CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Sobe o ronco dos motores
23/04/2017
Ricardo FG
Bem a amigos pilotos, o XKart, após dezesseis temporadas, deu-se por iniciada, no dia 04 de abril de 2017, domingo, no Kartódromo Top Kart Nova América, o XVII Campeonato. Ao longo desses anos, pudemos contar com toda sorte possíveis de fatos que fazem a nossa trajetória de um legado de inesquecíveis disputas. Imbuído de inúmeras recordações, uma das coisas que nos dá o maior prazer é receber de volta ao nosso convívio pilotos que outrora se afastaram e hoje estão de volta. Mas não podemos deixar passar em branco a alegria de igual monta, quando ocorre a chegada de novos amigos, novos pilotos, ávidos por construir a sua história no XKart. A todos a nossa boa vinda e o desejo de muitas disputas.

A Organização gostaria de agradecer todo o empenho empregado, por toda equipe do Kartódromo Top Kart Nova América, que superaram graves dificuldades que poderiam nos levar ao cancelamento da etapa, transformando o que poderia ser um desastre em uma etapa perfeita, tudo impecável, principalmente os Karts que estavam em excelentes condições de competição. Aproveitamos para tornar público os elogios ao traçado disponibilizado.

Nessa temporada, o nosso grupo encolheu em número de pilotos, entretanto, na contramão do que se poderia imaginar, as duas baterias de treino que antecederam a nossa etapa, ficaram lotadas, nada menos que 13 pilotos em cada, e ainda ficaram de fora pilotos decepcionados por não estarem na pista. Isso nos remete aos bons tempos, quando isso era lugar comum, hoje fato raro.

A primeira corrida que estreou nossa temporada foi a X2 Light, contou com os estreantes Carlos Henrique, Matheus Souza e Victor Hugo e o retorno as raias do XKart dos irmãos Manoelly e Ronald Rodrigues. E por falar em Ronald, esse chegou assinando o que veio fazer de volta ao XKart. Dono da pole position, largou e não teve dificuldades de levar seu kart até bandeirada final, vencendo a prova de ponta a ponta. Rafael Medeiros, o segundo colocado, não fez uma boa qualificação, largou no terceiro posto, e teve que superar Miguel Direnna que fizera boa qualificação e lutava para se sustentar no segundo posto. Medeiros, após ultrapassar Direnna, no encalço de Rodrigues, andou muito forte, obtendo a melhor volta da prova (29,750s), mas não foi suficiente, para alcançar o seu intento. Direnna, após ser superado por Medeiros, levou seu kart no terceiro posto até a bandeirada de chegada. Gabriel Souza se destacou superando dois adversários e terminou a prova em quarto lugar. Destaque também para o novado Matheus Souza, que travou e venceu acirrada disputa Gustavo Caetano.

A nova X2, agora uma mistura dos pilotos remanescentes da extinta X2 Truck de 2016, com o que seria de fato X2. O peso mínimo para os pilotos ficou estabelecido em 100kg. Com isso, quem se destacaram foram os ex-pilotos Truck. André Argento, largou na frente e ali ficou até a bandeira da final. Argento contou ainda com uma perseguição implacável de Ricardo FG, que largou no segundo posto. FG estava mais rápido, foi sua a volta mais rápida da prova (29,600s), mas Argento soube dominar as investidas de Ricardo se sustentando com maestria seu primeiro posto até a bandeirada final. André ainda contou com a "ajuda" de Leonardo Moreira, que após um toque forte em FG, aproveitou para fazer sua passagem rápida (joker), e se colocar frente de Ricardo, mas não o suficiente para superar Argento. Isso o obrigou FG a fazer seu joker, para recuperar a sua segunda posição. Esse movimento, logo no início da corrida, caiu como uma luva para Argento, que permaneceu a frente mesmo depois dos jokers de seus dois adversários imediatamente atrás. Rafael Pereira e Luis Rocha fizeram uma corrida burocrática, chegaram a trocar posições com os seus jokers, mas sem ganho de posição. Terminaram a prova em 4ª e 5ª lugares, respectivamente. Cabe ainda comentar a corrida de recuperação, feita por Fabiano Carneiro, que largou em 8º lugar. Com a ajuda do Joker e com uma boa dose de concentração, conseguiu tirar décimos preciosos na corria levando-o a terminar a prova em 6º lugar, superando Evantuir Felix e Felipe Bezerra. Final André Argento em primeiro, Ricardo FG em segundo e Leonardo Moreira em terceiro.

Na pista a X1, principal categoria e objeto consumo, digo, de desejo de acesso de vários pilotos, conta esse ano com dois quase novos integrantes: Rennan Masullo é um deles, retorna ao XKart, após dois anos sabáticos. O outro é Marcos Gonçalves que já esteve nessa categoria em 2015, venceu a X2 em 2016 e agora está de volta. Mas foi Pedro Ricardo quem dominou, com certa tranquilidade, todo o treino de qualificação e garantiu a pole position. Tudo indicava que o Rafael Ricardo, atual campeão da categoria, largaria em segundo, mas esse foi surpreendido nas voltas finais por Alexandre Couto, Marcos Gonçalves e Marcos Vinicius respectivamente ficando apenas com a 5ª colocação do gride de largada. O destaque negativo ficou por conta de Marcos Valentim, que teve dificuldades com seu equipamento e largou na última posição. Para Pedro Ricardo a corrida foi absolutamente tranquila, largou na frente, ganhou espaço muito facilmente, beneficiado pelas inúmeras disputas entre os seus opositores, pôde fazer sua passagem rápida com toda tranquilidade e levou seu kart até abandeirada final. Uma vitória de ponta a ponta e ainda contou com a melhor volta, não só de sua categoria, quanto da etapa como um todo (26,630s). Já o segundo posto foi obtido e muito valorizado por Rafael Ricardo. Logo na primeira curva Rafael superou Marcos Vinicius, poucas voltas depois, com o uso sua passagem rápida obtinha as posições de Marcos Gonçalves e Alexandre Couto. Beneficiado pela disputa desses dois pilotos, Rafael consegui se manter na segunda colocação, uma vez que esses dois adversários não fizeram suas passagens imediatamente após a sua. Marcos Vinicius bem que tentou recuperar o posto imediatamente após, mas não teve sucesso para alcançar Rafael Ricardo. Vinicius ainda surpreenderia ao passar uma segunda vez pelo Joker, o que lhe custou uma parada nos boxes, como punição, e o comprometimento de suas possibilidades de alcançar os líderes da prova. Marcos Gonçalves, Alexandre Couto, Carlos Chinelli fizeram uma corrida com muitas disputas, as passagens rápidas de cada piloto alternaram suas posições. Mas foi para a última volta que Chinelli deixou para fazer o seu Joker, isso o levou a dividir a curva imediatamente seguinte (a que dá acesso a reta dos boxes), lado a lado com Marcos Gonçalves, que a essa altura era o terceiro colocado. A curva ficou pequena para os dois pilotos, Carlos por fora levou a pior e ficou preso nos pneus o que o fez perder duas posições: uma para Alexandre Couto e a outra para Sidnei Castilhos. Final de corrida, Pedro Ricardo comemora sua vitória inconteste. Rafael em segundo lugar também comemora muito, após a corrida Ricardo fala que o resultado foi muito além do que a sua expectativa no momento da largada. Marcos Gonçalves, que fez a sua reestreia na X1, completou o pódio no terceiro posto.

Antes de encerrar a Organização faz uma moção enaltecendo a utilização das passagens rápidas ou mesmo lentas, que nada mais são do que um encurtamento ou um alongamento da pista, aqui chamadas de Jokers. A permissão do uso, mesmo que por uma única vez durante a corrida, nos possibilita uma outra realidade para essas provas, faculta a todos pilotos diversas alternâncias de posições, nas tradicionais pistas Indoors.

Nosso próximo evento está marcado para o dia 7 de maio, quando ultrapassaremos os limites do estado do Rio de Janeiro, com destino a Guaratinguetá no estado de São Paulo.

Até lá amigos.

 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003