e também o supera. Por pouco Ricardo não perde também seu posto para André que vinha logo atrás.

Daniel Duarte, força, ultrapassa Argento e passa a perseguir fortemente a Ricardo FG.

Antônio segue com facilidade na frente. Já dispõe de uma boa vantagem para Marcio André que tem muita dificuldade para se manter a frente de Ricardo FG.

A corrida tem as seguintes posições no momento: Antônio Yparraguirre em primeiro, seguido por Marcio André, Ricardo FG, Daniel Duarte, André Argento, Alan Mattos, Luis Rocha, Roberto Lapagesse, Marcos Berberick, e Marcio Viana.

Ricardo FG chega em definitivo em Marcio André, faz a 2ª perna do "S" melhor, e não tem dificuldade de superar Marcio no acesso a grande reta. Daniel tenta vir junto de Ricardo, mas Marcio André percebe a tempo a manobra de Duarte, fecha a porta no final da reta e se mantém no terceiro posto.

Marcos Berberick dá curso a sua corrida de recuperação, ultrapassa Roberto Lapagesse e passa a ocupar o oitavo lugar.

Duas corridas se formam nesse momento: uma solitária, de Antônio e outra com Ricardo, que com uma performance aquém da sua capacidade, se mantinha a frente de um grande pelotão, formado pelos nove demais pilotos, todos muito próximos.

Luis Rocha parte para cima de Alan Mattos, consegue estar a sua frente na saída da curva "Pearl Harbor", mas Alan, muito expertamente se mantém no lado emborrachado da pista, e com isso, retoma sua posição na subida de acesso a parte interna do circuito.

A intensa briga de Daniel Duarte e Marcio André acaba em colisão na entrada da segunda perna do "S". Isso possibilitou que André Argento voltasse ao terceiro posto e que Marcos Berberick assumisse a quarta colocação na corrida, pois, Berberick pôde ultrapassar seguidamente a Luis Rocha, Daniel Duarte e Marcio André. Duarte volta na quinta colocação logo atrás de Marcos Berberick, enquanto Marcio André tem menos sorte e volta apenas na oitava colocação, a frente de Luis Rocha e Alan Mattos.

Para melhor entendimento dos prezados leitores, informo que as posições são as seguintes: Antonio (primeiro), Ricardo, Argento, Marcos, Daniel, Roberto, Viana, Marcio André, Luis e Alan.
Mas isso não demora muito, pois Daniel Duarte ultrapassa a Marcos Berberick na curva "Pearl Harbor" e passa a atacar Argento novamente.

Definitivamente, Ricardo FG não conseguia impor uma boa performance - não demora muito para estarem todos juntos novamente na sua cola. André Argento que vinha forçando muito para cima de Ricardo perde tração na saída do "S", Daniel percebe a oportunidade de colocar seu kart entre a proteção de pneus e o kart de Argento. Sorte para Duarte, porque nessa posição existe uma proteção de acrílico nos pneus, senão, seguramente teria ficado preso nos pneus. Dessa forma, consegue iniciar a reta principal ao lado de Argento e não tem dificuldades de chegar ao final dessa reta ocupando a terceira posição.

Enquanto isso, acontecia uma outra boa briga que era protagonizada por Roberto Lapagesse, Marcio Viana e Luis Rocha. Viana tenta ao final da reta principal superar Roberto, que por sua vez deixa o lado sujo da parabólica para Viana. Isso facilitou a vida de Rocha que não teve dificuldade em superar Viana na curva "Pearl Harbor".

Agora é a vez de Ricardo FG sofrer os ataques de Daniel Duarte. Ricardo se mantinha a frente e trazia junto: Duarte, Argento e Berberick. Daniel Duarte tenta encontrar um espaço para ultrapassar Ricardo na entrada da parabólica. Erra o cálculo, colide na traseira do kart de Ricardo. A força da colisão leva tanto Ricardo quanto Duarte para a parte suja da curva. André Argento aproveita da situação e ultrapassa esses dois pilotos e passa a ocupar o segundo posto. Ricardo consegue voltar para o traçado, traz junto Daniel e Marcos Berberick.

Antônio Yparraguirre segue com tranqüilidade na frente, tem uma ampla vantagem para André Argento, segundo colocado. Pode inclusive se dar ao luxo de poupar seu kart a espera da bandeirada final.

Livre de Ricardo FG, Argento não tem dificuldades em abrir de imediato uma confortável distancia para FG. Até porque Ricardo era obrigado a fazer um traçado mais lento para poder se defender dos inúmeros ataques de Duarte. Mas isso não foi por muito tempo, uma vez que Daniel não teve dificuldade para impor a força do motor de seu kart, para superar Ricardo na subida de acesso ao "S".

Agora as posições da corrida são as seguintes: Antônio, Argento, Duarte, Ricardo, Marcos, Roberto, Luis, Viana, Alan e Marcio André.
Luis Rocha tenta achar um espaço no final da grande reta, mas Lapagesse fecha a porta e por muito pouco Rocha não fica preso nos pneus. Em uma nova tentativa, Rocha tem mais sucesso e passa a ocupar o sexto lugar de Roberto.

Marcos Berberick, a essa altura da corrida, vinha em quinto lugar atacando Ricardo FG. Excelente corrida desse piloto que vinha da última posição no grid de largada. Mas a sorte não estava do seu lado. Na saída da curva "Pearl Harbor" Berberick é vítima de uma pane técnica em seu kart, sendo obrigado a substituir seu equipamento e ver ir por terra um belo trabalho na corrida.
Luis Rocha, com caminho livre, não tem dificuldade de chegar em Ricardo FG, que a essa altura da corrida dava mostras de perder ainda mais força em seu motor.

Antônio segue na frente com a mesma facilidade de antes, sendo seguido de longe por Argento com Daniel na sua cola. Mais afastado Ricardo FG traz consigo Luis Rocha, Roberto Lapagesse, Marcio Viana e Alan Mattos. Marcio André, sem contato com esse pelotão, se mantém afastado. Na última posição, uma volta atrás, vinha Marcos Berberick.

Luis Rocha tenta, mais uma vez, fazer uma ultrapassagem no final da grande reta. Agora quem estava a sua frente era Ricardo FG. Mais uma vez, seu procedimento não lhe trouxe sucesso. O pior é que a sua sorte não lhe foi das melhores, teve seu kart preso por debaixo dos pneus o que lhe proporcionou perder diversas posições. Retornou a corrida apenas a frente de Marcos Berberick, mas na cola de Marcio André.

Daniel Duarte quando se viu livre de Ricardo FG, fez voltas muito boas, inclusive a melhor da corrida (26,010s) motivo que o levou tão rapidamente a tirar toda a distância obtida por Argento. Ficou em sua cola por pouco tempo, conseguindo ultrapassar Argento para ocupar o segundo posto na corrida.

Nas últimas voltas Rocha supera Marcio André tomando-lhe a oitava colocação.

Ricardo FG dá mostras de estar ainda mais lento - faz de tudo para manter seu quarto lugar a frente de Roberto, Marcio Viana e Alan Mattos. Mas para felicidade de Ricardo a corrida chega ao seu final. Não se pode negar a grande corrida de Antônio Yparraguirre que vence a corrida liderando com facilidade, a partir da segunda volta. Em segundo lugar Daniel Duarte, em terceiro André Argento com Ricardo FG e Roberto Lapagesse em quarto e quinto respectivament
e.

. Categoria X2

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
12
Leonardo Schneider
27,060
5
27,090
4
06
Sergio Weydt
26,760
8
26,790
4
07
Lucas Padua
26,940
4
26,970
5
10
Alex Mattos
26,780
6
26,850
5
02
Rafael Torres
27,230
9
27,320
8
01
Robson Loureiro
26,540
9
26,950
6
05
Sidnei Castilhos
26,440
9
26,520
11
03
Rodrigo Lapagesse
26,780
6
26,870
5
04
Leonardo Moreira
26,520
4
26,560
10
10º
13
Carlos Braga
26,480
8
26,610
9
11º
14
Eduardo Azeredo
26,510
8
26,740
9

Volta de apresentação - agora é a vez da X2 iniciar sua corrida. Leonardo Schneider larga sem problemas e se mantém a frente. O primeiro ataque com sucesso, acontece na curva "Pearl Harbor". É Robson Loureiro que ultrapassa a Rafael Torres, em uma arriscada manobra.

Algumas voltas passam, não há mudanças de posições. Robson ataca Alex Mattos, e Rafael Torres tem muita dificuldade para conduzir seu kart.

Eduardo Azeredo supera Carlos Braga e passa a ocupar a penúltima posição. Logo em seguida, na subida de acesso a parte interna da pista, Sidnei Castilho também ultrapassa Torres.

Leonardo Schneider se mantém na liderança da corrida, mas muito pressionado por Sergio Weydt e Lucas Pádua.

Neste momento, a corrida está assim disposta: Leonardo Schneider, Sergio Weydt, Lucas Pádua, Alex Mattos e Robson Loureiro disputam fortemente essas posições. Mais afastado, vem Sidnei Castilho, que já tem certa folga para Rafael Torres, que trás consigo Rodrigo Lapagesse, Leonardo Moreira, Eduardo Azeredo e Carlos Braga.

Sergio Weydt vinha atacando fortemente Leonardo Schneider, até que este se distrai, perde o traçado na curva "Pearl Harbor" e então Weydt passa a ser o novo líder da prova.

Schneider, ainda sob o impacto da perda do primeiro posto, reduz muito sua velocidade na segunda perna do "S". Isso proporciona diversas colisões, mas é Alex Mattos o mais prejudicado, tendo seu kart desviado do traçado, perde duas posições, uma para Robson e outra para Sidnei Castilhos.

Carlos Braga desperta na corrida e consegue boa ultrapassagem sobre Rodrigo Lapagesse, e em seguida sobre Leonardo Moreira.

Sergio Weydt liderava a corrida, era seguido por Leonardo Schneider, Lucas Pádua, Robson Loureiro, Sidnei Castilhos, Alex Mattos, Rafael Torres, Eduardo Azeredo, Carlos Braga, Leonardo Moreira e Rodrigo Lapagesse.

Leonardo Moreira recupera sua posição perdida para Carlos Braga e parte para cima de Azeredo, que tem muita dificuldade de encontrar um ponto para ultrapassar Rafael Torres.

Sergio Weydt consegue uma pequena folga sobre Schneider, que tem dificuldades de se manter a frente de Lucas. Robson, Sidnei e Alex vêm juntos na mesma balada.

Azeredo deixa Torres para trás na saída da 2ª perna do "S". É a vez de Moreira atacar Torres. Esse não resiste muito tempo e Leonardo Moreira passa a ocupar o oitavo lugar de Torres. Essa perda de rendimento de Rafael não era um bom sinal. Na volta seguinte Rafael para nos boxes para trocar de kart, perde muito tempo e retorna a uma volta de desvantagem para o 10º colocado.

Schneider, mais uma vez, não faz bem a segunda perna do "S", perde tração, e é superado em seqüência por Robson e Sidnei. Alex tenta vir junto, consegue ultrapassar Schneider na curva parabólica, mas perde o controle de seu kart ao entrar na reta oposta. É a vez de Schneider recuperar sua posição para Alex. No entanto, Mattos não desiste e em seguida supera Schneider na entrada da reta principal.

Nesse momento da corrida Leonardo Schneider parecia não se entender com seu kart. Passa a não fazer adequadamente a curva "Pearl Harbor" e a segunda perna do "S". Isso o leva a perder posições para Azeredo, Moreira, Carlos e Rodrigo Lapagesse.

A corrida passa a ser disputadíssima, não há espaço entre Lucas, Robson e Sidnei. E Leonardo tenta ultrapassar Azeredo na curva "Pearl Harbor". A manobra não sai muito bem e Azeredo não tem dificuldades de aplicar-lhe um "X". Léo ainda teria que ter muita habilidade para se manter a frente de Carlos Braga.

Castilhos sai mais forte da curva "Pearl Harbor". Com mais tração encontra um espaço ao lado de Robson Loureiro. Sobem juntos a curva de acesso a parte interna da pista, para então Sidnei consumar sua ultrapassagem antes mesmo da entrada do "S".

Quem chama a nossa atenção nesse momento são Alex Mattos, Eduardo Azeredo, Leonardo Moreira e Carlos Braga. Rodrigo Lapagesse fica um pouco afastado dessa briga.

Sergio Weydt segue na frente, agora com uma folga mais confortável para Lucas Pádua. Esse não consegue impor uma boa performance e tem que se esforçar para manter a sua posição, diante do forte ataque de Sidnei Castilho. Robson Loureiro acompanha essa briga de perto.

Leonardo Moreira, dessa vez, consegue sucesso em sua investida sob Azeredo na curva "Pearl Harbor". Não permite a Eduardo o troco como na vez anterior e assume a 6ª posição. Sentindo ser o seu momento na corria, faz voltas muito boas (26,010s - a melhor da corrida), não tendo dificuldades de chegar em Alex, tenta a mesma manobra na "Pearl Harbor". Erra o cálculo, bate em Mattos, que por sorte consegue se manter na posição. Já Moreira é ultrapassado por Eduardo Azeredo.

Curiosamente, na volta seguinte é a vez de Eduardo cometer o mesmo erro que Moreira na volta anterior. Tenta passar Alex na "Pearl Harbor", erra, e perde a posição para Moreira. Alex, protagonista desses dois episódios, permanece na 5ª colocação. Azeredo não se dá por vencido e surpreende Moreira na entrada do "S" e volta a ocupar a 6ª posição.

Enquanto isso, outro pega incendeia a corrida. É Lucas Pádua e Sidnei Castilhos que nos brindam com uma bela disputa. Castilhos encontra um espaço ao lado de Lucas na curva que dá acesso a parte interna da pista. Faz a ultrapassagem e assume o segundo lugar da corrida. Excelente prova desse piloto (Castilhos) que saiu da sétima posição, fez excelentes ultrapassagens, e agora ocupa a vice-liderança da prova.

Faltam poucas voltas para o encerramento da corrida e as posições são as seguintes: Sergio Weydt, Sidnei Castilhos, Lucas Pádua, Robson Loureiro, Alex Mattos, Eduardo Azeredo, Leonardo Moreira, Carlos Braga, Rodrigo Lapagesse, Leonardo Schneider e Rafael Torres.

Loureiro parte para cima de Pádua, tenta de várias formas, mas todas sem o sucesso desejado.

Alex Mattos lutou durante toda prova para se manter na 5ª colocação e o fez com sucesso. Mas, uma corrida é uma caixinha de surpresas! A exatamente duas voltas para a bandeirada final, ou 54 segundos de corrida, como preferir o amigo leitor, Alex é finalmente vencido por Azeredo na curva que dá acesso a parte interna da pista. Surpreso, Alex compromete a entrada do "S" e é superado por Leonardo Moreira.

Fim de corrida, Sergio Weydt é o grande vencedor, seguido por Sidnei Castilhos, Lucas Pádua, Robson Loureiro e Eduardo Azeredo.

 

. Categoria X1

Agora é a vez da categoria de elite do XKart entrar na pista. No "warm-up" que antecede a corrida, Guilherme Sabra, que larga na 8ª posição, fez a melhor volta, seguido por Pedro Ricardo, ocupante do terceiro posto no grid.

Pos.
Nr.
Piloto
Fastest
in
2nd Best
in
12
Quelder Avance
26,740
10
29,910
7
14
Fabio Cícero
26,150
5
26,150
8
07
Pedro Ricardo
25,860
11
25,920
9
15
Ricardo Filé
26,030
8
26,050
10
10
Edson Braga
26,220
11
26,580
10
09
André Addson
26,430
6
26,480
7
06
Rafael Henning
26,210
10
26,240
11
04
Guilherme Sabra
25,680
11
25,890
8
02
Igor Mauro
?
?
?
?
10º
05
Felipe Lantimant
26,470
9
26,560
11
11º
01
Alex Kid
26,360
10
26,390
7

Quelder Avance larga bem, mantém-se a frente. Todos os pilotos estão absolutamente juntos nesse inicio de prova. Passam pela "Pearl Harbor" sem que nenhum piloto arrisque uma tentativa de ultrapassagem. A exceção fica por conta de Alex Kid, que surpreende Felipe Lantimant e Kid passa a ser o penúltimo colocado.
Igor Mauro tenta ultrapassar Guilherme Sabra, por dentro da curva de entrada do "S". Sabra aceita a posição de Igor, contorna a curva pelo lado de fora e fica em posição favorável na 2ª perna desse "S" e, portanto, retoma sua posição. Excelente manobra de Guilherme Sabra que mantém sua posição.

Na frente, Quelder Avance não resiste a pressão de Fábio Cícero. Quelder sai com menos potência do "S" e Cícero não tem dificuldade em ultrapassá-lo na entrada da reta de chegada. Pedro Ricardo que vinha na cola de Cícero aproveita a brecha e também ultrapassa Quelder.

Guilherme Sabra, empolgado com o sucesso no procedimento anterior, tenta uma manobra semelhante, no mesmo lugar, para superar Rafael Henning. No entanto, Henning não se intimida, fecha a porta, inevitável colisão. Rafael ainda consegue voltar na cola de Felipe Lantimant, na penúltima posição. Sabra não tem a mesma sorte, fica preso nos pneus demora um pouco mais para voltar, agora em último lugar.

Igor Mauro e Alex Kid que vinham, respectivamente, atrás de Sabra, também se envolvem no problema. Kid se sai melhor do enrosco e passa Igor Mauro.

Não demora muito para Rafael Henning superar Felipe Lantimant, retornando ao 9º posto.

Igor Mauro também não espera muito para recuperar sua posição perdida para Alex Kid. Isso acontece na saída do "S", consumando sua ultrapassagem na entrada da grande reta.

Fábio Cícero segue na frente, tendo que suportar uma perseguição implacável de Pedro Ricardo. Quelder Avance não consegue acompanhar esses dois pilotos e passa a comandar um pelotão formado por ele e seguido de muito perto por: Ricardo File, Edson Braga e André Addson. Um pouco afastado desse pelotão vem Igor Mauro, que traz na sua cola Alex Kid. Rafael Henning tenta uma recuperação, vem diminuindo distância para Kid e traz, a média distância, Felipe Lantimant e Guilherme Sabra.

Ricardo Filé divide a reta oposta com Quelder Avance. Filé na parte de dentro não tem dificuldade em fazer a curva "Pearl Harbor". No entanto, Avance pelo lado de fora (parte suja), fica sem aderência e perde posição também para Edson Braga. Agora Quelder é o 5º colocado na corrida.

Realmente não era um bom dia para Quelder Avance. Com uma performance um pouco abaixo da sua capacidade, Avance passa a comandar um grande pelotão até o último colocado. Com isso facilitou a vida de Lantimant e Sabra, que puderam chegar no grupo a frente sem dificuldades.

Fabio Cícero e Pedro Ricardo fazem uma corrida a parte. Cícero sabe que não pode errar e Pedro conduz com precisão a espera dessa oportunidade. Essa disputa é sensacional.

Agora é a vez de Addson e Igor Mauro superarem Quelder Avance. Esse, talvez, ainda sobe esse impacto, erra a entrada do "S", roda e atravessa seu kart na pista. Alex Kid, Felipe Lantimant e Guilherme Sabra conseguem sair do enrosco. O mesmo não aconteceu com Rafael Henning que fica preso e volta a corrida na última posição, com Quelder a sua frente.

Guilherme Sabra dá curso a sua recuperação, ultrapassa a Felipe Lantimant na saída do "S".

Nesse momento as posições são as Seguintes: Fabio Cícero, Pedro Ricardo, Ricardo Filé, Edson Braga, André Addson, Igor Mauro, Alex Kid, Guilherme Sabra, Felipe Lantimant, Quelder Avance e Rafael Henning.

Fabio Cícero e Pedro Ricardo, absolutamente juntos, continuam fazendo uma corrida a parte. São seguidos a média distância por Ricardo Filé. Edson Braga não acompanha a performance de Filé e forma um pelotão com Addson e Igor Mauro. Alex Kid não consegue suportar por muito tempo a pressão de Sabra. Perde sua posição na subida de acesso a parte interna da pista.

Fabio diminui sua tocada para poder se defender com mais facilidade dos ataques de Pedro Ricardo. Isso permite que Ricardo Filé inicie a tirar a diferença que os separam.

Guilherme Sabra chega no pelotão a sua frente e passa a pressionar Igor Mauro. Esse, por sua vez, percebe sua posição difícil na corrida e parte para cima de Addson em definitivo, consumando sua ultrapassagem na entrada do "S". Addson perde tração, ao sair do "S", perde posição também para Guilherme Sabra na entrada da grande reta.

Edson tem agora que suportar o forte ímpeto de Igor Mauro. Mas não consegue por muito tempo. Braga sai um pouco mais fraco que Mauro do "S", percorrem a grande reta lado a lado. Igor chega pelo lado de dentro na parabólica e não tem dificuldade em passar Edson. Guilherme Sabra, muito atento, vem na cola de Igor e supera Braga do mesmo modo que Igor.

Fabio Cícero e Pedro Ricardo continuam disputando os palmos da pista. Ricardo File consegue tirar a diferença que o separava dos lideres e passa a comboiar Cícero e Pedro.

Enquanto isso Igor Mauro (quarto colocado) tem Sabra em sua cola, e por sua vez Edson Braga se sustenta a frente de André Addson. Alex Kid sofre com os ataques de Felipe Lantimant e mais afastado Henning ultrapassa Quelder, que depois de vencido, perde a concentração, espalha, e bate nos pneus na curva "Pearl Harbor". Isso deixa Quelder Avance totalmente fora de combate em último lugar.

Sabra consegue boa manobra sobre Igor Mauro, ultrapassando-o na curva que dá acesso a parte interna da pista.

Edson Braga (6º colocado), André Addson, Alex Kid, Felipe Lantimant e Rafael Henning, formam um pelotão, chamando a atenção do público presente. Essa briga é boa - Addson se desconcentra, perde sua posição para Kid na parabólica, e em seguida é ultrapassado também por Lantimant e Rafael Henning.

Agora é Fábio, Pedro e Filé que disputam as primeiras posições. Pedro Ricardo passa a ter a tarefa de atacar e defender ao mesmo tempo. Com isso Cícero se sente mais a vontade, impõe um ritmo mais forte, Pedro o acompanha sem dificuldades, e se afastam novamente de Filé.

Algum problema técnico acomete Felipe Lantimant, que praticamente para seu kart, mas consegue retornar a corrida agora em último lugar. Enquanto isso, Alex Kid supera Edson Braga na saída do "S".

Amigo leitor, para sua melhor compreensão as posições são as seguintes: Fabio Cícero, Pedro Ricardo, Ricardo Filé, Guilherme Sabra, Igor Mauro, Alex Kid, Edson Braga, André Addson, Rafael Henning, Quelder Avance e Felipe Lantimant.

Guilherme Sabra, na busca do terceiro colocado, faz excelentes voltas, passa a ser o dono da volta mais rápida dessa etapa, com a marca de (25,400s). Chega em definitivo em Ricardo Filé, que a essa altura não conseguia mais acompanhar o ritmo dos lideres.

Rafael Henning consegue ultrapassar Addson e Edson. André, na entrada da 2ª perna do "S", tenta ultrapassar Edson, mas esse, por sua vez, exagera no procedimento de defesa. É punido com uma troca de posição e passa a ocupar o 9º lugar.

colocar seu kart por dentro. Edson por sua vez AnaoNão tenho informações para relatar com precisão o que aconteceu de fato com Edson, Addson e Henning. O fato é que passa Henning à frente desses dois pilotos e Edson é punido com uma troca de posição para Addson.

A corrida chega em sua última volta. Pedro parte para cima de Cícero que se defende com maestria. Guilherme Sabra aproveita sua última chance, ultrapassa Ricardo Filé na subida de acesso a parte interna da pista e assume o 3º lugar na corrida.

Bandeira quadriculada para Fabio Cícero, que vence a corrida seguido por Pedro Ricardo, Guilherme Sabra, Ricardo Filé e Igor Mauro.


. Agradecimentos

É sempre bom não esquecer que esse trabalho só é possível com a ajuda de diversas pessoas. Pilotos que se dispõem a filmar essas corridas, informações que me são gentilmente passadas e também pela colaboração do amigo Marco Affonso, a quem devo meus reiterados agradecimentos, pois cabe-lhe a enfadonha tarefa de manter a retidão da Língua Portuguesa.


Ricardo FG

 
 

 


Mande um e-mail para Ricardo FG

 
Escolha o assunto do E-mail:
Forneça seu nome: 
Forneça seu e-mail:

Escreva sua mensagem:

* Todos os campos são obrigatórios

 

 

 

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.