CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     NOTÍCIAS

MAIS UMA VEZ XKART
18/05/2019
Ricardo FG
  Com o sentimento de dever cumprido e com as boas lembranças da confraternização que marcou a celebração dos 15 anos de existência do XKart, ao final da temporada passada, damos início ao 16º Campeonato em 2019. Com a justa pretensão de que continuemos o sucesso alcançado ao longo desses 15 anos, escolhemos o Kartódromo Internacional de Guapimirim, de forma que iniciássemos esse ano exatamente da maneira em que o deixamos em dezembro de 2018. Em verdade vos digo que materializado em seu asfalto e em suas zebras, estão os sentimentos de uma paixão verdadeira ao kartismo. Mais uma vez, esse memorável palco, abre suas portas para nos receber como se fossemos filhos de seu sangue. Esse feito ocorreu no dia 28 de abril, um belo domingo cujo verão ainda se recusava a nos abandonar. Sim muito sol, muito calor e muita disputa em nossas três categorias.
  A primeira categoria a ir para pista foi a X2 Light. Nelson Fernandes piloto experiente, retorna ao Clube e mostra que apesar do tempo de inatividade ele ainda sabe muito. Com o tempo de 51,243s colocou seu kart na primeira posição de largada. Marcos Lacerda e Carlos Henrique (em uma briga doméstica entre filho e pai respectivamente) ocuparam os postos seguintes. Tudo parecia que a corrida iria ser dividida entre Fernandes e Lacerda, mas na pista não foi bem isso o que vimos. Marcos teve dificuldade de superar Fernandes já na primeira volta. No quinto giro, Lacerda perde o controle de seu kart e roda na curva 1 da reta oposta. Isso ocasionou uma nova dimensão à corrida. Nesse momento Gabriel Souza assume a liderança da prova, Nelson Fernandes em segundo e Bernardo Tinoco em terceiro. Carlos Henrique e Eugênio foram os mais prejudicados e ficaram igualmente para trás. Marcos Lacerda, agora em quarto lugar, inicia sua primeira corrida de recuperação, isso porque um novo revés na 11ª volta, afastaria Lacerda mais uma vez dos líderes, obrigando-o a "remar" tudo novamente, foi de Lacerda a melhor volta da corrida, com o tempo de 50,959s. Bernardo Tinoco supera Nelson Fernandes e parte para cima de Gabriel Souza, batalha que se estendeu até a 21ª volta, quando foi vencido por Marcos Lacerda, que não se abateu com seus percalços, mantendo-se focado em sua excelente corrida de recuperação. Entretanto, todos estavam muito próximos e na última volta, exatamente na última curva, a do parque fechado, Gabriel erra a tomada e espalha, Lacerda aproveita a oportunidade e o "bonde" vem junto. Gabriel perde várias posições, Fernandes assume a segunda colocação e Carlos Henrique oportunamente o terceiro posto. Bernardo e Gabriel que protagonizaram a corrida durante várias voltas, terminam a prova no 4º e 5º lugares, certamente não representam o que protagonizaram na pista. O estreante piloto, Eugênio Mronzinski, teve grande dificuldade em se instalar no seu equipamento e não teve uma grande performance. Final, Marcos Lacerda vence a corrida com Nelson Fernandes em segundo e Carlos Henrique no terceiro posto.
  Agora é a vez da X2 Truck que conta esse ano com um grande reforço em seu quadro de pilotos. Sim é ele mesmo, ninguém menos que Marcos Gonçalves, com passagens na X1 e X2 vem para dar muito trabalho os "dinossauros" dessa categoria. Pelo que vimos nessa etapa isso será a mais pura realidade, como veremos a seguir. Com uma excelente volta é de Rafael Pereira a pole position. Pereira, vem do ano 2018 sabático, mas está de volta as pistas. Marcos Gonçalves diz a que veio, coloca seu kart na segunda posição e Ricardo FG atual campeão da categoria fica com o terceiro lugar. A corrida foi dividida em três, Rafael Pereira e Marcos Gonçalves promoveram uma excelente disputa pelo primeiro lugar, trocaram de posições algumas vezes, não foram ameaçados em momento algum pelos demais corredores (Gonçalves fez a melhor volta da prova com o tempo de 51,180s). O vencedor dessa batalha e da corrida foi Marcos Gonçalves que retomou a liderança precisamente na última volta. Ricardo FG e Luis Rocha protagonizaram, talvez, a maior disputa já presenciada no XKart, foram nada menos que 10 (dez) trocas de posições ao longo da corrida preconizada no sistema de cronometragem, fora as trocas que ocorrem durante a volta antes de passar na linha de chegada, não contabilizada pelo sistema. Isso nos dá uma média de aproximadamente uma ultrapassagem a cada duas voltas. Isso tudo na mais bela lisura. Parabéns aos protagonistas dessa bela disputa. De imprevisível desfecho, quem se saiu melhor e terminou a prova em terceiro lugar foi Ricardo FG, que recuperou a posição na última volta, no "Dedo de Deus" como é conhecida a curva 2 do circuito. A "terceira corrida" aconteceu com os demais competidores. André Argento e Leo Moreira (estreando um belíssimo macacão, uma réplica do macacão do Senna em sua curta temporada na Willians), Felipe Bezerra e Evantuir Felix, tiveram igualmente boas disputas. Melhor nesse grupo foi André Argento. Final Marcos Gonçalves em primeiro lugar, Rafael Pereira em segundo e Ricardo FG em terceiro.
  Para encerrar nossa etapa, foi a vez dos intrépidos pilotos da X1 estrearem na temporada de 2019. A X1 desse ano está um tanto modificada em relação a de 2018. São 12 (doze) competidores, sendo que 6 (seis) deles são remanescentes da X1 da temporada passada e os outros 6 (seis) promovidos da X2. Nessa nova composição, o destaque dessa corrida do grupo dos ascendidos foram Du Chuairi e Carlos Braga que deram e certamente continuarão dando muito o que falar. Qualificação Du Chuairi é o mais rápido, uma agradável surpresa, seguido por Marcos Vinicius e Rafael Ricardo. Logo após a largada, no "Dedo de DEUS" a disputa por um espaço, alterou as primeiras posições, com isso deu mais dinâmica na corrida, Rafael Ricardo fez uma péssima escolha por onde passar e perdeu várias posições, Du saiu ileso e Carlos Braga ultrapassou Marcos Vinicius, Rafael Azevedo deu um salto e ganhou duas posições. Na segunda metade, os competidores se mantiveram em suas posições de largada. Esse episódio aqui reportado, proporcionou duas coisas: uma rápida ascensão de volta ao segundo lugar e a briga pela liderança entre Marcos Vinicius e Du Chuairi e a corrida de recuperação de Rafael Ricardo, que perdera três posições nessa primeira volta. No grupo de trás Guilherme Mello se destacava, mas três percalços lhe tiraram qualquer possibilidade de um bom resultado. Rafael Ricardo mostra sua força ao recuperar as três posições perdidas, primeiro para Marcos Valentim depois para Rafael Azevedo e por fim Carlos Braga. Esse último o seguiu de muito perto ameaçando o terceiro posto por muitas vezes. Na frente, Du resistiu por 5 (cinco) voltas na liderança, mas Vinicius estava muito bem superou Du e levou seu kart à vitória, fez a melhor volta da corrida e da etapa (49,808s), sem dúvida uma corrida segura e consistente. Apesar de próximo, Du não teve como recuperar sua posição. Final o grande vencedor foi Marcos Vinicius, seguido por Du Chuairi e Rafael Ricardo.
  A equipe Panasonic Jaguar - PSJ composta pelos pilotos: Rafael Azevedo e Guilherme Mello X1, Marcos Gonçalves X2T e Carlos Henrique X2L foi a vencedora da 1ª Etapa com 24 (vinte quatros) pontos. Em segundo lugar ficou a Dragon Racing - DGR de Rafael Ricardo X1, Luis Rocha X2T e Nelson Fernandes X2L e em terceiro foi a NIO Formula E - NIO, composta por Du Chuairi e Carlos Braga X1, Ricardo FG X2T e Eugenio Mrozinski X2L. Tanto a DGR e a NIO terminaram com 22 (vinte dois) pontos e o desempate ficou por conta do terceiro melhor resultado de seus componentes.
  A 2ª e próxima etapa será realizada em terras paulistas, na cidade de Guaratinguetá. Novas disputas nos aguardam, até lá amigos.

 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
XKart - Campeonato de Kart Indoor - Fundado em 2003