CAMPEONATO DE KART INDOOR - RIO DE JANEIRO
 
 
     REGULAMENTO


18ª Campeonato XKart de Kart Indoor (2018)

O grupo XKart de Kart Amador foi formado em 2003 com o objetivo de organizar campeonatos e disseminar informações sobre kart amador na cidade do Rio de Janeiro. Segue abaixo o regulamento do XVIII Campeonato XKart de kart Indoor a ser realizado entre os meses de abril e dezembro de 2018.

O Campeonato

a) O campeonato será disputado em 12 (doze) etapas divididas em duas Copas (as 6 primeiras etapas valerão para a 1ª Copa, e as 6 restantes para a 2ª Copa), conforme datas, horários e locais publicados no site www.xkart.com.br. Nenhuma etapa será anulada, adiada ou antecipada, a menos que seja de comum acordo entre todos os membros da Organização. O local da etapa só será alterado caso haja problemas com o kartódromo escolhido inicialmente e, neste caso, os pilotos serão avisados antecipadamente;

b) De posse do plantel de pilotos de 2017, faremos costumeira designação desses pilotos para quatro categorias (X1, X2, X2 Truck, e X3) de no máximo 12 pilotos cada.

c) Cada corrida valerá aos seus pilotos a seguinte pontuação:

01º COLOCADO: 14 PONTOS
02º COLOCADO: 12 PONTOS
03º COLOCADO: 10 PONTOS
04º COLOCADO: 09 PONTOS
05º COLOCADO: 08 PONTOS
06º COLOCADO: 07 PONTOS
07º COLOCADO: 06 PONTOS
08º COLOCADO: 05 PONTOS
09º COLOCADO: 04 PONTOS
10º COLOCADO: 03 PONTOS
11º COLOCADO: 02 PONTOS
12º COLOCADO: 01 PONTO

d) Em caso de empate na classificação final, serão considerados os seguintes critérios de desempate:

1. Maior número de vitórias;
2. Maior número de segundos-lugares;
3. Maior número de terceiros-lugares;
4. Melhor colocação na última etapa;

e) O piloto que não participar ou for desclassificado de alguma corrida (bandeira preta), não fará jus a pontuação;

f) A classificação dos pilotos para a 1ª Copa será definida pelo somatório de todos os pontos obtidos da 1ª a 6ª Etapas, observando um descarte de pior resultado dentre essas etapas, subtraído dos pontos perdidos por punições de qualquer natureza;

g) A classificação dos pilotos para a 2ª Copa será definida pelo somatório de todos os pontos obtidos da 7ª a 12ª Etapas, observando um descarte de pior resultado dentre essas etapas, subtraído dos pontos perdidos por punições de qualquer natureza;

h) A classificação dos pilotos para o Campeonato Anual será definida pelo somatório de todos os pontos obtidos da 1ª a 12ª Etapas, ratificando os descartes aplicados na 1ª e 2ª Copas subtraído dos pontos perdidos por punições de qualquer natureza e adicionado dos pontos bônus;

Regras Gerais

a) No início do campeonato será divulgado o calendário de todas as etapas. Caso alguma prova não consiga ser marcada conforme planejado por problema de falta de agenda no kartódromo, poderá haver troca de dia, horário e local. Neste caso a organização tem o dever de avisar a todos os participantes com, no mínimo, 3 (três) dias de antecedência. Os avisos poderão ser enviados por e-mail e/ou site. Cabe ao piloto informar a organização qualquer alteração do seu endereço eletrônico (e-mail);

b) As provas começarão impreterivelmente no horário agendado, salvo atraso do próprio kartódromo. Portanto, a fim de evitar a perda dos pontos da etapa, os pilotos deverão chegar com antecedência mínima de 1 (uma) hora em relação ao horário marcado para o início da sua bateria;

c) Toda a manutenção, conservação e regulagem dos karts é de inteira responsabilidade do kartódromo onde se realizará a prova. Nenhum piloto pode auxiliar na preparação mecânica dos karts no dia da etapa. Os pilotos poderão no máximo realizar verificações com objetivo de detectar previamente possíveis problemas;

d) Cabe a comissão organizadora decidir por alterações ou inclusões de itens no regulamento do campeonato, principalmente referentes a casos não previstos em regulamento. Caso a Organização julgue necessária, poderá submeter uma votação aos pilotos para auxiliar nas decisões;

e) É importante ressaltar que será feita à reserva das pistas agendadas, ou seja, existe um compromisso com os kartódromos e com os outros pilotos que irão para a corrida também. A presença dos pilotos, durante todo o campeonato, é essencial. Caso o piloto necessite faltar, a organização deve ser comunicada, para efeito de reserva e organização do sorteio dos karts. Além disso, existe a possibilidade de termos que saldar o pagamento da vaga do piloto ausente, ou permitir que o kartódromo complete a bateria com pilotos não pertencentes ao campeonato;

f) É importante lembrar que essa atividade é uma forma de lazer, que envolve um grupo de pessoas, que devem se respeitar ("fair-play");

g) Cada piloto, ao se inscrever no XKart, deverá informar alguns dados pessoais: nome completo, nome de piloto, data de nascimento, peso sem roupa, endereço completo, número de identidade, data de expedição identidade, órgão emissor da identidade, telefone (s) para contato, endereço de correspondência eletrônica (e-mail). Ao se inscrever o piloto autoriza a Organização do XKart a utilização desses dados e igualmente autoriza a divulgação das imagens (fotos e vídeos) de suas participações nas etapas do campeonato e/ou eventos oficiais do XKart, em nosso portal na web (site), ou em qualquer mídia que a Organização julgar conveniente;

h) O piloto que atingir a quantidade limite de faltas (3 faltas por Copa ou 5 por ano), perderá o título de Piloto Oficial, podendo a Organização colocar outro piloto em sua vaga. Nesse caso, o piloto substituído não deixará de ser piloto do XKart, mas perderá a prioridade. Só participará das etapas seguintes se houver vaga para isso;

i) A fiscalização de cada etapa será realizada por direção de prova contratada ou pela direção do próprio kartódromo;

k) Todas as decisões e punições aplicadas pela direção de prova serão acatadas pela organização do XKart. Portanto, todas as reclamações que envolverem punições, trocas de posições, e equívocos, devem ser levadas ao diretor de prova para que este possa fazer a mudança da súmula oficial antes de entregá-la a organização do grupo;

j) A ordem padrão de entrada na pista das Categorias durante todo o ano é: X3, X2 Truck, X2, e X1. Esta ordem poderá ser modificada a critério da organização;

m) É proibida a utilização de rádios ou qualquer equipamento eletrônico para comunicação entre pilotos que estejam em pista, com pessoas do lado de fora. Caso algum piloto não cumpra esta regra, será punido com a desclassificação na etapa. A regra não se aplica a treinos, mesmo que oficiais do XKart;

Lastro

a) No início do Campeonato será estipulado peso mínimo para cada categoria. Todos os pilotos que estiverem abaixo do peso estipulado, terão que utilizar lastro até atingir tal patamar de peso;

b) Cada piloto que não atingir o peso mínimo determinado para a categoria, terá que utilizar lastro até alcançar o mesmo. A compra, transporte e cuidados com os lastros são de inteira responsabilidade dos pilotos;

Os pesos mínimos são os abaixo:

X1 = 85Kg
X2 = 80Kg
X2 Truck = 105Kg
X3 = 80Kg

c) Para atingir o peso mínimo, o piloto deve levar em conta além do lastro, o peso do equipamento que está utilizando. Em outras palavras, o piloto deverá subir na balança com todo material que utilizará na corrida;

d) Caso o piloto tente enganar a fiscalização e/ou companheiros de categoria, e apresente um peso inferior na pesagem da saída de pista, as seguintes punições serão aplicadas:

- Ausência de até 1Kg - Perda de 3 posições;
- Ausência igual ou superior a 1Kg: Desclassificação;
- Sair da corrida (abandonando ou não) sem fazer a pesagem: Desclassificação (neste caso, a desclassificação NÃO é contabilizada na Carteira de Pontos);

e) Ao perceber a ausência do lastro obrigatório (por perda da pista ou esquecimento), o piloto será obrigado a parar nos boxes em no máximo 2 voltas para colocação do mesmo. Caso não obedeça a esse limite ou abandone o lastro de forma intencional, será obrigado a permanecer nos boxes (para recolocação do lastro) até que o último piloto faça a passagem (assumindo assim a última posição). Caso o piloto perca parte ou totalmente seu lastro nas últimas 5 voltas, será punido conforme o item "d", não cabendo mais a parada nos boxes para recolocação dos mesmos;

f) Caso não seja possível combinar os lastros existentes para se obter exatamente o peso determinado para um piloto, deverá ser utilizada a combinação de lastro que mais se aproxima do peso determinado de forma que o lastro utilizado nunca seja inferior ao estipulado para o piloto.

Exemplo:
Piloto 1 deverá utilizar 5,0Kg de lastro, mas só existam disponíveis lastros de 3,0Kg. Este piloto correrá com dois lastros de 3,0Kg totalizando um lastro de 6,0Kg;

g) Só será permitida a colocação do lastro em locais pré-definidos do kart, ou no corpo do próprio piloto. Sendo permitida também a utilização no acento do piloto se considerado seguro por fiscais do próprio kartódromo. Não será permitida colocação de lastro na frente ou em apenas um dos lados do kart. O lastro não poderá ser colocado para favorecer as condições de dirigibilidade do kart e, por conseguinte, favorecer o piloto;

h) Caso seja necessária à troca de kart durante a corrida ou durante o Treino de Classificação (Qualify), o piloto é responsável pela colocação de lastro (caso esteja sendo utilizado) no novo kart. Caso o piloto saia do Box sem a utilização deste, será obrigado a voltar para o Box na mesma volta para colocação do lastro. No caso de não cumprimento desta regra, o piloto será punido conforme o item "d". Esta se aplica tanto na corrida quanto no Treino de Classificação (Qualify). Em ambos os casos a melhor volta feita nessas condições não será aproveitada.

Grid de Largada e Corrida

a) A ordem do grid de largada será definida conforme a tomada de tempo realizada antes da prova. Salvo em etapas onde a Organização de forma pré-anunciada, adote outra forma de formação de Grid;

b) Os karts utilizados em cada prova serão definidos através de Sorteio Simples (sorteados de acordo com a sua numeração) ou duplo numérico (um sorteio para definição do kart que será usado no Treino de Classificação (Qualify) e outro para o da corrida). Cabe a organização definir o tipo de sorteio;

c) A escolha dos karts que serão utilizados pelos pilotos em todas as baterias do dia, será feito pela Organização ou pelo kartódromo com supervisão da Organização. Essas escolhas poderão ser realizadas na sua totalidade ou à medida que se aproximar o início da prova.

d) O sorteio dos karts que serão utilizados pelos pilotos será feito da seguinte forma:

1ª) Seleção dos melhores equipamentos de acordo com a avaliação de pilotos e equipe técnica do kartódromo, levando em conta o número de pilotos confirmados. A sobra automaticamente montará a lista de karts reservas. Desta forma, teoricamente, teremos para sorteio a lista dos melhores equipamentos.

2º) Sorteio dos karts e definição dos karts reserva em ordem determinada.

3º) Os pilotos não satisfeitos com karts sorteados, poderão devolver seus números e participar de um 2º sorteio, que incluirá apenas os números de karts devolvidos, (karts rejeitados), e os karts reservas.

Não haverá 3º sorteio.

Após o término do sorteio, o piloto só poderá realizar a troca de equipamento nas seguintes condições:

1) Quebra do equipamento sorteado: O mecânico deve atestar que o equipamento está danificado e oferece risco aos participantes da corrida. Nesse caso a troca deve ser feita independente do momento da corrida;

2) Ter completado uma volta: Só será permitida a troca de karts dentro da classificação ou da corrida, sendo que para a troca durante a classificação só poderá ser feita depois de se completar 1 (uma) volta inteira (a partir do ponto de saída). Ou seja o piloto interessado em trocar imediatamente o kart, dever sair do boxe e retornar a ele. O primeiro piloto a chegar nos boxes pegará o primeiro kart da lista de reservas e assim sucessivamente.

e) Caso durante a realização de uma bateria algum kart sorteado tenha sido avariado e não estiver em condições de corrida no momento de início do Qualify (treino de Classificação) da bateria seguinte, o piloto deve utilizar o primeiro kart reserva disponível. Em hipótese algum a bateria (treino de classificação ou Corrida) pode ter seu início atrasado por conta de reparos de última hora, salvo que o kartódromo não tenha mais equipamentos disponíveis. No caso de reparo, o kart volta a ser utilizado na bateria posteriores a manutenção, assumindo o posto de 1º kart reserva quando já não esteja entre os karts que deveriam ser utilizados.

f) Caso a Organização julgue necessário, a regra para formação do grid de largada poderá sofrer alteração para promover melhor competição;

g) No caso de ser detectada algum problema técnico (que envolva quebra ou risco de acidente) durante a formação do gride de largada, a direção de prova deve ser imediatamente informada a fim de tomar as devidas providências, sendo facultada nesse caso a correção do problema pelos mecânicos do kartódromo ou até mesmo a troca de equipamento. Nesse caso o piloto não perderá a sua posição no gride de largada. Entretanto, se a pedido do piloto, este poderá realizar a troca de equipamento nessa janela, mas nesse caso perderá suas posições no gride de largada. No caso de mais de um piloto proceder dessa forma a posição no final do gride deverá ser sequencial a medida que ocorra cada solicitação;

h) Sempre que permitido pelo kartódromo, a largada será lançada (em movimento), ou seja, não haverá grid de largada parada. Os pilotos deverão formar uma fila indiana respeitando o resultado do Treino de Classificação (Qualify) ou do grid pré-estabelecido. O líder, então, ditará o ritmo da primeira volta (ou uma parte da volta), porém não deverá permitir distanciamento entre os pilotos (sob risco de punição). Nesse tipo de largada, essa se dará de forma individual para cada piloto, ou seja, a corrida inicia para cada piloto na linha de largada e/ou ao receber a bandeirada do diretor de prova. Caso o kartódromo não permita tal modalidade de largada, a largada será feita de forma tradicional conforme orientação do kartódromo;

i) Em largadas lançadas, todos os pilotos deverão andar em fila até receber a bandeirada (passar pelo diretor de prova e não somente avistá-lo). Somente após este ponto, serão permitidas as ultrapassagens. Excepcionalmente, caso o diretor de prova e/ou a organização julgue prudente alterar o ponto de permissão de ultrapassagem numa pista especificamente, os pilotos serão devidamente informados durante o briefing;

j) Fica a cargo do diretor de prova o cancelamento da largada ou a punição de algum piloto que por ventura não respeitar o regulamento da largada;

l) Os karts reservas (para troca) serão colocados no boxe e deverão ser usados na sequência em que foram sorteados, sendo proibida a escolha do kart objeto de troca;

m) Será facultado ao kartódromo a possibilidade ou não de troca de kart devido à quebra por colisões ocorrida em prova. Caberá a direção de prova deliberar a esse respeito;

n) O diretor de prova do kartódromo é responsável por toda condução da etapa;

o) Em virtude de aplicações de penalidades apeláveis, o piloto que se sentir prejudicado poderá fazer a reclamação junto a direção de prova com a anuência ou não da Organização do Xkart. Em hipótese alguma um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer outro piloto, estando sujeito a advertências, ou a perda de pontos, e até mesmo a expulsão do grupo. Lembramos que os Fiscais não fazem parte do XKart e estão no local trabalhando para proporcionar uma diversão o mais honesta e sadia possível entre os participantes;

p) O desenho da pista a ser utilizada na etapa pode sofre alteração em relação à utilizada em dias de treinos. Entende-se por mudança: alteração de mais de mais de um ponto da pista, ou alteração de sentido.

q) A Organização poderá utilizar em determinadas pistas sistema de "Joker". Este consite em definir um ponto da pista como atalho, ou como caminho mais longo. Quando o Joker for um atalho, o piloto, a partir de determinada volta da corrida, poderá (não é obrigatório) passar por esse um determinado número de vezes (definido previamente). Quando o Joker for um caminho mais longo, o piloto será obrigado a passar por este um determnado número de vezes. Em ambos os casos, ficará a critério do piloto o momento de utilização. Caso o piloto utilize mais de uma vez o Atalho, será punido com Stop And Go, e somando os devidos pontos na carteira.

Resultados

a) Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema do kartódromo. Fica assim estipulado que caso tenha havido algum erro na cronometragem, a organização deverá ponderar a fim de chegar a um denominador comum. Os resultados divulgados pelo computador "não são soberanos". Os mesmos poderão ser contestados e retificados de acordo com informações obtidas pelos pilotos, membros do comitê, direção de prova e/ou qualquer outro material que auxilie na avaliação da organização;

b) Os resultados de cada etapa, serão publicados em nossa página na web (internet), na seção de resultados;

c) Caso a etapa possua corredores que não façam parte do campeonato, o resultado desses não serão considerados (sendo o piloto convidado ou não do campeonato), assim, toda a classificação será organizada só envolvendo os pilotos do campeonato;

Veja o exemplo:

Resultado extra-oficial da corrida

1º LUGAR Piloto A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto não participante do campeonato
3º LUGAR Piloto B participante do campeonato
4º LUGAR Piloto C participante do campeonato
Resultado oficial da corrida

1º LUGAR Piloto A participante do campeonato
2º LUGAR Piloto B participante do campeonato
3º LUGAR Piloto C participante do campeonato

O mesmo critério será adotado para a determinação de volta mais rápida.

Pagamento de baterias

a) Nas etapas realizadas em kartódromos que exijam pagamento antecipado das baterias, a Organização fará o trabalho de arrecadação dos valores até uma data estipulada pela mesma. Caso o piloto não efetue o pagamento dentro do período combinado e queira participar da etapa, terá que pagar uma multa para a Organização.

b) Essa regra (multa) vale para baterias de treino e corrida;

c) Essa regra (multa) não se aplica aos pilotos que já tenham pagado antecipado uma bateria. Ou seja, se o piloto pagou antecipadamente somente sua corrida por não desejar treinar e mudar de ideia, na hora do treino, poderá treinar (havendo vaga) pagando normalmente o valor cobrado pelo kartódromo;

d) O pagamento da multa deverá ser feito em espécie, para qualquer um dos organizadores, somente após esse pagamento é que a Organização liberará o treino e/ou corrida do piloto, junto ao kartódromo;

e) A multa de 30% será calculada sobre o valor que for cobrado pela bateria antecipada;

f) Outros casos não previstos serão tratados pelos Organizadores e Comissão Disciplinar.

Equipes

a) O Campeonato de Equipes será disputado por até 12 (doze) equipes. Cada equipe inicialmente será composta por até 4 (quatro) pilotos cada, um de cada categoria.

b) As equipes serão montadas por sorteio por membros da Organização.

c) Em cada etapa serão aproveitados apenas os 3 (três) melhores resultados de cada equipe, desta forma, caso uma equipes possua menos de 4 pilotos, todos os resultados serão aproveitados.

d) A vaga na equipe do piloto que abandonar a competição será preenchida pelo piloto que o substituir em sua categoria. Os pontos do piloto que abandonar, não serão perdidos. Caso mais de uma pessoa da mesma categoria abandonar o campeonato, os seguintes critérios para se definir quem irá para cada equipe estarão sendo utilizados:

1. Por ordem de inscrição, isto é, aquele que se inscreveu primeiro, ocupa a vaga do que abandonou primeiro;

2. Sorteio, no caso de abandono simultâneo.

e) Em caso de empate nos pontos por duas ou mais equipes ao final do campeonato o critério de desempate fica sendo o seguinte:

1. A equipe que tiver o maior número de vitórias;
2. A equipe que tiver o maior número de 2º lugares;
3. A equipe que tiver o maior número de 3º lugares;
4. A equipe que tiver o maior número de 4 lugares;
5. A equipe que tiver o maior número de 5 lugares;
6. A equipe com maior número de voltas rápidas;
7. Sorteio.

f) Na etapa em que, por ventura, houver problemas na cronometragem, o critério 6 do item f não será levado em conta;

g) Qualquer situação necessária, ou não prevista neste regulamento deverá ser resolvida pelos membros da organização;

 

Comissão Disciplinar

a) Objetivo

Avaliar os desvios de condutas (disciplinar) dos pilotos do XKart, dentro e fora das pistas em eventos que tenham ligação direta com o Xkart (etapas, treinos ou competições representando diretamente o Xkart) e até mesmo em eventos de kart não diretamente ligados ao Xkart, mas cuja participação do piloto afete negativamente a imagem do Xkart.

b) A Comissão Disciplinar será composta de até 5 (cinco) membros, convidados pela Organização do XKart. Será composta por:

- Alexandre Couto;
- Marcos Gonçalves;
- Leonardo Moreira;
- Pedro Ricardo;
- Rafael Azevedo;

c) NÃO é Função da Comissão: Avaliar, questionar e/ou interferir nas decisões tomadas pela direção de prova.

d) É Função da Comissão:

I - Estabelecer as punições a serem aplicadas aos pilotos que tiverem condutas antidesportivas;

II - Publicar suas decisões de forma clara sem margens a dúvidas, em até 15 dias após ocorrida a indisciplina, prorrogáveis até 3 dias antes da data da etapa subsequente, ou em caso de última etapa prorrogável por mais 7 dias;

III - Ouvir, caso assim deseje, a(s) parte(s) envolvida(s) para esclarecimentos;

IV - Apresentar um relatório ao final de cada campeonato, caso seja solicitado pela Organização, indicando ou contraindicando os pilotos à renovação de inscrição no próximo campeonato.

e) Funcionamento da Comissão

Quando acionada pela Organização do Xkart, a comissão se reunirá para deliberar sobre a suposta conduta antidesportiva. Caso um membro da comissão ou seu parente esteja envolvido na ocorrência, este membro não poderá participar da deliberação.

A comissão poderá se achar necessário, ouvir a(s) parte(s) envolvida(s), testemunha(s) e assistir a vídeos caso existam.

f) Definição Importante

Define-se "participante" como qualquer:

- Piloto do Xkart;

- Piloto que não pertença ao Xkart mas que esteja participando de alguma bateria juntamente com pilotos do Xkart;

- Pessoa que esteja assistindo a uma bateria (parente, amigo, desconhecido,...);

- Funcionário dos kartódromos e/ou prestador de serviços envolvidos na viabilização de uma bateria e/ou competição (diretor de prova, fiscal de pista, mecânico, assistente administrativo, ...).

g) Exemplos de Condutas Antidesportivas

- Comentários sem fundamentos e comprovação que venham denegrir, ofender, desvalorizar, difamar, caluniar, qualquer participante;

- Se recusar a atender às determinações e sinalizações da direção de prova;

- Ameaçar, agredir física, verbal ou gestualmente qualquer participante;

- Danificar ou colocar em risco propositalmente os equipamentos ou instalações dos kartódromos;

- Colocar em risco a integridade de qualquer participante;

- Outras condutas que possam vir a afetar ou depor contra as boas maneiras e segurança de qualquer participante;

- Dirigir-se a qualquer participante de forma exaltada após a saída do kart ou término da bateria a fim de solicitar esclarecimentos, fazer reclamações, entre outros.

- Adentrar e/ou permanecer na pista durante uma bateria da qual não seja piloto ou esteja envolvido com alguma atividade organizacional absolutamente necessária (ex: entregar planilhas à direção de prova no início da bateria,
fotografar, filmar, ...). Assim que a atividade do piloto se cessar na bateria ele deve se retirar da pista, imediatamente.

h) Punições

- Perda de "n" pontos no campeonato;
- Desclassificação da etapa;
- Suspensão de "n" etapas;
- Contraindicação para participação no(s) próximo(s) campeonato(s);
- Expulsão do campeonato atual;
- Perda de "n" posições na etapa;
- Perda de "n" posições no grid na etapa seguinte que o envolvido participar;

i) Disposições Gerais

Todas as considerações em desagrado dos pilotos, seja referente a qualquer situação/assunto e/ou kartódromo, deverá ser feita por escrito e conversadas com os organizadores, após o término da etapa. A Organização, então, se encarregará de passá-las ao kartódromo e/ou Comissão Disciplinar;

Carteira de Pontos

a) A carteira de pontos para cada piloto funcionará como um arquivo de soma para as punições de pista sofridas pelo piloto durante toda a temporada. Quando da totalização dos cinco (05) pontos na carteira, o piloto perde um ponto no Campeonato, tendo a partir daí uma perda de pontos progressivos a cada cinco pontos acumulados.

b) Existirá um somatório para cada campeonato (1ª Copa, 2ª Copa, e Anual);

c) Pontuação:

Advertência de Pista: 1 Ponto
Stop And Go: 3 Pontos
Desclassificação: 5 Pontos

Aos 3 pontos acumulados na carteira, o piloto perde 1 ponto no Campeonato, e a cada 3 pontos, passará a ter perda progressiva. Exemplo:

03 pontos na carteira: perda de 1 ponto;
06 pontos na carteira: perda de 3 pontos (1+2);
09 pontos na carteira: perda de 6 pontos (1+2+3);

d) Caso um piloto receba por exemplo na mesma corrida, Advertências e um Stop and Go, será computada apenas a maior punicão;

e) A Carteira de Pontos ficará disponível no site para consulta durante todo o campeonato;

Conduta

a) Chegar 1 hora antes do início marcado para a sua bateria;

b) Usar a camisa do grupo durante a realização de cada etapa;

c) Os pilotos têm a obrigação de obedecer quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências / punições por parte da organização;

d) No caso de receber bandeira azul a fim de facilitar a passagem dos líderes ou dos pilotos melhores colocados e não estiver em disputa de posição, o lado correto para se dar à passagem é sempre o lado preferencial da curva;

e) Jamais usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores;

f) Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área similar determinado pelo kartódromo) antes do término da corrida que anteceda a sua;

g) Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição. Escolha uma posição de defesa na pista e mantenha-a;

h) Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto para sair de uma situação de perigo;

i) Brigas e discussões serão advertidas e penalizadas de acordo com decisões da organização;

j) Lembrar do compromisso de participar até o final do campeonato, em respeito aos outros competidores e aos organizadores.

k) Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem freio, pois existem situações de corridas em que, para a segurança do próprio piloto, demais companheiros e fiscais, o freio deverá estar funcionando. A falta de freios não será aceita como desculpa para justificar possíveis toques ou manobras ilícitas.

l) O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts) estará passível de sofrer punição da direção de prova. Sua manobra será classificada como "Direção Perigosa" ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares.



Punições

a) Caso o piloto não traje a camisa do grupo em uma etapa ele será advertido verbalmente. Na segunda advertência (na Copa) ele será proibido de participar da etapa. Neste caso será registrada a ausência do piloto na etapa. Lembrando que tal punição está diretamente ligado ao não cumprimento de acordo com os patrocinadores.

b) As punições serão aplicadas aos pilotos que não tiverem atitudes coerentes com as pretendidas pela organização do campeonato. Essas punições ficam a critério da organização e podem ser desde uma advertência verbal, penalização com pontos, suspensão do direito de disputar etapa(s) do campeonato e até o desligamento total da competição;

c) Não serão toleradas quaisquer atitudes violentas e/ou agressivas que possam abalar a união do grupo geral de pilotos. Caso existam problemas do tipo serão ouvidas as partes e analisados os fatos entre a comissão de organização do campeonato. Advertências e punições serão definidas pela comissão organizadora.
Conforme item anterior;

d) Condutas antiesportivas não serão aceitas, passíveis de punição pelo diretor de prova do kartódromo;

e) Serão consideradas condutas antiesportivas batidas intencionais, toques involuntários, que prejudiquem algum piloto, alterações das características dos karts, visando modificação de desempenho. As punições possíveis são:
advertências, "stop-and-go" ou desclassificação.

f) Qualquer problema que envolva algum dos pilotos que façam parte da organização, este não terá direito de participar da decisão da organização;

g) Toda a resolução tomada pelo comitê será soberana não cabendo a nenhum participante contestar tais decisões. Quando um assunto envolver qualquer membro do comitê, este perde o direito de voto;

h) A comissão organizadora é formada por dois pilotos: André Argento e Ricardo Gonçalves. E conta com o apoio de Alexandre Couto.


Arrecadação

a) Ao se inscrever no campeonato e confirmar a sua participação, os pilotos se obrigam a pagar um valor, chamado de TAXA DE INSCRIÇÃO, à organização do campeonato, antes do início do campeonato. Este dinheiro será utilizado para aquisição premiações ao longo do campeonato, manutenção do site e confecção de camisas, entre outros gastos;

b) Os pilotos que abandonarem o campeonato, independente do motivo, não terão o valor da inscrição devolvido;

Premiação

a) Ao término de cada etapa, serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros pilotos de cada categoria/grupo;

b) Ao fim de cada Copa, serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros pilotos de cada Categoria;

c) No final do Campeonato anual, serão premiados com troféus os 3 (três) melhores pilotos de cada Categoria.



Versão 1.0

 

 
 

Desenvolvido por: André Argento
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