CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

De olho no asfalto
13/06/2017
Ricardo FG
Situado ao pé da Serra dos Órgãos, cuja vista do Dedo de DEUS sobressai de maneira esplendorosa, o Kartódromo Internacional de Guapimirim recebeu o XKart para a realização da 4ª Etapa de 2017, em um domingo típico de outono, céu claro de um azul anil, brindou-nos com um cenário inigualável. O dia conspirou, a equipe do Kartódromo não decepcionou, os karts estavam equilibradíssimos, muito bons e a cronometragem nota 10. A Organização do XKart agradece a toda equipe do Kartódromo pelo excelente trabalho realizado, em meio a tamanhas dificuldades que esse nosso esporte vem enfrentando em nosso estado, é um alento contar com um serviço de qualidade.

A primeira categoria a ir para pista foi a X2 Light, Miguel Direnna fez o melhor tempo da qualificação, seguido por Rafael Medeiros a apenas 74 centésimos de diferença. Rafael Tinoco, outro destaque dessa prova, obteve o terceiro tempo. Após a largada, Direnna não chegou a ser assediado, apesar de nas primeiras voltas ter Rafael Medeiros bem próximo, esse não chegou a ameaçar a sua liderança, que se estendeu até o final da prova sem qualquer dificuldade. Uma corrida perfeita para consagrar seu primeiro triunfo no XKart. Rafael Medeiros sem conseguir acompanhar Miguel, passou a ser perseguido por Tinoco, que lhe ultrapassou logo na quarta volta. Rafael Tinoco, logo se afastou de Medeiros, que agora lutava para segurar a terceira posição de Gabriel Souza. Tinoco não teria mais dificuldades de levar seu kart até a bandeirada final, é sua a melhor volta da corrida (57,851s), porém sempre acompanhando Miguel Direnna a uma distância que não lhe permitia qualquer outra intenção. Medeiros, sem se entender muito bem com o seu kart, foi uma presa fácil para Gabriel Souza que assumiu o terceiro lugar na oitava volta. Entretanto, Rafael Medeiros aos poucos foi conseguindo obter uma melhor performance de seu equipamento, o que lhe permitiu perseguir de bem perto Gabriel Souza, e retomar ao terceiro posto na décima sexta. No pelotão intermediário, destaque para o piloto Gustavo Caetano. Sem obter uma boa qualificação (7º), restou-lhe uma corrida de recuperação, muito bem feita asseguro. Caetano escalou posições até que na penúltima volta conseguiu superar Gabriel Souza para cruzar a linha de chegada em quarto lugar. Os estreantes dessa temporada no XKart, Matheus Souza e Carlos Henrique tiveram corridas medianas, Henrique foi bem constante e terminou a prova em 7º lugar. Já Matheus teve uma corrida bem diferente com bons e maus momentos e terminou no modesto 8º posto. Final Miguel Direnna em primeiro, Rafael Tinoco em 2º e Rafael Medeiros em terceiro lugar.

Bem amigos do XKart, eu penso que a categoria mais disputada tenha sido a X2, apesar de Ricardo FG ter ganho com propriedade de ponta a ponta, com direito a pole position, seu triunfo não foi exatamente fruto de uma corrida fácil. FG teve o kart de Eduardo Soares (2ª colocado no gride de largada) na sua cola durante as 8 primeiras voltas, esses dois chegaram a dividir a reta de chegada lado a lado. Entretanto, não era só o Soares que estava nessa briga, Rafael Pereira que havia largado em 3º lugar vinha junto de Eduardo acompanhando de muito perto, digamos, aguardando o resultado desse confronto a sua frente. Essa espera deu resultado, Soares erra escapa em uma curva e Pereira assume o segundo lugar e parte para cima de Ricardo FG. Eduardo Soares, tinha uma excelente vantagem para o 4ª colocado Luis Rocha, (5,7s) que proporcionou lhe retornar ainda na terceira colocação, agora, mais próximo de Luiz Rocha. Importante salientar que é de Soares a melhor volta da corrida (58,584s). Ao completar 10 voltas FG suava para se manter à frente de Rafael Pereira, tinha apenas menos que 3 décimos de vantagem. Foi então que Pereira exagerou, errou o ponto de freada para fazer a curva "Dedo de Deus" chegou a bater forte na traseira do kart de FG. Apesar da colisão, Ricardo FG conseguiu controlar o kart e contornar a curva, já Rafael não teve a mesma sorte perdendo um tempo considerável para retornar a corrida. Quando o fez, foi por pouco que não perdeu a 2ª colocação para Eduardo Soares, que passaram a disputar posição a partir desse momento. Bom para FG que a partir desse instante pode fazer uma corrida com uma tranquila vantagem até o final da prova. Por outro lado, os pilotos Fabiano Carneiro, Leonardo Moreira, Felipe Bezerra, Evantuir Félix e André Argento tiveram uma corrida disputadíssima, com direito a erros, muitas trocas de posições, com direito a belíssimas ultrapassagens. Argento largou atrás no gride (7º), vinha recuperando, depois perdeu posições, chegou a ser o penúltimo colocado se recuperou e terminou em 5º lugar. Fabiano, apesar de largar em 4º lugar foi perdendo posições mas disputou muito nesse grupo de pilotos, mas acabou a prova em 7º lugar. Soares chegou a ultrapassar Rafael Pereira, e retornar ao 2º lugar, mas Pereira deu o troco logo na volta seguinte recuperando a posição. Nessa disputa, Eduardo mais uma vez, perdeu o controle de seu kart e afastou-se de Rafael, por muito não foi superado por Luis Rocha, que passou a persegui-lo. Eduardo ainda iria sofrer mais um revés, não resiste e é ultrapassado por Luis a duas voltas do fim da prova. Final Ricardo FG em primeiro lugar, com Rafael Pereira em segundo. Luis Rocha foi quem cruzou a linha de chegada em terceiro lugar.

X1 na pista, o hexacampeão Pedro Ricardo estava em um dia de graças. Dono de uma qualificação impecável, não deu chances aos seus oponentes e colocou seu kart na posição de honra no gride de largada. A segunda colocação, obtida por Rafael Ricardo, foi graças a uma volta muito boa, sua última volta da qualificação. Sidnei Castilho e Marcos Vinicius foram os terceiros e quartos lugares respectivamente, destaque para a diferença de tempo entre eles, que fora de apenas 3 centésimos de segundos. Pedro Ricardo definitivamente não teve adversário, largou na frente e por lá "passeou", fez a melhor volta da prova e de toda etapa, obtendo a marca de 57,317s. Pedro cruzou a linha de chegada após 21 voltas. Rafael Ricardo, que largou em segundo lugar, teve muito trabalho para se manter no pódio, primeiro teve que conter a perseguição de Sidnei Castilhos, mas esse sucesso foi interrompido, porque Marcos Vinicius que os acompanhava de perto, ultrapassou Castilhos e partiu para cima de Rafael. A quatro voltas do final, Rafael Ricardo cede a pressão e Marcos Vinicius passa a ser o segundo colocado até o final da prova. Rafael, agora, está de volta à alça de mira de Sidnei Castilhos, que resiste e sustenta o segundo posto até o até o final da prova. A corrida também foi bem disputada nas demais posições, destaque para Alexandre Couto, que teve problemas na qualificação, trocou de kart antes da largada e do último posto partiu para sua corrida de recuperação, após o abandono de Rennan Masullo, na décima volta, Alexandre ocupava o 5º posto, mas a partir desse momento Carlos Chinelli, com uma corrida bem equilibrada, entrou na briga e partiu para cima do Couto, trocaram de posições algumas vezes, melhor para Chinelli, quanto a três voltas do final Couto perde controle de seu kart e perde duas posições. Alexandre ainda teve tempo de recuperar uma posição, agora sobre Marcos Gonçalves, terminando a prova em sexto lugar. Final Pedro Ricardo em primeiro, Marcos Vinicius em segundo com Rafael Ricardo no terceiro posto.

Nossas próximas etapas, que ultimará a primeira Copa de 2017, ocorrerão no dia 2 de julho em evento duplo, no Kartódromo Int. de Volta Redonda. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003