Bem-vindo ao Site do XKart



 


26/04/2006 - 13h05m

Coordenação de Fiscalização – XKART – 26/04/2006

Decisões:

Fiscalização de pista:

   - Três fiscais na pista, cada um com um rádio e um fiscal de apoio com o quarto rádio ao lado do fiscal do kartódromo, comunicando as decisões tomadas.
   - A frequência dos rádios dos fiscais do XKART será diferente da frequência utilizada pelos rádios do kartódromo.
   - Uma pessoa auxiliando o fiscal de apoio, anotando todas as decisões tomadas, e punições dadas aos pilotos.
   - Os fiscais terão total autonomia para decidir sobre punições de corrida e poderão comunicar pelo rádio diretamente o número do kart e a punição a ser dada.
   - Deverão ser comprados quatro fones de ouvido com abafadores, para melhorar a comunicação entre os fiscais (depende ainda de análise por parte da organização).
   - Cada fiscal ficará com o rádio e uma bandeira amarela. A fiscalização do kartódromo se encarregará das punições de stop and go, troca de posições, retardatários, advertências, corrida interrompida, última volta, desclassificação e fim de corrida.
   - Poderá ser designado um voluntário para ajudar qualquer fiscal de pista, mas este terá a responsabilidade da decisão, não havendo mais a figura da "dupla de fiscais".

Punições:

   As punições foram divididas em punições de pista, que serão resolvidas da forma habitual, com as bandeiras disponíveis e as punições antiesportivas, que são caracterizadas por desacatos, brigas, abandonos irregulares (sem a presença de fiscal e em posição não segura), retirada de equipamentos de segurança e atitudes de desrespeito com outros pilotos, fiscais e direção de prova.

   Ficou acordado que as punições antiesportivas serão posteriores a corrida, com perda de posições no grid de largada da próxima etapa, suspensão de correr o QUALIFY na próxima corrida, largando ao final do grid, podendo chegar finalmente a eliminação do piloto do quadro do XKART. Não existirá punição antiesportiva com perda de pontos na própria corrida, a não ser na última etapa e a critério da Comissão de Fiscalização.

   Na última etapa deverá ainda ser decidido se a punição será para a primeira etapa do próximo campeonato ou para a corrida presente.

   Ao final de cada etapa, os fiscais se reunirão em uma sala, ou espaço livre, para com calma e de forma organizada responder, dentro do possível, as dúvidas sobre punições de pista dos pilotos envolvidos.

   Punições antiesportivas não serão debatidas ao final da etapa e serão divulgadas na página web do XKART, no fórum ou por e-mail.

   Os pilotos que receberem punições antiesportivas, poderão interpor recurso que deverá ser fundamentado de forma resumida e clara e enviado por e-mail para fiscalizacao@xkart.com.br. Não haverá outra forma de discutir oficialmente sobre essas punições a não ser via e-mail. Os recursos serão devidamente analisados e respondidos pela direção de fiscalização que poderá ou não manter a decisão assumida anteriormente.

   Os tipos de punições e as infrações antiesportivas cometidas serão definidos no tópico “Nova Fiscalização”, no fórum da página do XKART, e será aberto a todos os pilotos. Solicitamos que o tópico seja destinado apenas a esse assunto e seja encarado de forma séria e fundamental para o futuro do XKART.

Voluntários:

   Vários pilotos presentes a reunião se prontificaram a serem fiscais de pista. Outros ainda poderão ser adicionados à lista.  A cada etapa a direção escolherá e comunicará com antecedência quais serão os fiscais que atuarão na pista e em quais baterias.



Comissão de Fiscalização:

   A Comissão será constituída por três pilotos que não se envolverão na fiscalização de pista. A Comissão vai resolver a punição a ser dada, analisar recursos e dirimir quaisquer dúvidas sobre fiscalização.

   A Comissão foi definida como:

    Edson   - X1
    André Argento - X2
    Ricardo - X3

 

Segue abaixo, as normas que foram decididas no fórum até 26 de abril de 2006.

Normas procedimentais de 26 de abril de 2006

Art. 1º - Qualquer atitude antiesportiva ou má conduta de um piloto ou pessoas a ele relacionadas poderá resultar na aplicação das penalidades abaixo descritas, que variarão desde a perda de posições no grid de largada da próxima etapa até à exclusão do piloto do grupo XKART.

§ 1º - Entende-se por má conduta ou atitude antiesportiva, além de outras a serem verificadas, as seguintes:

I. Comportamento prejudicial ao evento;
Conceito: Entende-se por conduta prejudicial quaisquer atitudes tomadas por pilotos e/ou terceiros acompanhantes, que venham a atingir a imagem, mesmo que de forma indireta, do grupo XKART ou pessoas que integrem o evento.
Penalidade: perda de uma posição no grid da próxima etapa.

II. Agressão verbal provocada de forma direta contra qualquer fiscal, concorrente ou espectador;
Penalidade: perda de três posições no grid da próxima etapa ou exclusão do piloto no QUALIFY da etapa seguinte, que largará na última posição, conforme avaliação da gravidade do ato praticado pelo infrator, através da Comissão de Fiscalização
;

III. Agressão física provocada diretamente contra qualquer fiscal, concorrente ou espectador;
Penalidade: expulsão do piloto do grupo de forma definitiva ou temporária , conforme avaliação da gravidade do ato praticado pelo infrator, através da Comissão de Fiscalização ;

§ 2º - Caso o piloto tenha agido de forma proporcional à agressão sofrida e/ou em legítima defesa, sua punição poderá ser retirada ou atenuada conforme apreciação da Comissão de Fiscalização no prazo de até cinco (5) dias.

Art. 2º - Praticar fraude com o intuito de obter vantagem indevida na competição, para si ou para outrem, incorrerá na perda de três posições no grid da próxima etapa ou sua exclusão no QUALIFY da prova seguinte, largando na última posição. A gravidade da fraude e a aplicação da penalidade correspondente serão apreciadas e decididas pela Comissão de Fiscalização .

Art. 3º - Abandonar o kart em local inapropriado ou de risco, com a prova em andamento e sem a presença do fiscal de pista, implicará na pena de perda de uma posição no grid da próxima etapa.

Art. 4º - Provocar colisão em dissonância com as regras de pilotagem, implicará na pena de perda de uma posição no grid da próxima etapa.

Art. 5º - Retirar qualquer equipamento de proteção durante a corrida, implicará na pena de perda de uma posição no grid da próxima etapa.

Art. 6º - O piloto que praticar quaisquer transgressões acima descritas, na última prova da temporada, poderá sofrer aplicação da penalidade correspondente na primeira etapa do próximo campeonato ou ser penalizado no ato, com perda de pontos, conforme decisão da Comissão de Fiscalização.

 

     Agradeço a todos pela contribuição e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

     Antonio Carlos Marques Braga de Yparraguirre

 

Versão para impressão

Webmasters: André Argento e Antonio Yparraguirre.
Copyright © 2003 XKart. Todos os direitos reservados.