CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Velozes momentos
18/05/2017
Ricardo FG

Bem amigos pilotos, o campeonato continua, agora fora de nossas fronteiras estaduais, é a vez de Guaratinguetá receber o XKart em mais uma edição, desta feita com duas etapas. Já faz 11 anos que lá estivemos pela primeira vez, era um final de semana chuvoso que certamente mascarou o grande potencial dessa pista, posso dizer fantástica. Hoje, assim como em muitas outras o sol brilhou e nos brindou com um clima bem ameno, ótimo para a prática desse esporte. Naquela época a corrida foi marcada pela ferrenha disputa entre o promissor piloto Igor Mauro e o experiente Fábio Cícero, ao final vencida por Mauro. Hoje, o desafio é outro, karts mais potentes e chassis mais elásticos fazem nossas corridas ainda mais desafiadoras. Melhor ainda quando se é recebido com muita atenção e mais, tivemos a nossa disposição um conjunto de karts muito bem equilibrados, excelente foi o preparo feito pela equipe de box. O XKart agradece e enaltece o atendimento realizado.

Com duas etapas por acontecer, as três primeiras provas foram destinadas a 2ª etapa e as três seguintes para a 3º etapa. X2 Light, X2 e X1 foi a ordem definida das baterias. Na Light, o grande vencedor das duas provas foi o Rafael Medeiros, mas não pensem que foi fácil, uma vez que seu duplo triunfo foi por demais valorizado, na 2ª etapa, pelo jovem piloto Gabriel Souza e na 3ª Etapa por uma dura disputa no início da prova com mais quatro pilotos (Rafael Tinoco, Gustavo Caetano, Miguel Direnna e Gabriel Souza). No final Medeiros tinha uma boa distância, para a Gustavo Caetano que chegou em segundo depois de uma corrida dificílima, definida na última volta sobre o piloto Miguel Direnna. Rafael Medeiros, Gabriel Souza e Miguel Direnna subiram no pódio da 2ª Etapa e na 3ª foram: Rafael Medeiros, Gustavo Caetano e Miguel Direnna.

A X2 foi a categoria onde mais houve disputas, diversas trocas de posições protagonizaram suas duas provas. Na primeira corrida, 2ª etapa, vencida de ponta a ponta por André Argento. O "circo ardeu" da segunda posição para trás. Todos estiveram muito próximos, Ricardo FG, Sylvio Couto, Eduardo Soares e Rafael Pereira disputaram acirradamente a segunda colocação. Couto e FG trocaram de posições algumas vezes na corrida. A mais marcante foi a dupla ultrapassagem feita por FG, quando estava em quarto lugar, superando ninguém menos que a dupla Rafael Pereira e Sylvio Couto de uma só vez, em uma única curva. Enquanto isso Luis Rocha e Fabiano Carneiro trocavam faíscas da fuselagem de seus karts. Final, Argento vence a prova com Ricardo FG em segundo e Sylvio Couto em terceiro lugar. Na terceira etapa, mais uma vez o sangue ferveu. FG foi o vencedor de uma prova muito difícil. Largou em terceiro lugar, e oportunamente conseguiu passar Argento e Soares assumindo a liderança da prova. Entretanto na sua cola estavam além desses dois pilotos o Rafael Pereira e Luis Rocha todos muitos juntos, FG não abria, no máximo uma distância relativa a dois ou três karts o separava dessa briga. Quando André Argento conseguiu se firmar no segundo lugar, partiu ao encalço de FG. Quando a placa indicativa de última volta foi exibida para FG, Argento estava a centímetros de distância. FG já não conseguia ser tão veloz quanto o fez durante toda prova. Para se manter em primeiro, Ricardo teve que correr em ritmo de qualificação. "Foi uma última volta muito difícil, meu desgaste já não me permitia ser tão rápido", FG afirmou depois de encerrada a prova. Pode se dizer que André só não passou por que "não quis". Sorte ou destreza fizeram FG vencedor dessa etapa, com Argento em segundo. Rafael Pereira cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, depois de uma disputa acirrada com Luiz Rocha quarto colocado.

Pedro Ricardo, único representante da atual X1, que esteve presente naquela X1 de 2006, onze anos atrás, quando pela primeira vez estivemos nesse kartódromo, fez a sua festa. Na corrida da 2ª Etapa, largou em primeiro, correu em primeiro sem ameaças, terminou em primeiro. Na 3ª Etapa largou em segundo, ultrapassou ainda na primeira volta o pole Sidnei Castilhos. Foi literalmente seguido por Alexandre Couto que o perseguiu impiedosamente por toda corrida, mas ao final sagrou-se igualmente vencedor. De posse desses dois triunfos e mais um na primeira etapa, Pedro Ricardo obteve três vitórias seguidas, 1ª, 2ª e 3ª etapas. Estou certo que isso lhe confere o direito de pedir música!

Na primeira corrida, a segunda etapa, Rafael Ricardo chegou em segundo lugar, depois de uma disputa duríssima com Marcos Valentim. Depois de algumas trocas de posições, foi Valentim que abriu a última volta e segundo lugar, mas Rafael na segunda perna do "S", a duas curvas do final, consegue ultrapassar Valentim e terminar a prova em segundo lugar. Marcos Valentim foi o terceiro. Na terceira etapa Alexandre Couto perseguiu, perseguiu, tentou, tentou novamente, mas sem sucesso ultrapassar Pedro Ricardo, mas sejamos justos, que corrida! Outra briga gigante foi protagonizada por Rafael Ricardo e Sidnei Castilhos, que igualmente trocaram posições na corrida. Melhor para Rafael Ricardo que chegou em terceiro lugar. Rafael Azevedo, Marcos Valentim e Marcos Vinicius chegaram imediatamente atrás.

Gostaria de comentar a disputa acirrada em que se encontra em nosso Campeonato de Equipes, temos três equipes com 69 pontos em primeiro lugar: Honda (Pedro Ricardo, Rafael Pereira e Matheus Souza), Mini (Marcos Valentim, Ricardo FG e Ronald Rodrigues) e Toyota (Carlos Chinelli, André Argento e Gabriel Souza), que venham as próximas etapas e preferencialmente com a presença maciça de todos os pilotos.

A Organização do XKart agradece ao Kartódromo e a todos os pilotos que fizeram desse domingo especial.

Nossa próxima etapa será em Guapimirim, ao pé da Serra dos Órgãos.... Até lá!


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003