CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

Parabéns para você!
01/05/2018
Ricardo FG

15 anos! Parabéns ao Clube de Competições de Kart Amador - XKart! Parabéns a cada associado e porque não também a cada amigo que por aqui passou. Uma década e meia de competições que nos alegraram muito e fortaleceram muitas amizades. Houveram também os conflitos, as decepções, e os momentos de despedida, certamente todos tristes, mas afinal nem tudo na vida são só vitórias.

XKart, 18º Campeonato, quinze anos de existência, nos remete à uma profunda reflexão. Oportunidade de relembrar de todos aqueles que nos ajudaram a alcançar esse momento, para que aqui pudéssemos estar. Importantes amigos, pilotos, que nos deixaram por justos motivos levados por outras prioridades de vida, remetendo-os a novos horizontes. A Organização do XKart, saudosamente, agradece de coração a todos e ainda nutre esperanças de em um dado momento poder os reunir novamente, em suas baterias de corridas, em nosso campeonato. Permita aqui lembrar de alguns nomes, mesmo correndo o sério risco do injusto esquecimento: Antonio Yparraguirre, Carlos Braga, Claudio Torres, Guilherme Sabrá, Marcio Loyola, Patrick Serra, Sérgio Weydt nossos agradecimentos. Também devo lembrar da nossa "Equipe de Filmagens" Claydson Aquino, Flavio Caetano, Marcos Berberick, Michel Fonseca, Rodrigo Macedo, Walace Campos, Romulo Fritscher (in memoriam), Claudio Sarmento (in memoriam) e outros, pilotos amigos que nos ajudaram nessa enfadonha tarefa de filmar nossas corridas nesse longos quinze anos.

Nesse ano memorável, nossa primeira etapa foi disputada na cidade do Rio de Janeiro, no Kartódromo Top Kart Nova América, pista clássica de indoor, especialmente editada para nossa etapa. Fizemos uso da frota conhecida, por 9Hp (potência dos motores). Isso aconteceu no dia 8 de abril de 2018, um domingo, uma etapa impecável, muitas disputas, várias ultrapassagens. Nossas felicitações e agradecimentos a equipe do Top Kart Nova América, que trabalharam duro para que tudo acontecesse de forma maravilhosa.

X3
Certamente a direção do XKart está muito satisfeita com a decisão de resgatar a categoria X3. Marca singular na formação de pilotos do kartismo carioca, quiçá nacional. Por essa categoria passaram nomes de muito respeito, que prefiro não citar para não cometer o erro do esquecimento de algum piloto, já que não seriam dois ou três nomes. Quem se saiu brilhantemente nessa reestreia foi Felipe Madsen, de volta ao Clube, depois de alguns anos afastado, Madsen retorna as pistas de forma muito forte. Venceu de ponta a ponta, fez a melhor volta da prova e foi sua a pole position. Felicitações ao Felipe Madsen. Destaque também para Guilherme Melo, que mostra sua excelência em pista de cimento, classicamente indoor. Com uma corrida muito constante, Melo nas primeiras voltas fez boa disputa com Vitor Doria, mas esse errou uma curva na quinta volta, e abandonou a disputa pelos primeiros lugares. A partir desse momento Guilherme não teve mais dificuldades para concluir a prova em segundo lugar. Doria, depois de estar na sétima posição, conseguiu recupera duas posições e terminou a corrida em 5º lugar. Carlos Henrique foi o terceiro colocado, mas não foi fácil. Bruno de Jesus dominou e passou a maior parte da prova no terceiro posto, mas Henrique foi mais feliz em sua estratégia, em suas escolhas do momento do "salto". Superou Bruno e terminou a prova no terceiro posto. Jesus foi o quarto colocado. Guilherme Busch (de volta ao XKart), Gabriel Souza e Flavio Augusto completaram o gride de chegada. Uma pena para Augusto, estreante em nosso Clube, teve um problema em seu kart, ainda na primeira volta, o que o fez perder três voltas, tirando-o qualquer chance na corrida.

X2T
De volta ao calendário do XKart, a categoria X2 Truck em 2018 traz para a pista os pilotos que na temporada passada competiram na categoria X2. Para essa temporada está de volta ao Clube Lourenço Neto e os recém-chegados Rodolfo Ramos e Franklin Bremenkamp. Podemos dizer que esse ano iniciou exatamente da forma que terminou ano passado. Ricardo FG vence novamente, mas desta vez não foi assim tão fácil. Lourenço Neto, de volta ao Clube, ao lado de Leonardo Moreira valorizaram sobre maneira esse triunfo. Neto foi o pole position com Moreira em segundo. FG largou na terceira posição. Esses três pilotos protagonizaram a corrida, mas foi de Ricardo a melhor estratégia para utilização dos Jokers (utilização por duas vezes de um "atalho" na pista, que chamarei a partir de agora de salto). Ao final dessas manobras, FG passou a liderar a corrida, com uma pequena folga para Lourenço, que tinha Leonardo Moreira muito próximo. Enquanto FG procura administrar sua posição, Lourenço Neto foi tirando espaço, estava mais rápido a essa altura da corrida, chegou a colar em Ricardo FG, mas já era na penúltima volta e FG não teve dificuldades de se manter em primeiro e vencer a corrida. Final Ricardo FG em primeiro, Lourenço Neto em segundo seguido por Leonardo Moreira. No pelotão intermediário Rafael Pereira 4º colocado praticamente correu sozinho. Felipe Bezerra (5º), Evantuir Felix (6º) e Luis Rocha (7º) trocaram várias vezes de posições. Rodolfo Ramos e Franklin Bremenkamp completaram as posições de chegadas subsequentes.

X2
Composta pelos pilotos da X2 Light, pelos "levinhos" da X2 Truck e de ex integrantes da X1 (nessa conta temos o regresso do Rillan Rodrigues) da temporada passada, o resultado tem um efeito muito positivo no quesito competitividade. Essa nossa primeira etapa, para a X2 é um exemplo inconteste. Cinco pilotos disputaram a liderança da corrida, mas podemos dividir e dizer que Rillan Rodrigues e Rafael Tinoco protagonizaram a liderança, já os pilotos Du Chuairi, Marcos Gonçalves e Rafael Medeiros, apesar de terem tido oportunidade de liderar igualmente a prova, marcaram mais intensamente pela disputa do terceiro lugar. Por outro lado, Gustavo Caetano, com problemas em seu kart, abandonou a prova na 10ª volta. Já Miguel Direnna e Marcos Lacerda não fizeram um bom par com seus equipamentos e ficaram nas últimas posições. Rillan Rodrigues de forma brilhante venceu a disputa contra Rafael Tinoco, um triunfo deveras valorizado por Tinoco, que terminou a prova em segundo lugar. O terceiro lugar ocupado no pódio, foi de Marcos Gonçalves, que venceu seus oponentes de disputa, Du Chuairi e mais diretamente contra Rafael Medeiros. Gonçalves escolheu bem os momentos de fazer seus saltos. Sua estratégia surtiu melhor resultado, seu segundo saldo na última volta levo-o a cruzar a linha de chegada em terceiro lugar, Medeiros em quito e Chuairi na sexta posição.

X1
Comentar uma corrida dessa categoria, é a certeza de cometer um esquecimento por não valorizar as brilhantes corridas de todos os seus componentes. Aqui todos têm condições de vencer, e sem demagogia, a corrida se define nos detalhes. Nessa temporada a X1 reintegra em seu quadro, pilotos renomados donos de muita técnica e de muita velocidade, Fábio Cícero, Felipe Piatigorsky e Igor Mauro (por ordem alfabética) estão de volta. Esses ao lado dos nossos pilotos vem engrandecer e por conseguinte formar um grupo fortíssimo, digno de uma X1. Nesse primeiro round, o grande vencedor foi Alexandre Couto, pole position, dono da melhor volta da corrida e de toda etapa, só não venceu de ponta a ponta exclusivamente pelas movimentações de posições, que os "saltos" proporcionaram na prova. Outro destaque positivo, dando mostra que o tempo não foi suficiente para roubar-lhe o seu inato talento, Igor Mauro, sim ele mesmo, cruzou a linha de chegada na segunda colocação. Felipe Piatigorsky, que terminou a prova em terceiro lugar, fez brava corrida, encontrou a melhor forma de conduzir seu kart, que insistia em não responder bem nas curvas, para leva-lo da quinta posição de largada ao terceiro lugar na corrida. Pedro Ricardo (quarto lugar) e Rafael Ricardo (sétimo), nomes muito fortes para esse tipo de corrida, não foram tão bem, certamente limitados pelas possibilidades de seus equipamentos. Outra briga de destaque foi entre Sidnei Castilhos e Marcos Vinicius, disputaram palmo a palmo toda corrida. Melhor para Castilhos que terminou em quinto com Vinicius em sexto.

Uma moção de parabéns a equipe Toyota composta por: Felipe Piatigorsky-X1, Ricardo FG -X2T, Sylvio Couto-X2 e Carlos Henrique-X3, que venceram a 1ª Etapa por equipes.

Nosso próximo encontro será no Kartódromo Internacional de Guapimirim no dia 6 de maio. Até lá amigos.


 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003